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SELEÇÃO DE PESSOAS
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O que é Seleção de pessoas?
A escolha certa da pessoa certa para o lugar certo Escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades do cargo e da organização Após o Recrutamento, a Seleção faz a triagem e indica os candidatos adequados ao cargo pretendido
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Porquê “selecionar” pessoas?
O “diferencial competitivo” das organizações é a qualidade de seu pessoal Pessoas podem e devem ser aproveitadas de acordo com suas habilidades e competências
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Recrutamento e Seleção
Recrutamento e seleção fazem parte do processo de introdução de novos elementos na organização ou remanejamento de cargos Recrutamento: atração, divulgação e comunicação (positiva e convidativa) Seleção: escolha, classificação e decisão (restritiva e obstativa)
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Aspectos da Seleção Estimativa apriorística de duas variáveis importantes: tempo de aprendizagem e eficiência na execução Parte de informações que descrevem o cargo Compara e decide quais os candidatos aptos ao cargo levando em conta aprendizagem e eficiência
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Seleção é Staff! O órgão de seleção não pode impor ao requisitante o candidato, apenas sugerir A seleção é responsabilidade de linha (de cada chefe ou gerente) e função de staff (que presta o serviço especializado de indicação)
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Responsabilidades Linha Staff
Decidir quanto ao preenchimento do cargo vago através de RE Decidir quanto às características básicas dos candidatos Entrevistar os candidatos Avaliar e comparar os candidatos através dos resultados das entrevistas e demais técnicas de seleção Decidir a respeito da aprovação ou rejeição dos candidatos Escolher o candidato final ao cargo Verificar o arquivo de candidatos e/ou executar o processo de recrutamento Fazer as entrevistas de triagem dos candidatos que se apresentam Desenvolver técnicas de seleção mais adequadas Preparar e treinar os gerentes nas técnicas de entrevistar candidatos Aplicar testes psicométricos ou de personalidade, se necessário Assessorar os gerentes no processo seletivo, se necessário
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Identificação do Perfil do Candidato Perfil Sociotécnico
Com relação à execução da tarefa em si: - Inteligência geral - Atenção para detalhes - Aptidão numérica - Aptidão verbal - Aptidão espacial (figuras/símbolos) - Raciocínio indutivo (particular para geral) ou dedutivo (geral para particular)
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Com relação à interdependência com outras tarefas:
- Atenção Dispersa e Abrangente - Visão de Conjunto - Facilidade de Coordenação - Espírito de Integração - Resistência à Frustração - Iniciativa Própria
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Com relação à interdependência com outras pessoas
- Relacionamento Humano - Habilidade Interpessoal - Colaboração e Cooperação - Quociente Emocional - Liderança de Pessoas - Facilidade de Comunicação
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Vantagens da Seleção de Pessoal
Adequação ao cargo e satisfação no trabalho Aproveita as habilidades e características de cada pessoa – menos treinamento Rapidez de integração do novo funcionário Seleção dos melhores talentos Estabilidade com redução de rotatividade Melhoria de relacionamentos e elevação do moral Favorece o potencial de sucesso do novo funcionário
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Exercício A) Anote nos cantos de uma folha de papel qual a característica que: 1. você acha que é sua melhor característica (de forma destacada); 2. você acha que é a característica com que os outros melhor o identificam (de forma destacada). B) Troque sua folha com os outros para que possam anotar a característica que acham que melhor o identificam. C) Conte as características anotadas e compare com característica que você anotou para (1) e para (2). D) O objetivo é ver se como você se vê, e como você acha que os outros o vêem, confere com a realidade, realmente como os outros o vêem.
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