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RECRUTAMENTO DE PESSOAS. Recrutamento Divulgar no mercado as oportunidades que a organização oferece para as pessoas que possuem determinadas características.

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Apresentação em tema: "RECRUTAMENTO DE PESSOAS. Recrutamento Divulgar no mercado as oportunidades que a organização oferece para as pessoas que possuem determinadas características."— Transcrição da apresentação:

1 RECRUTAMENTO DE PESSOAS

2 Recrutamento Divulgar no mercado as oportunidades que a organização oferece para as pessoas que possuem determinadas características desejadas (Chiavenato) É o conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organização (Schermerhorn)

3 Mercado de Trabalho e Mercado de RH O MT é composto pelas organizações que disponibilizam vagas e postos de trabalho. O MRH é composto pelas pessoas que estão dispostas a ocuparem os postos de trabalho oferecidos. O Recrutamento funciona, pois, como a ponte entre o MT e o MRH.

4 1.Mercado de Trabalho (Chiavenato) Em OfertaEm Procura Investimentos em recrutamento para atrair candidatos Baixos investimentos em recrutamento devido à oferta de candidatos Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos Critérios de seleção mais rígidos e rigorosos para aproveitar a abundância de candidatos Investimentos em treinamento para compensar a inadequação dos candidatos Poucos investimentos em treinamento para aproveitar candidatos já treinados Ofertas salariais estimulantes para atrair candidatos Ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre candidatos Investimentos em benefícios sociais para atrair candidatos e reter funcionários Poucos investimentos em benefícios sociais, pois não há necessidade de mecanismos de fixação do pessoal Ênfase no recrutamento interno, como meio de ficar com os funcionários atuais e dinamizar os planos de carreiras Ênfase no recrutamento externo como meio de melhorar o potencial humano, substituindo funcionários por candidatos de melhor qualificação

5 Fatores Condicionantes do MT Crescimento econômico: tradicionalmente faz o emprego crescer Natureza do trabalho: na industrialização clássica era praticamente estável a composição do emprego; na era da informação existe uma emigração da industria para o setor de serviços, e agora para o crescente terceiro setor

6 Qualidade e Produtividade do trabalho: na era da informação cresce continuamente a exigência de qualificação, principalmente quanto á diversificação e habilidades do emprego, motivado também pela inserção das empresas no Mercado Internacional

7 Mudança do MT no mundo 1. Redução do nível de empregado industrial: a – Produção industrial maior e com menos pessoas, novas tecnologias e processos b – Oferta de empregos em expansão no setor de serviços c – Migração do emprego industrial para o emprego terciário e terceiro setor 2. Gradativa sofisticação do emprego: a – Trabalho industrial cada vez mais mental e cada vez menos braçal b – Aporte da tecnologia da informação na indústria c – Maior automatização e robotização dos processos industriais 3. Conhecimento como o recurso mais importante: a – Capital financeiro é importante, mas ainda mais importante é o conhecimento de como aplicá-lo e rentabilizá-lo (CI) b – Conhecimento é novidade, é inovação, é criatividade, é a mola mestra da mudança 4. Tendência à globalização: a – Globalização da economia e criação de uma aldeia global b – Globalização do mercado de trabalho, cada vez mais mundial e cada vez menos local

8 O novo perfil do emprego A economia de serviços e setor terciário absorverá a mão de obra em trânsito e os novos entrantes (Rifkin)? A inversão de capital variável em capital constante poderá recriar postos de trabalho? Os novos trabalhos são melhores e mais bem pagos? A precariedade do trabalho é para a minoria de demitidos e haverá enobrecimento do trabalho para uma maioria de ocupados (Chiavenato)?

9 2. Mercado de RH Refere-se ao conjunto de pessoas dispostas a ocupar as vagas do MT Podem ser novos entrantes ou pessoas dispostas a buscar outro emprego Entretanto, nem todas essas pessoas têm habilidades ou competências para ocupar essas vagas

10 Mercado de RH e MT MRH MT Vagas Preenchidas Candidatos disponíveis Vagas disponíveis SINE – Vagas não preenchidas/ 2007 Sp-77% RJ-65% PR-13% Brasil-52%

11 3. Recrutamento Interno e Externo InternoExterno Os cargos vagos são preenchidos por funcionários, que são selecionados e promovidos dentro da organização Os cargos vagos são preenchidos por candidatos externos que são selecionados e ingressam na organização Os candidatos já são conhecidos pela organização, passaram por testes de seleção, passaram por programas de treinamento e foram avaliados quanto ao seu desempenho Os candidatos são desconhecidos pela organização e precisam ser testados e avaliados pelo processo seletivo As oportunidades de emprego melhor são oferecidas aos próprios funcionários, que podem subir a postos melhores e desenvolver sua carreira profissional dentro da organização As oportunidades de emprego são todas oferecidas ao mercado, cujos candidatos externos podem disputá-las (Chiavenato)

12 Prós e contras de Recrutamento Interno (RI) e Externo (RE) O RE trás sangue novo, novas motivações e pode motivar junto os antigos funcionários Mas o RE pode desmotivar os funcionários internos se não houveram oportunidades iguais O RI ganha em experiência e conhecimento da cultura e dos processos da empresa Mas o RI pode dificultar fortemente a mudança de paradigmas e inovação, prejudicando a competitividade O RE pode canalizar para a empresa conhecimentos de Benchmarking e melhorar sua performance de mercado O RI possui um custo menor de recrutamento e treinamento

13 Canais de Recrutamento InternoExterno Painéis de comunicação institucional (inclusive meios eletrônicos) Anúncios em jornais e revistas especializadas Memorando do RH diretamente às chefias (papel ou eletrônico) Agências de recrutamento (headhunters) Comunicado em reuniões de gerência Contatos e divulgação em escolas, universidades e agremiações Periódicos internosBanco de dados de candidatos e indicação de funcionários

14 Resultados do Recrutamento 120 pessoas são atingidas pelo recrutamento 20 se apresentam ao recrutamento 15 são escolhidas na primeira peneira 10 são escolhidos para entrevista 5 são encaminhados para o processo de seleção (testes)

15 Currículum Vitae 1. Dados pessoais 2. Objetivos Pretendidos 3. Escolaridade 4. Qualificação profissional 5. Experiência profissional 6. Outros cursos e atividades OBS.: Não coloque pretensão salarial e benefícios esperados


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