A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 relação a cadeia produtiva
Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor

4 Negócios se perpetuam quando todos os
elos de uma cadeia produtiva são fortes Do fornecedor ao consumidor final, é importante reconhecer a interdependência e o papel de cada um

5 Cadeia de Valor  Refere-se a uma sequência de
atividades realizadas pela organização, desde a compra e o recebimento dos insumos, a fabricação e entrega ao cliente

6 Cadeia de Valor Tradicional
Fornecedores (insumos) A Organização (processa) Consumidores (produto final) Entradas Saídas Adiciona valor

7 Valor é a razão entre o que se recebe e o que se dispende.
custos benefícios Monetários Tempo Energia Intangíveis Práticos Intangíveis Valor = benefícios = ____benefícios práticos + benefícios intangíveis_______ custos custos monetários + de tempo + de energia + intangíveis

8 O Que é Valor para o Cliente?
Valor para o Cliente = Percepções de Benefícios / Custo Total de Propriedade Onde custo total de propriedade envolve: ·        Preço da compra ·        Custos de transporte ·        Custos de preparação ·        Custos de manutenção ·        Custos de estoque ·        Custos de retrabalhos ·        Custos do ciclo do pedido ·        Custos operacionais Qualquer fornecedor que reduz os custos de propriedade para o cliente deve ser visto como um parceiro estratégico

9 Satisfação Satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação às expectativas do comprador. Se o desempenho não alcançar as expectativas – cliente insatisfeito Se o desempenho alcançar as expectativas – cliente satisfeito Se o desempenho superar as expectativas – cliente altamente satisfeito ou encantado

10 CADEIA DE VALOR - 5 ATIVIDADES PRINCIPAIS -
Adquirir e trazer materiais para dentro da empresa (compras e logística de abastecimento) Convertê-los em produtos finais (processo operacional) Expedir os produtos finais (logística de produtos) Comercializá-los (marketing e vendas) Prestar assistência técnica (serviço)

11 ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES
O desafio não é apenas deixar os clientes satisfeitos, mas sim, conquistar e mantê-los.

12 A necessidade de manutenção de clientes
A chave da manutenção é a satisfação de clientes. Um cliente altamente satisfeito: Permanece fiel por mais tempo Compra mais à medida que a empresa lança novos produtos ou aperfeiçoa produtos existentes. Fala favoravelmente da empresa e de seus produtos. Dá menos atenção a marcas e propaganda concorrentes e é menos sensível a preço. Oferece idéias sobre produtos ou serviços à empresa. Custa menos para ser atendido do que novos clientes, uma vez que as transações são rotinizadas.

13 As Conseqüências de um Valor Superior para os Clientes
Relações duradouras e lucrativas Fidelidade do cliente Satisfação e prazer do cliente Valor superior para o cliente

14 INSUMOS PARA A SIDERURGIA

15 PRINCIPAIS INSUMOS PARA A SIDERURGIA Matérias Primas
Energia e Combustíveis Suprimentos Sobressalentes/Materiais de Manutenção Serviços Equipamentos / Tecnologia

16 MATÉRIAS PRIMAS Principais Matérias Primas da Siderurgia
são adquiridas em moeda forte, em: Negociação internacional referenciada ao mercado mundial (Carvão, Coque) Negociação nacional referenciada a indicadores internacionais (Alumínio, Zinco, Estanho) Preços e margens de negociação atrelados ao mercado mundial

17 ENERGIA E COMBUSTÍVEIS
Principais fontes energéticas na Siderurgia, exceto carvão e coque, tem preços definidos por tarifas públicas Energia Elétrica Gás Natural Óleos Combustíveis Soluções adotadas pela Siderurgia buscam a auto suficiência através de: Centrais Termoelétricas Próprias Uso de Gases do Processo Siderúrgico (Coqueria, Altos Fornos e Aciaria)

18 OUTROS INSUMOS     Suprimentos
Sobressalentes / Materiais de Manutenção Serviços Equipamentos / Tecnologia Evolução na abordagem Cliente/Fornecedor no contexto da Cadeia de Valor

19 SUPRIMENTOS / SOBRESSALENTES / MATERIAL DE MANUTENÇÃO
Fabricação “in house” Compras em empresa de pequeno porte HISTÓRICO Compras em empresa de grande porte Compras em empresas que agreguem tecnologia

20 SERVIÇOS HISTÓRICO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO HISTÓRICO DE OUTROS
“In house” HISTÓRICO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO Terceirizado próprio / externo (compra de Hh) Terceirizado especializado (compra de serviços) Terceirizado especializado (agrega tecnologia no serviço) HISTÓRICO DE OUTROS SERVIÇOS “In house” Terceirizado especializado (compra de Hh - compra de serviços)

21 EQUIPAMENTO E TECNOLOGIA
Equipes próprias de engenharia e construção/montagem Engenharia “in house” Construção/montagem adquirida HISTÓRICO Engenharia contratada Supervisão “in house” Construção/montagem adquirida Empreendimentos “turn-key” com controle e planejamento “in house” / contratado

22 RESUMO DA EVOLUÇÃO Esforço Próprio Empresas / Materiais Gerais
Aquisição de Equipamentos, Materiais e Serviços na Siderurgia Brasileira evoluiram dentro da seguinte lógica: Esforço Próprio Empresas / Materiais Gerais e de pouca tecnologia Empresas / Materiais Especializadas e com agregação de tecnologia

23 Tecnologia Competitiva
CONCLUSÃO Dentro da nova característica da Cadeia de Valor no tocante a compra de Insumos (Equipamentos, Materiais e Serviços), o que se espera é que os Fornecedores cada vez mais especializados e com maior agregação de tecnologia, gerem um valor superior para as empresas Menor Custo Global do Produto Preço Justo Equipamentos Materiais Serviços Impacto Positivo na Cadeia de Valor Qualidade e Prazos Adequados Melhor Qualidade Tecnologia Competitiva Maior Produtividade na Operação do Cliente

24 Muito Obrigado !


Carregar ppt "relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google