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Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 Abertura do III Encontro Nacional de EaD da Rede de Escolas de Governo Educação a Distância como estratégia para.

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1 Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 Abertura do III Encontro Nacional de EaD da Rede de Escolas de Governo Educação a Distância como estratégia para a implementação de políticas públicas no Brasil

2 Roteiro Políticas Públicas e capacitação: desafios contemporâneos Políticas Públicas no Brasil contemporâneo EaD: limites e potencialidades para a capacitação para a implementação de políticas públicas no Brasil

3 Desafios contemporâneos Coordenação Diversidade Imprevisibilidade Adaptação Fragmentação Interdependência Acesso (serviços, direitos, informação etc.)

4 Novos desafios Interdependência e crise econômica e fiscal Problemas de alta complexidade (wicked issues) Cidadania mais ativa e educada – mais exigente Escala mundial de problemas públicos complexos (clima, crime etc.)

5 Temas atuais Coordenação de novo tipo – abordagens de governo integrado Fortalecimento da gestão por desempenho e a possibilidade de tomada de decisão baseada em evidências Maior transparência e accountability Coprodução – como aumentar a responsabilidade em comportamentos da população Demanda por servidores capazes de atuar em contextos internacionais ou pensar nas consequências globais das políticas nacionais Novas tecnologias Diversidade

6 Importância da formação em políticas públicas Aumentar a capacidade de governo (gestão das políticas públicas) Implementar políticas adequadas à diversidade política, econômica, social, cultural e ambiental do país Melhorar a coordenação inter e intragovernamental

7 Olhares necessários Conhecer as realidades nacionais, regionais e locais Compreender o contexto internacional Prospectar cenários para a ação pública Preparar-se para o imprevisível – que virá

8 Contexto Intensas transformações no mundo do trabalho Desconhecimento e desperdício de saberes e competências Cerca de 550 mil servidores federais civis ativos Cerca de 9 milhões de servidores estaduais e municipais, atuando nos três poderes Problemas públicos complexos (tanto do ponto de vista tecnológico como conceitual ou ideológico)

9 Densidade demográfica em 2000 População em milhões de habitantes esperança de vida no nascimento – 72,3 anos

10 Desigualdade - Índice de desenvolvimento humano: municípios em 2000

11 Principais desafios à capacitação de servidores Definição do foco da aprendizagem Capacitar para o quê? Qual o perfil necessário de servidores hoje? Colocar a capacitação na agenda estratégica dos governos Atrair os servidores para a formação continuada Métodos adequados Formas adequadas de oferta

12 Capacitar para Lidar com problemas públicos complexos Atender a demandas sempre crescentes sem recursos suficientes (humanos, tecnológicos e orçamentários) Identificar as vocações locais ou regionais para os próximos anos Implementar políticas adequadas à diversidade política, econômica, social, cultural e ambiental Reduzir a fragmentação e falta de coordenação de ações Superar isolamentos Estabelecer parcerias ou para fazer consórcios intermunicipais Compreender a dinâmica de vida da população e mudanças demográficas Conquistar a confiança da população

13 Desenvolvimento de competências e Ead EaD não é panaceia Modalidades combinadas de aprendizagem são mais eficazes Formação de lideranças para a implementação de políticas públicas adequadas às necessidades do país é chave

14 COMPETÊNCIAS DE DIREÇÃO => Pensamento Estratégico Gestão de Riscos (Emergência) Gestão de crises Adaptabilidade/Inovação => Liderança Negociação Comunicação Adaptabilidade/Inovação => Governabilidade Coordenação Rede Articulação => Capacidade de Gestão Gestão de riscos Gestão de crises (resiliência) Gestão do conhecimento Desempenho/Conformida de Adaptabilidade/Inovação Valores e ética Domínios específicos Programa de Desenvolvimento de Competências de Direção

15 Combinação de modalidades de aprendizagem Presencial A distância Em serviço Visitas técnicas Auto desenvolvimento Formas colaborativas: redes sociais, comunidades de prática

16 Limites e possibilidades da EaD Os limites se encontram sobretudo nos programas que exigem maior interação entre as pessoas Limites tecnológicos podem se reduzir aceleradamente nos próximos anos, aumentando a potencialidade da EaD (expansão da banda larga, telepresença, streaming etc.) Entradas regulares de servidores (jovens) por concurso público na Administração Pública tendem a trazer para o governo a geração que nasceu com a internet, impactando a gestão pública

17 Pressa Helena Kerr do Amaral

18 Difícil convívio com velhas tecnologias Helena Kerr do Amaral

19 Dependência das tecnologias Helena Kerr do Amaral

20 Potencialidades da EaD Democratização do acesso ao conhecimento Respostas rápidas e de qualidade Alcance de grande número de servidores públicos Flexibilidade para aprendizagem Maximização dos recursos públicos utilizados Criação de redes de aprendizagem Auto-desenvolvimento do servidor

21 ENAP - Cursos de educação continuada a distância Atendimento ao cidadão Ética e serviço público Legislação aplicada à gestão de pessoas - Lei 8112/90 e legislação complementar Legislação aplicada à logística de suprimentos - Lei nº 8.666/93, pregão e registro de preços Gestão estratégica de pessoas e planos de carreira Orçamento público: elaboração e execução Rumo à aprendizagem virtual Análise e melhoria de processos Fundamentos em gerência de projetos E-Mag - Modelo de acessibilidade Gestão de convênios e de contratos de repasse - Convenentes E-Mag - Cartilha eletrônica Outros cursos de informática (Software Livre)

22 Desenvolvimento Técnico Gerencial Capacitados Presencial EAD TOTAL

23 UF Total Norte Nordeste Centro-oeste Sudeste Sul TOTAL EaD – ENAP Capacitados por Região ( )

24 55% 22% 5% 11% 7% Norte Nordeste Centro Oeste Sudeste Sul Desenvolvimento Técnico Gerencial - ENAP Democratização da EaD Concluintes por Região % 35% 6% 26% 14% 2009

25 Publicação de livros e artigos sobre EaD

26 Eventos sobre EaD Palestra Tendências e Desafios do Ensino a Distância Oficina Educação Virtual Fatores de Sucesso no Desenho Instrucional Seminário Internacional sobre Educação a Distância Oficina sobre Modalidades Mistas de Aprendizagem

27 Comunidades virtuais nos cursos presenciais de pós-graduação Estreitamento do contato da coordenação com os alunos por intermédio de Chats Poder continuar discussões iniciadas em sala de aula Fortalecimento de redes de contato Inserção dos servidores em novo ambiente comunicacional Melhoria das condições de orientação de monografias de final de curso Novas formas de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de comunicação Produção compartilhada de conhecimento Desenvolvimento de competências de trabalho em rede

28 Desafios Capacitar para o desenho e gestão de políticas públicas a partir de profundo conhecimento das realidades nacionais Reavaliar as políticas à luz do contexto internacional Preparar-se para o imprevisível – que virá Adequar nossas instituições para lidar com a incerteza e com a inovação - adaptabilidade Compreender a natureza federativa do país, o que impacta todas as políticas públicas Formar equipes de forma contínua não somente em competências técnicas mas também qualificá-las para o inesperado, a antecipação e a escuta

29 Obrigada! Helena Kerr do Amaral


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