A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É na escola que a criança tem as primeiras noções de convívio social e de padrões de conduta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É na escola que a criança tem as primeiras noções de convívio social e de padrões de conduta."— Transcrição da apresentação:

1 É na escola que a criança tem as primeiras noções de convívio social e de padrões de conduta.

2 Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece. Neste ambiente é que se dá a convivência entre alunos. Diferentes na origem, no nível socioeconômico, nos valores, nas crenças religiosas e costumes.

3 E neste lugar, o educador pode trabalhar a autoestima,

4 ...o respeito ao outro e ao meio ambiente,

5 ... a participação na solução de problemas,

6 ...e a integração com a comunidade

7 Princípios básicos para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e capazes de brigar por seus direitos.

8 A escola é portanto o melhor lugar para despertar o senso de cidadania, da ética, de união e responsabilidade.

9 Assim, o projeto UM POR TODOS E TODOS POR UM nasce na escola e irradia-se pela comunidade

10

11 Cada vez que pensamos no bem comum, que respeitamos as pessoas como elas são, que preservamos o meio ambiente, que cumprimos nossos deveres e vemos nossos direitos respeitados, estamos praticando a cidadania.

12 Dessa forma, a cidadania é um conjunto de princípios que precisam ser exercidos e incorporados. Durante um semestre, vamos trabalhar valores imprescindíveis para a construção da cidadania.

13 Esses valores foram elaborados e transformados em um conteúdo que aborda três grandes eixos: Autoestima Autoestima Inclusão Inclusão Valores ética e cidadania Valores ética e cidadania

14 MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares - Atividades Complementares, presentes em todos os capítulos, têm o objetivo de divertir e reforçar o conteúdo, são elas: Histórias e histórias: são histórias na forma de quadrinhos, que servirão de referência para questionários e atividades lúdicas. Histórias e histórias: são histórias na forma de quadrinhos, que servirão de referência para questionários e atividades lúdicas. Bate-papo: são perguntas dirigidas ao aluno que reforçam o tema e levam a criança à reflexão. Bate-papo: são perguntas dirigidas ao aluno que reforçam o tema e levam a criança à reflexão.

15 MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares - Atividades Lúdicas: Atividades Lúdicas: I.Passatempo: são atividades gráficas como sete erros, eliminando as letras, enigma e vamos colorir. No caso de crianças menores, o professor deve ajudar. II.Artemanha: são experimentos e atividades plásticas. III.Recreio: são jogos e brincadeiras.

16 MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares - A palavra é sua: a criança dá sua opinião sobre determinado assunto. A palavra é sua: a criança dá sua opinião sobre determinado assunto. Textos: Textos: I.Texto do Professor: são texto dirigidos exclusivamente ao professor, com a função de enriquecer seu conhecimento sobre o assunto em questão. II.Texto do aluno: são textos a serem lidos e discutidos em sala de aula. Esses textos estão no Caderno do Aluno.

17 MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares - Pesquisa: pesquisas realizadas pelos alunos por meio de jornais, da comunidade, da família, livros, internet, etc. Pesquisa: pesquisas realizadas pelos alunos por meio de jornais, da comunidade, da família, livros, internet, etc. Vivencia: são exercícios que levam a compreender o conceito apresentado por meio de vivências que emocionam, divertem e elucidam suas curiosidades. Vivencia: são exercícios que levam a compreender o conceito apresentado por meio de vivências que emocionam, divertem e elucidam suas curiosidades. Arte para aprender: são avisos de porta, cartazes e jogos que além de divertir, reforçam o conteúdo didático. Arte para aprender: são avisos de porta, cartazes e jogos que além de divertir, reforçam o conteúdo didático.

18 Módulo I - Autoestima Este módulo demonstra a importância da autoestima e o papel fundamental do professor nesta questão. Este módulo demonstra a importância da autoestima e o papel fundamental do professor nesta questão. As atividades promovem o autoconhecimento e a autoestima. As atividades promovem o autoconhecimento e a autoestima.

19 Somos todos diferentes Somos todos diferentes Pessoas com deficiência física Pessoas com deficiência física Brasil, Berço Esplêndido Brasil, Berço Esplêndido Módulo II – Ser diferente é Legal!

20 Módulo II - Ser Diferente é legal! Somos todos diferentes Evidencia como as diferenças podem ser enriquecedoras e que cada pessoa tem suas características físicas, de personalidade, de crenças e de costumes. Evidencia como as diferenças podem ser enriquecedoras e que cada pessoa tem suas características físicas, de personalidade, de crenças e de costumes. Também realça que o convívio sem preconceito amplia nossas perspectivas e nos completa. Também realça que o convívio sem preconceito amplia nossas perspectivas e nos completa.

21 Módulo II - Ser Diferente é legal! Pessoas com deficiência física Apresenta a importância da acessibilidade e analisa as dificuldades que enfrentam as pessoas com uma deficiência física. Também demonstra e valoriza suas habilidades especiais, como tato, o olfato, a destreza, a comunicação não verbal e outras. São oferecidas aos alunos vivências de situações nas quais estarão privados da visão, da fala e com limitação de movimentos, com o objetivo de fazê-los perceber como é pertencer a este universo, tão difícil de lidar.

22 Módulo II - Ser Diferente é legal! Brasil, Berço Esplêndido Apresenta cada um dos povos que imigrou para o Brasil e também os índios que aqui viviam. Apresenta cada um dos povos que imigrou para o Brasil e também os índios que aqui viviam. Demonstra suas contribuições e nossa ascendência. Demonstra suas contribuições e nossa ascendência.

23 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro! Brasil, Pátria Amada Brasil, Pátria Amada Brasil, Uma República Brasil, Uma República Democracia Democracia Cidadania Cidadania Voluntariado, Solidariedade e Bem Comum Voluntariado, Solidariedade e Bem Comum Valores e participação Valores e participação

24 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Brasil, uma república Define República, as diferenças entre esse regime e a monarquia, e enfoca os três poderes

25 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Democracia Define e demonstra o sentido da democracia participativa.

26 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Cidadania Fala sobre cidadania, direitos e deveres

27 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Voluntariado, Solidariedade, e Bem Comum Mostra como as pessoas podem ser solidárias e apresenta a importância do bem comum em várias situações: em casa, nas ruas, nas praças, praias, parques, nos monumentos, no meio ambiente e na prática do consumo consciente.

28 Caderno do aluno Cada criança terá seu Caderno, que ficará com ela o ano inteiro. Nele estarão reunidas todas as informações obtidas em discussão de classe, pesquisas, atividades, entrevistas e experiências vividas nas comunidades. O Caderno visa estimular a criança a buscar informações, da forma mais variada possível. Possui perguntas e espaços para desenhos, fotos e textos livres, em que a criança pode falar de seus gostos, hábitos, histórias da família, etc.

29

30 O estatuto da criança e do adolescente A Turma da Mônica A Turma da Mônica apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente de forma clara, de fácil compreensão e recheada brincadeiras típicas da turminha.

31 REVISTA UM POR TODOS E TODOS POR UM Contem quatro histórias. Contem quatro histórias. Cada uma delas aborda um aspecto da cidadania, ética e transparência Cada uma delas aborda um aspecto da cidadania, ética e transparência

32 Brasil, o Gigante A história demonstra que o Brasil não é grande só por sua extensão territorial, mas também pela diversidade de paisagens e pelas muitas culturas que ele abriga A história demonstra que o Brasil não é grande só por sua extensão territorial, mas também pela diversidade de paisagens e pelas muitas culturas que ele abriga

33 A cidadania começa Cedo A turminha está encenando uma peça teatral na escola. O argumento retrata a vida de um mau prefeito e sua relação com a comunidade. Cascão interpreta o prefeito corrupto que fez muitas promessas aos seus eleitores e não cumpriu. O povo insatisfeito (o resto da turminha) tenta tirá-lo do poder.

34 REVISTA DE ATIVIDADES A revista de atividades reforça conceitos, oferece desafios e diverte. A revista de atividades reforça conceitos, oferece desafios e diverte.

35

36 Jogo cartonado: Memória O Jogo da Memória reforça o conteúdo pela associação de imagens com os diferentes conceitos O Jogo da Memória reforça o conteúdo pela associação de imagens com os diferentes conceitos

37 Jogo cartonado: Ludo Oferece o desafio e a competição para o reforço do conteúdo Oferece o desafio e a competição para o reforço do conteúdo

38

39 Avisos de porta

40 Cartazes e Volantes

41 Cartazes e volantes

42

43 Alunos da Escola Santa Terezinha Execução do projeto UM POR TODOS E TODOS POR UM! Pela ética e cidadania

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56 FIM Obrigada pela atenção de todos!


Carregar ppt "É na escola que a criança tem as primeiras noções de convívio social e de padrões de conduta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google