A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Motivação e Endomarketing Felipe Weber Graziella Granata Luis Artur Rossa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Motivação e Endomarketing Felipe Weber Graziella Granata Luis Artur Rossa."— Transcrição da apresentação:

1 Motivação e Endomarketing Felipe Weber Graziella Granata Luis Artur Rossa

2 Fundamentos do Comportamento individual. Valores Atitudes Percepção Aprendizagem

3 Valores Representam a convicção básica de que, na vida, um modo específico de conduta ou de concepções é individual ou socialmente preferível a um modo oposto. Contém elemento de julgamento, baseado naquilo que o indivíduo acredita ser correto, bom ou desejável.

4 Valores de trabalho dominantes na força de trabalho manual CoortesIngresso na força de trabalho Idade atual aproximada Valores de trabalho dominantes VeteranosDécada de 50 ou início da de ou maisTrabalho árduo, conservadorismo, conformismo; lealdade à organização Boomers Sucesso, realização, ambição, repugnância pela autoridade; lealdade à carreira Geração X Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, orientação para o trabalho em equipe, repugnância por regras; lealdade aos relacionamentos Geração da tecnologia A partir de 2000Menos de 25 Segurança, busca por sucesso financeiro; autoconfiança; orientação para o trabalho em equipe; lealdade a si mesmo e aos relacionamentos

5 Atitudes São afirmações avaliativas – favoráveis ou desfavoráveis – em relação a objetos, pessoas ou eventos. Elas refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa. Quando digo Gosto do meu trabalho, estou expressando minha atitude para o trabalho.

6 Atitudes Dissonância cognitiva Dissonância cognitiva se dá quando há inconsistências entre duas ou mais atitudes de um indivíduo ou entre suas atitudes e seu comportamento. A teoria sugere que as pessoas tentam reduzir a dissonância e, em decorrência, o desconforto por ela causado.

7 Percepção Processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao ambiente em que vivem.

8 Percepção Percepção seletiva Similaridade assumida Estereotipagem Efeito de Halo

9 Aprendizagem Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento resultante de uma experiência.

10 Personalidade e Emoções

11 Personalidade Combinação dos traços que empregamos para descrever uma pessoa. Satisfação maior e a rotatividade mais baixa quando a personalidade e o trabalho estão em sintonia.

12 Emoções Sentimentos, humores. Emoções sentidas versus emoções demonstradas. As seis emoções Universais. Felicidade Surpresa Medo Tristeza Raiva Desagrado Fonte: baseado em R.D. Woodworth, Experimental psychology. Nova York: Holt, 1938.

13 Motivação Motivação consiste na disposição para fazer alguma coisa e seria condicionada pela capacidade de essa ação satisfazer uma necessidade do indivíduo. Necessidade não satisfeita TensãoVontade Comportamento de busca Redução da tensão Necessidade satisfeita

14 Teoria das Necessidades de Maslow Fisiológicas Segurança Sociais Estima Auto-realização

15 Teoria X e Teoria Y Teoria Y: 1.Os trabalhadores podem considerar o trabalho algo tão natural quanto descansar ou divertir-se. 2.As pessoas demonstram auto- orientação e autocontrole se estiverem comprometidas com os objetivos. 3.Na média, as pessoas podem aprender a aceitar ou até a buscar a responsabilidade. 4.Qualquer pessoa pode ter a capacidade de tomar decisões inovadoras; não se trata de privilégio exclusivo daquelas que ocupam posições hierárquicas mais altas. Teoria X: 1.Os trabalhadores, por natureza, não gostam de trabalhar e, sempre que possível, tentarão evitá-lo. 2.Como não gostam de trabalhar, eles precisam ser coagidos, controlados ou ameaçados com punições para que atinjam as metas. 3.Os trabalhadores evitam as responsabilidades e buscam orientação formal sempre que possível. 4.A maioria dos trabalhadores coloca a segurança acima de todos os fatores associados ao trabalho e mostram pouca ambição.

16 Teoria dos dois fatores de Hezberg Alta Insatisfação com o trabalho 0 Satisfação com o trabalho Alta Fatores higiênicos afetam a insatisfação com o trabalho Fatores motivacionais afetam a satisfação com o trabalho Qualidade da supervisão Oportunidades de promoção Remuneração Oportunidades de crescimento pessoal Políticas da organização Reconhecimento Condições físicas do trabalho Responsabilidade Relacionamento com os colegas Realização Segurança no emprego

17 Teorias contemporâneas A teoria das necessidades de McClelland: A teoria da Fixação de Objetivos: A teoria do Reforço: A teoria da Equidade: A teoria da expectativa:

18 Motivação: dos conceitos às aplicações APO: Administração por Objetivos; Modificação do Comportamento; Programas de Reconhecimento do Funcionário; Programa de Envolvimento do Funcionário; Programas de Remuneração Variável; Planos de Remuneração por Competência.

19 Endomarketing Política Interna Satisfação Interna Comunicação Interna O cliente interno é um espelho que reflete a imagem da empresa para o cliente externo, a sua satisfação e o seu comprometimento correspondem a um veículo de atração e fidelização dos clientes externos. (NACFUR; LIGOCKI, 2003).

20 Bibliografia


Carregar ppt "Motivação e Endomarketing Felipe Weber Graziella Granata Luis Artur Rossa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google