A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Objetivos Analisar as posições filosóficas no âmbito da Educação Matemática; Refletir sobre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Objetivos Analisar as posições filosóficas no âmbito da Educação Matemática; Refletir sobre."— Transcrição da apresentação:

1 O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Objetivos Analisar as posições filosóficas no âmbito da Educação Matemática; Refletir sobre a importância da Matemática no dia-a-dia para a formação da cidadania e nas diversas dimensões do processo de ensino-aprendizagem, com especial ênfase à aprendizagem matemática na Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental

2 O Compromisso Político do Educador de Matemática A Constituição de 1988 postulou, no seu art. 205, que a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania.

3 O livro Educação e Cidadania (1994) destaca que a família e a comunidade são agentes importantes na formação do cidadão, porém, nos últimos anos essa tarefa ficou entregue, quase exclusivamente, às escolas.

4 VISÃO CONSERVADORA Algumas comunidades: escolas de qualidade são as que enchem as cabeças dos alunos com datas, fórmulas e conceitos, Aluno é bom se ele tirar notas boas. supervalorização do conteúdo acadêmico Ensino de qualidade forma pessoas nos padrões requeridos por uma sociedade mais humanitária, com ênfase em valores básicos na formação de cidadãos, tais como, liberdade, competência, responsabilidade e disciplina.

5 Bicudo & Garnica (2002, p. 33) afirmam que a escola há de ser um ambiente propício para a realização de valores isto implica que a educação não é neutra ela transporta valores explícita ou implicitamente, sugere modos de atuar e valoriza comportamentos de certos tipos.

6 DAmbrósio Se afirmamos que é necessário reconhecer que o processo aprendizagem-ensino é, na sua essência, apenas aprendizagem, não é porque desconsideremos o papel do professor e sua função, por vezes, explicativa: a atitude explicativa, na interpretação, é necessária como mediadora, mesmo sendo aparentemente destruidora da compreensão intersubjetiva, dada que é na relativa e momentânea ausência de diálogo.

7 DAmbrósio Educar é um ato político. Se algum professor julga que sua ação é politicamente neutra, não entendeu nada de sua profissão. Tudo o que fazemos, o nosso compromisso, as nossas opiniões e atitudes são registrados e gravados pelos alunos e entrarão naquele caldeirão que fará a sopa de sua consciência. Maior ou menor tempero político é nossa responsabilidade, daí se apresenta a tênue linha entre a educação e a formação cidadã.

8 O professor tecnicista e conteudista deverá ceder lugar ao professor que coloca o enfoque do seu trabalho no significado social e político que tem o conhecimento matemático, tanto para ele, como para os seus alunos. Para exercer a cidadania é necessário saber calcular, medir, raciocinar, argumentar e tratar informações de maneira crítica e contextualizada. Portanto uma educação matemática voltada para a formação do cidadão é de suma importância. o professor deve despertar nos alunos, o hábito de fazer uso de seu raciocínio e de cultivar o gosto pela resolução de problemas.


Carregar ppt "O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Objetivos Analisar as posições filosóficas no âmbito da Educação Matemática; Refletir sobre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google