A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rita Borges - Metodologia do Trabalho Científico1 COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR zComo Sublinhar yDe modo geral, procede erroneamente quem, sublinha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rita Borges - Metodologia do Trabalho Científico1 COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR zComo Sublinhar yDe modo geral, procede erroneamente quem, sublinha."— Transcrição da apresentação:

1 Rita Borges - Metodologia do Trabalho Científico1 COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR zComo Sublinhar yDe modo geral, procede erroneamente quem, sublinha tudo que julga ser significativo na 1 ª leitura. No primeiro contato com o texto, não se conhece ainda seus detalhes mais importantes e nem se captou a idéia principal. yAntes de sublinhar é preciso, pois, ter um primeiro contato com a unidade de leitura e questioná-la, procurando encontrar respostas as questões formuladas no texto. yDurante essa fase, convém primeiramente assinalar na margem da página qualquer sinal convencional, como !,?,X etc. Esses sinais chamarão atenção para os termos ou conceitos, idéias etc. que deverão ser pesquisados após a leitura inicial. ySomente na segunda leitura, quando o plano de ação já estiver bem definido, é que se pode realmente sublinhar, sempre visando salientar a idéia principal, os pormenores mais significativos, enfim, os elementos básicos da unidade de leitura. Então, você perceberá que raramente terá de sublinhar uma oração inteira.

2 Rita Borges - Metodologia do Trabalho Científico2 COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR zQuase sempre é uma palavra-chave que se apresenta como elemento essência. zRegra fundamental: - sublinhe apenas o que é realmente importante para o estudo que está realizando e somente depois de estar seguro dessa importância. zAja de modo que, ao reler o que foi sublinhado, possa obter claramente o principal do que acabou de ler. zComo Esquematizar yO esquema é a representação gráfica, sintética, do que se leu. yEsse tipo de anotação, geralmente feito em fichas, deve ser montado em um seqüência lógica que ordene claramente as principais partes do conteúdo do texto e que, mediante divisões e subdivisões, represente sua hierarquia. yO esquema destaca o propósito da leitura, facilita a captação do conteúdo. yPossibilita ainda a rápida recordação da leitura no caso de consultas futuras.

3 Rita Borges - Metodologia do Trabalho Científico3 COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR zO esquema pode usar a simples listagem hierarquizada por diferenciação de espaço e/ou subdivisão numérica, assim: zAPRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO z1. Modelos imitados. z2. Os efeitos de animação y2.1- Efeito modelador. y2.2- Efeito desinibidor. y2.3- Efeito eliciador. z3. Fatores que afetam a imitação. z4- Extinção de comportamentos. z5- Aplicação à aprendizagem escolar. zComo essa representação é feita com o objetivo de servir ao propósito do estudo, o levantamento do esquema deve observar as seguintes características gerais para ser realmente útil. zFidelidade ao texto original - Não se pode distorcê-lo segundo a nossa vontade.

4 Rita Borges - Metodologia do Trabalho Científico4 COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR zEstrutura Lógica zDeve obedecer um critério lógico, claro, de subordinação entre os elementos coletados, deve ser cuidadosamente selecionados e subordinados entre si.Só é possível quando já se está de posse da idéia principal e dos complementos significativos do texto. Parte-se, então, para a ordenação desses elementos, realçando o que é principal do que é secundário, complementar. zFuncionalidade para o uso zPara ser funcional o esquema tem de ser expresso de forma que numa simples olhada possa ter uma idéia clara sobre o conteúdo de sua leitura. zFlexibilidade zO esquema não pode ser rígido, estático, qualquer que seja seu tipo. zComo Resumir zEnquanto o esquema apresenta o plano de texto e sua seqüência lógica por ordem de subordinação, o resumo é a condensação do texto.

5 Rita Borges - Metodologia do Trabalho Científico5 COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR zO trabalho de resumir ajuda a captação, a análise, o relacionamento, a fixação e a integração daquilo que estamos estudando. ( RUIZ, 1998, p.44) zNormas práticas de elaboração do resumo: zNão resumir antes de levantar o esquema ou preparar as anotações de leitura - O resumo tem de derivar sempre do estudo realmente efetuado e ser conseqüência da leitura preparada. Implica, fidelidade ao texto. zAo redigir, usar frases breves, diretas e objetivas - Finalidade própria de abreviar. Seja conciso e claro ao transpor o pensamento do autor. Para isso use as idéias mais importantes do texto, tratando de abreviá-las em poucas palavras e encadeá-las em seqüência. zHavendo necessidade, faça transcrições e coloque-as entre aspas, completando a referência com o número da página entre parêntesis, a fim de indicar o local em que se encontra no texto original. zAcrescentar referências bibliográficas e observações de caráter pessoal, sempre que necessário


Carregar ppt "Rita Borges - Metodologia do Trabalho Científico1 COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR zComo Sublinhar yDe modo geral, procede erroneamente quem, sublinha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google