A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPLEMENTANDO ESTRATÉGIAS CRONOGRAMA, EQUIPE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS José Manuel de Sacadura Rocha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPLEMENTANDO ESTRATÉGIAS CRONOGRAMA, EQUIPE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS José Manuel de Sacadura Rocha"— Transcrição da apresentação:

1 IMPLEMENTANDO ESTRATÉGIAS CRONOGRAMA, EQUIPE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS José Manuel de Sacadura Rocha

2 a) CRONOGRAMA O CRONOGRAMA, chamado de Gráfico de Gantt(seu autor), serve para representar graficamente as etapas do projeto e suas respectivas datas de início e fim. Esta primeira ferramenta, é essencial para o controle do projeto, uma vez que limita o tempo de cada etapa.

3 O CRONOGRAMA DEVE SER DE FÁCIL COMPREENSSÃO! Como instrumento de controle, ele orienta a equipe. Por isso, deve ser claro. Deve ser factível de ser cumprido, caso contrário gerará frustração. Deve estar em local visível para todos.

4 EXEMPLO DE CRONOGRAMA:

5 b) A FORMAÇÃO DA EQUIPE É CRUCIAL PARA O SUCESSO A EQUIPE deve ter um LÍDER. É ele que vai orientar a equipe 1.exigir o uso da metodologia. 2.dividir e organizar tarefas. 3.unir especialistas e perfis diferentes. 4.gerenciar dificul-dades e divergências EQUIPE formada com critérios objeti-vos:1.unir especia-listas para o projeto. 2.criar diversidade de habilidades. 3.ter especialista em benchmarking. 4.pessoas com afini- dades culturais/ me- todológicas.

6 VALE MAIS A QUALIDADE DO QUE A QUANTIDADE! Equipes grandes tendem à dispersão, dificulta o consenso, dificulta a organiza- ção das reuniões, propícia endogru- pos, cria desperdício de tempo/recursos. Equipes pequenas podem não dar conta do projeto.

7 NEM SEMPRE TEMOS A EQUIPE QUE GOSTARÍAMOS! Na verdade, na maioria das vezes temos pouco espaço para formar a equipe que desejamos. A sabedoria e experiência do líder é fundamental.

8 USANDO O MASP Um planejamento necessita de um método. O método é uma seqüência determinada de procedimentos, onde ferramentas são usadas com rigor científico.

9 UM MÉTODO EXIGE RIGOR Cada ferramenta tem uma utilidade, e deve ser usada numa determinada seqüência. Existem várias ferramentas para uma mesma finalidade. Mas é a seqüência de etapas na sua utilização que garante a eficácia dos resultados. Não se pode pular ou trocar a ordem de certas etapas!

10 PLANEJAMENTO É DIFERENTE DE PROJETO O projeto é a execução física do planejamento: usa metodologia com vistas a analisar e resolver problemas. O MASP é uma dessas metodologias.

11 Planejamento Estratégico Incorporado ao Projeto No entanto, a eficácia e eficiência do projeto leva em consideração o entendimento profundo da organização, em seus aspectos internos e estratégicos - PE. Neste sentido, ferramentas de planejamento devem ser incorporadas à metodologia de análise e soluções de problemas - MASP.

12 UM PROJETO MASP INTEGRADO COM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A-PREPARAÇÃO: Cronograma, Definir responsabilidades (líder), Escolha da Equipe, Recursos, Apresentação e Implantação(novo projeto). B-RECONHECENDO A EMPRESA: Aquisição Competência, Pesquisa Padrão Administrativo, Ferramenta SWOT, Missão, Objetivos e Metas. C-IDENTIFICANDO OS PROBLEMAS: Construindo Cenários, Levantamento Dados, Matriz Inter-relacionamento e Valores de PNC.

13 UM PROJETO MASP (Cont.) D-ANÁLISE: Fluxo, Brainstorming, Causa- Efeito, Modelo Processo, Pareto. E-SOLUÇÕES: Fluxo, Brainstorming, Matriz Decisão,Custo-benefício. F-APRESENTAÇÃO: Material,Responsável,A- presentador,Local,Quem.


Carregar ppt "IMPLEMENTANDO ESTRATÉGIAS CRONOGRAMA, EQUIPE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS José Manuel de Sacadura Rocha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google