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PublicouTainá Feliz Alterado mais de 10 anos atrás
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relação a cadeia produtiva
Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor
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Negócios se perpetuam quando todos os
elos de uma cadeia produtiva são fortes Do fornecedor ao consumidor final, é importante reconhecer a interdependência e o papel de cada um
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Cadeia de Valor Refere-se a uma sequência de
atividades realizadas pela organização, desde a compra e o recebimento dos insumos, a fabricação e entrega ao cliente
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Cadeia de Valor Tradicional
Fornecedores (insumos) A Organização (processa) Consumidores (produto final) Entradas Saídas Adiciona valor
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Valor é a razão entre o que se recebe e o que se dispende.
custos benefícios Monetários Tempo Energia Intangíveis Práticos Intangíveis Valor = benefícios = ____benefícios práticos + benefícios intangíveis_______ custos custos monetários + de tempo + de energia + intangíveis
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O Que é Valor para o Cliente?
Valor para o Cliente = Percepções de Benefícios / Custo Total de Propriedade Onde custo total de propriedade envolve: · Preço da compra · Custos de transporte · Custos de preparação · Custos de manutenção · Custos de estoque · Custos de retrabalhos · Custos do ciclo do pedido · Custos operacionais Qualquer fornecedor que reduz os custos de propriedade para o cliente deve ser visto como um parceiro estratégico
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Satisfação Satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação às expectativas do comprador. Se o desempenho não alcançar as expectativas – cliente insatisfeito Se o desempenho alcançar as expectativas – cliente satisfeito Se o desempenho superar as expectativas – cliente altamente satisfeito ou encantado
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CADEIA DE VALOR - 5 ATIVIDADES PRINCIPAIS -
Adquirir e trazer materiais para dentro da empresa (compras e logística de abastecimento) Convertê-los em produtos finais (processo operacional) Expedir os produtos finais (logística de produtos) Comercializá-los (marketing e vendas) Prestar assistência técnica (serviço)
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ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES
O desafio não é apenas deixar os clientes satisfeitos, mas sim, conquistar e mantê-los.
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A necessidade de manutenção de clientes
A chave da manutenção é a satisfação de clientes. Um cliente altamente satisfeito: Permanece fiel por mais tempo Compra mais à medida que a empresa lança novos produtos ou aperfeiçoa produtos existentes. Fala favoravelmente da empresa e de seus produtos. Dá menos atenção a marcas e propaganda concorrentes e é menos sensível a preço. Oferece idéias sobre produtos ou serviços à empresa. Custa menos para ser atendido do que novos clientes, uma vez que as transações são rotinizadas.
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As Conseqüências de um Valor Superior para os Clientes
Relações duradouras e lucrativas Fidelidade do cliente Satisfação e prazer do cliente Valor superior para o cliente
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INSUMOS PARA A SIDERURGIA
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PRINCIPAIS INSUMOS PARA A SIDERURGIA Matérias Primas
Energia e Combustíveis Suprimentos Sobressalentes/Materiais de Manutenção Serviços Equipamentos / Tecnologia
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MATÉRIAS PRIMAS Principais Matérias Primas da Siderurgia
são adquiridas em moeda forte, em: Negociação internacional referenciada ao mercado mundial (Carvão, Coque) Negociação nacional referenciada a indicadores internacionais (Alumínio, Zinco, Estanho) Preços e margens de negociação atrelados ao mercado mundial
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ENERGIA E COMBUSTÍVEIS
Principais fontes energéticas na Siderurgia, exceto carvão e coque, tem preços definidos por tarifas públicas Energia Elétrica Gás Natural Óleos Combustíveis Soluções adotadas pela Siderurgia buscam a auto suficiência através de: Centrais Termoelétricas Próprias Uso de Gases do Processo Siderúrgico (Coqueria, Altos Fornos e Aciaria)
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OUTROS INSUMOS Suprimentos
Sobressalentes / Materiais de Manutenção Serviços Equipamentos / Tecnologia Evolução na abordagem Cliente/Fornecedor no contexto da Cadeia de Valor
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SUPRIMENTOS / SOBRESSALENTES / MATERIAL DE MANUTENÇÃO
Fabricação “in house” Compras em empresa de pequeno porte HISTÓRICO Compras em empresa de grande porte Compras em empresas que agreguem tecnologia
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SERVIÇOS HISTÓRICO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO HISTÓRICO DE OUTROS
“In house” HISTÓRICO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO Terceirizado próprio / externo (compra de Hh) Terceirizado especializado (compra de serviços) Terceirizado especializado (agrega tecnologia no serviço) HISTÓRICO DE OUTROS SERVIÇOS “In house” Terceirizado especializado (compra de Hh - compra de serviços)
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EQUIPAMENTO E TECNOLOGIA
Equipes próprias de engenharia e construção/montagem Engenharia “in house” Construção/montagem adquirida HISTÓRICO Engenharia contratada Supervisão “in house” Construção/montagem adquirida Empreendimentos “turn-key” com controle e planejamento “in house” / contratado
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RESUMO DA EVOLUÇÃO Esforço Próprio Empresas / Materiais Gerais
Aquisição de Equipamentos, Materiais e Serviços na Siderurgia Brasileira evoluiram dentro da seguinte lógica: Esforço Próprio Empresas / Materiais Gerais e de pouca tecnologia Empresas / Materiais Especializadas e com agregação de tecnologia
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Tecnologia Competitiva
CONCLUSÃO Dentro da nova característica da Cadeia de Valor no tocante a compra de Insumos (Equipamentos, Materiais e Serviços), o que se espera é que os Fornecedores cada vez mais especializados e com maior agregação de tecnologia, gerem um valor superior para as empresas Menor Custo Global do Produto Preço Justo Equipamentos Materiais Serviços Impacto Positivo na Cadeia de Valor Qualidade e Prazos Adequados Melhor Qualidade Tecnologia Competitiva Maior Produtividade na Operação do Cliente
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Muito Obrigado !
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