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Jogos de Empresa Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências.

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Apresentação em tema: "Jogos de Empresa Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências."— Transcrição da apresentação:

1 Jogos de Empresa Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências

2 Gestão por competências: O que é? Por que utilizar? A Gestão por competências consiste em observar, desenvolver e prover pessoas capacitadas para a realização de atividades. A Gestão por competências deve detectar as competências que são importantes para a realização das atividades de uma função/cargo, isto é, as competências que um funcionário deve possuir para exercer bem uma determinada função.

3 O que são competências? Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes expressos por uma pessoa. É um conjunto de capacidade/aptidão técnica e comportamental que um indivíduo possui. Portanto, para gerir as competências das pessoas, é necessário observá-las por meio de comportamentos, avaliá-las dentro de padrões mensuráveis e desenvolvê-las por meio de um processo de treinamento e aprendizagem.

4 Mas qual o propósito de monitorar e gerir competências? A gestão por competências permite que as organizações planejem seu futuro, alinhando os objetivos e estratégias do negócio com as competências essenciais para o seu desenvolvimento e operacionalização. Ela permite que as empresas analisem rapidamente os pontos fortes e fracos de seus funcionários. Assim, é possível priorizar o desenvolvimento de competências mais relevantes para o negócio da organização e necessárias para o alcance dos seus objetivos.

5 Os principais benefícios que a Gestão por Competências promove são: a melhoria do nível de motivação e produtividade dos trabalhadores, adequação dos funcionários às funções/cargos, isto é, a pessoa certa no lugar certo; o desenvolvimento mais rápido das competências dos colaboradores e o aumento da satisfação dos clientes.

6 Para que a Gestão por Competências promova transformações permanentes no ambiente corporativo, ela deve estar baseada num ciclo contínuo de desenvolvimento, isto é, os indivíduos devem estar em constante treinamento nas competências essenciais para o crescimento e avanço da organização.

7 O ciclo básico da Gestão por Competências pode ser resumido em quatro fases: 1. Mapeamento: identifica as competências necessárias para garantir a competitividade da organização e a adequação do perfil dos colaboradores ao perfil exigido pela função/cargo. 2. Avaliação: analisa se o nível de proficiência dos funcionários em relação a cada competência necessária para a boa execução das atividades da função está adequado. 3. Desenvolvimento: promove a aprendizagem e treinamento das competências cujos níveis de proficiência encontram-se abaixo das necessidades técnicas e comportamentais exigidas pela função/cargo. 4. Monitoramento: verifica constantemente os efeitos que o processo de desenvolvimento produziu e inicia novamente o ciclo da Gestão por Competências. Fonte:

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