A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I"— Transcrição da apresentação:

1 PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

2 Prof. Guilherme Azeredo Martins
(por enquanto...) Celular:

3 EMENTA Concepção histórica e filosófica da Matemática enquanto ciência e atividade humana: função social e política da Matemática. Tendências atuais no ensino da Matemática: psicogênense das idéias matemáticas, etnomatemática, resolução de problemas. Exame dos objetivos, conteúdos e procedimentos didáticos da Matemática para a Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental. O significado e a representação do número na lógica da criança, percepção do espaço e media: estratégias de ensino.

4 Processo de Avaliação Prova = 7,0 Pontos Trabalhos = 3,0 Pontos
A1 = Prova + Trabalhos A2 = Prova + Trabalhos Média = (A1 + A2)/2 Média >= 6,0 =>Aprovado Média < 6,0 => A3 Substitui menor nota A1 (ou A2) + A3>=6,0

5 Constituição das Provas (Alterado)
Cultura geral => M.E. => 2 x 0,5 = 1,0 ponto Formação Geral => Discursiva => 1 x 1,0 = 1,0 Ponto Cont. Esp. => M.E. => 4 x 0,5 = 2,0 Pontos Cont. Esp. => Discursiva => 2 x 1,5 = 3,0 Pontos Total = 7,0 Pontos

6 OBJETIVOS Analisar as posições filosóficas no âmbito da Educação Matemática  Reconhecer os principais métodos de ensino da Matemática decorrentes dos pressupostos teóricos-metodológicos Refletir sobre a importância da Matemática no dia-a-dia para a formação da cidadania e nas diversas dimensões do processo de ensino-aprendizagem, com especial ênfase à aprendizagem matemática na Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental Estruturar o ensino de Matemática estabelecendo uma linha longitudinal que leve em consideração as relações entre os conteúdos da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental

7

8 OBRIGADO!!! ATÉ A PRÓXIMA

9 REFLITAM!!

10 PSICOGÊNESE A maneira como se desenvolvem os processos cognitivos para o ser humano assimilar os conceitos de matemática Exemplo: o conceito de "zero", que é complexo. Tão complexo que os romanos desconheciam a referência matemática ao "nada" (vide que não existe zero em algarismo romano, não existe "ano zero" no nosso calendário, Jesus ressuscitou no 3º dia (na minha matemática, de 6ª até domingo são 2 dias, mas na matemática romana, como não existia o conceito de zero, contamos 3 dias), etc.


Carregar ppt "PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google