A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 17 Elaboração do Projeto Político Pedagógico Prof a. Dr a. Rita Borges.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 17 Elaboração do Projeto Político Pedagógico Prof a. Dr a. Rita Borges."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 17 Elaboração do Projeto Político Pedagógico Prof a. Dr a. Rita Borges

2 O que você sabe sobre a elaboração do PPP O projeto político-pedagógico, por ser uma ferramenta democrática, contribui para a formação do homem mais consciente de seu papel social, que exerce a sua cidadania, e isso, com certeza, contribui para a nossa evolução.

3 Projeto político-pedagógico – elaboração O projeto político pedagógico de uma escola, representa seu plano global, é um instrumento teórico-metodológico que possibilita a intervenção e mudança da realidade. Sua construção, deverá permitir o encontro, a reflexão, a ação sobre esta realidade, valorizando a práxis libertadora.

4

5

6 Porém, a construção desse projeto, na prática, não é fácil, conforme ilustra Vasconcellos (2006): – A educação é projeto, e, mais do que isto, encontro de projetos; encontro muitas vezes difícil, conflitante, angustiante mesmo; todavia altamente provocativo, desafiador, e, porque não dizer, prazeroso, realizador.

7 O PPP é composto, basicamente, de três grandes partes, articuladas entre si, como no sinaliza Vasconcellos (2002, p.170) corroborando Gandin MARCO REFERENCIAL DIAGNÓSTICO PROGRAMAÇÃO O que queremos alcançar? O que nos falta para ser o que desejamos? O que faremos concretamente para suprir tal falta? É a busca de um posicionamento: Político – visão do ideal de sociedade e de homem; Pedagógico: definição sobre a ação educativa e sobre as características que se deve ter da instituição que planeja. É a busca das necessidades, a partir da análise da realidade e/ou do juízo sobre a realidade da instituição (comparação com aquilo que desejamos que seja). É a proposta da ação. O que é necessário e possível para diminuir a distância entre o que vem sendo a instituição e o que deveria ser.

8 Como podemos constatar, no quadro acima, o Projeto Político Pedagógico não é apenas o Marco Referencial, logo o projeto não deve ficar somente em nível filosófico de uma espécie de ideário, e, nem no nível sociológico de constatações de um diagnóstico.

9 ASPECTOS A CONSIDERAR NA ELABORAÇÃO DO PROJETO Para que o Projeto Político Pedagógico seja possível, é necessária a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica. É romper com a separação entre a concepção e a execução, entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática, enfim é resgatar o controle do processo e do produto do trabalho dos educadores.

10 Toda escola que tem um Projeto Político Pedagógico tem maior facilidade em não tornar as críticas como pessoais. Isto porque, as críticas devem fazer parte do cotidiano, para superar as contradições.

11 A elaboração do PPP- Elementos Importantes a) Definição de um marco referencial, que destaque as concepções político-filosóficas da instituição de ensino, com relação à educação, à escola quanto as suas finalidades; b) A elaboração de um diagnóstico da realidade escolar, para análise da realidade escolar;

12 c) O estabelecimento de um plano ou programação de atividades - objetivos, estratégias etc.; d) A divulgação do PPP, torná-lo um documento conhecido por toda a comunidade escolar; e) A aprovação do PPP em instâncias colegiadas ou em fóruns de representação direta, através da promoção de uma assembléia da escola.

13 O Plano de ação - Característica a) Ações concretas: são ações voltadas para um objetivo específico, com uma função bem definida, sustentando-se em recursos próprios; pois, possui suas características, são bem delimitadas. Contemplam ações de curto prazo.

14 b) Orientações para ação: não representam propostas concretas, pois, dizem respeito aos valores, às atitudes; procuram modificar os comportamentos.

15 c) Atividades permanentes: representam as atividades de caráter permanente, que podem estar vinculadas ou não ao setor administrativo. Também podem ser denominadas como rotinas

16 d) Determinações gerais: são as ações que atingem a todos os segmentos da comunidade escolar. São elaboradas a partir do diagnóstico da escola.

17 A construção de um PPP, traz certas implicações que devem ser vistas com atenção. Trabalhar em grupo, embora não seja uma tarefa fácil, possibilita a aprendizagem com as dificuldades, pois estas são condicionadas a uma realidade, que propicia, muitas vezes o surgimento de conflitos.

18 A escola deverá destacar os seguintes elementos ao elaborar o seu PPP: Os fins e objetivos do trabalho pedagógico, buscando a garantia da igualdade de tratamento, do respeito a diversidade, da qualidade do atendimento e da liberdade de expressão; A concepção de criança, jovem e adulto, que deseja formar, seu desenvolvimento e aprendizagem;

19 As características da população e da comunidade na qual está inserida; O regime de funcionamento; A descrição do espaço físico, das instalações e equipamentos; A relação de profissionais, com cargos, funções, habilitação e níveis de formação, especificados;

20 Os parâmetros de organização de grupos e relação professores/ aluno ; A organização do cotidiano de trabalho, com os alunos; A proposta de articulação entre escola, família e comunidade; O processo de avaliação, caracterizando suas práticas, instrumentos e registros;

21 O processo de planejamento geral. Conter anexos como: a Matriz Curricular vigente e Projetos Especiais a serem desenvolvidos.

22 Sugestão de modelo para elabora do PPP 1 – Identificação da Unidade Escolar Aspectos legais de sua criação da unidade escolar. Departamentos que funcionam na escola: Ex:

23 Direção Secretaria Biblioteca Cantina Almoxarifado Sala de Vídeo Coordenação Pedagógica

24 Salas de aula Sala dos professores Sala de Recurso Laboratório de Informática Parque Infantil Brinquedoteca

25 2 - Órgão de Representação Comunitária - Conselho Escolar

26 3 - Recursos Financeiros 4 – Justificativa 5– Descrição da Realidade - Pontos fortes da Escola, pontos fracos da Escola, Problemas que devem ser atacados prioritariamente, Histórico.

27 6 - Aspectos Físicos 7 – Missão da Escola 8 - Objetivo Geral da Escola 9 - Plano de Ação - Metas e Ações 10 - Avaliação do Projeto

28 Para reflexão A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.

29 Vamos ao Vídeo? ?v=quQqZVR8v_g


Carregar ppt "AULA 17 Elaboração do Projeto Político Pedagógico Prof a. Dr a. Rita Borges."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google