A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece."— Transcrição da apresentação:

1 É na escola que a criança tem as primeiras noções de convívio social e de padrões de conduta.

2 Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
Diferentes na origem, no nível socioeconômico, nos valores, nas crenças religiosas e costumes. Neste ambiente é que se dá a convivência entre alunos. Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.

3 E neste lugar, o educador pode trabalhar a autoestima,

4 ...o respeito ao outro e ao meio ambiente,

5 ... a participação na solução de problemas,

6 ...e a integração com a comunidade

7 Princípios básicos para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e capazes de brigar por seus direitos.

8 A escola é portanto o melhor lugar para despertar o senso de cidadania, da ética, de união e responsabilidade.

9 Assim , o projeto UM POR TODOS E TODOS POR UM nasce na escola e irradia-se pela comunidade

10 O conteúdo

11 Cada vez que pensamos no bem comum, que respeitamos as pessoas como elas são, que preservamos o meio ambiente, que cumprimos nossos deveres e vemos nossos direitos respeitados, estamos praticando a cidadania.

12 Dessa forma, a cidadania é um conjunto de princípios que precisam ser exercidos e incorporados.
Durante um semestre, vamos trabalhar valores imprescindíveis para a construção da cidadania.

13 Esses valores foram elaborados e transformados em um conteúdo que aborda três grandes eixos: Autoestima Inclusão Valores ética e cidadania

14 MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares -
Atividades Complementares, presentes em todos os capítulos, têm o objetivo de divertir e reforçar o conteúdo, são elas: Histórias e histórias: são histórias na forma de quadrinhos, que servirão de referência para questionários e atividades lúdicas. Bate-papo: são perguntas dirigidas ao aluno que reforçam o tema e levam a criança à reflexão.

15 MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares -
Atividades Lúdicas: Passatempo: são atividades gráficas como sete erros, eliminando as letras, enigma e vamos colorir. No caso de crianças menores, o professor deve ajudar. Artemanha: são experimentos e atividades plásticas. Recreio: são jogos e brincadeiras.

16 MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares -
A palavra é sua: a criança dá sua opinião sobre determinado assunto. Textos: Texto do Professor: são texto dirigidos exclusivamente ao professor, com a função de enriquecer seu conhecimento sobre o assunto em questão. Texto do aluno: são textos a serem lidos e discutidos em sala de aula. Esses textos estão no Caderno do Aluno.

17 MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares -
Pesquisa: pesquisas realizadas pelos alunos por meio de jornais, da comunidade, da família, livros, internet, etc. Vivencia: são exercícios que levam a compreender o conceito apresentado por meio de vivências que emocionam, divertem e elucidam suas curiosidades. Arte para aprender: são avisos de porta, cartazes e jogos que além de divertir, reforçam o conteúdo didático.

18 Módulo I - Autoestima Este módulo demonstra a importância da autoestima e o papel fundamental do professor nesta questão. As atividades promovem o autoconhecimento e a autoestima.

19 Módulo II – Ser diferente é Legal!
Somos todos diferentes Pessoas com deficiência física Brasil, Berço Esplêndido

20 Módulo II - Ser Diferente é legal! Somos todos diferentes
Evidencia como as diferenças podem ser enriquecedoras e que cada pessoa tem suas características físicas, de personalidade, de crenças e de costumes. Também realça que o convívio sem preconceito amplia nossas perspectivas e nos completa.

21 Módulo II - Ser Diferente é legal! Pessoas com deficiência física
Apresenta a importância da acessibilidade e analisa as dificuldades que enfrentam as pessoas com uma deficiência física. Também demonstra e valoriza suas habilidades especiais, como tato, o olfato, a destreza, a comunicação não verbal e outras. São oferecidas aos alunos vivências de situações nas quais estarão privados da visão, da fala e com limitação de movimentos, com o objetivo de fazê-los perceber como é pertencer a este universo, tão difícil de lidar.

22 Módulo II - Ser Diferente é legal! Brasil, Berço Esplêndido
Apresenta cada um dos povos que imigrou para o Brasil e também os índios que aqui viviam. Demonstra suas contribuições e nossa ascendência.

23 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro!
Brasil, Pátria Amada Brasil, Uma República Democracia Cidadania Voluntariado, Solidariedade e Bem Comum Valores e participação

24 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Brasil, uma república
Define República, as diferenças entre esse regime e a monarquia, e enfoca os três poderes

25 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Democracia
Define e demonstra o sentido da democracia participativa.

26 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Cidadania
Fala sobre cidadania, direitos e deveres

27 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Voluntariado, Solidariedade, e Bem Comum
Mostra como as pessoas podem ser solidárias e apresenta a importância do bem comum em várias situações: em casa, nas ruas, nas praças, praias, parques, nos monumentos, no meio ambiente e na prática do consumo consciente.

28 Caderno do aluno Cada criança terá seu Caderno, que
ficará com ela o ano inteiro. Nele estarão reunidas todas as informações obtidas em discussão de classe, pesquisas, atividades, entrevistas e experiências vividas nas comunidades. O Caderno visa estimular a criança a buscar informações, da forma mais variada possível. Possui perguntas e espaços para desenhos, fotos e textos livres, em que a criança pode falar de seus gostos, hábitos, histórias da família, etc.

29 Revistas

30 O estatuto da criança e do adolescente
A Turma da Mônica apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente de forma clara, de fácil compreensão e recheada brincadeiras típicas da turminha.

31 REVISTA UM POR TODOS E TODOS POR UM
Contem quatro histórias. Cada uma delas aborda um aspecto da cidadania, ética e transparência

32 Brasil, o Gigante A história demonstra que o Brasil não é grande só por sua extensão territorial, mas também pela diversidade de paisagens e pelas muitas culturas que ele abriga

33 A cidadania começa Cedo
A turminha está encenando uma peça teatral na escola. O argumento retrata a vida de um mau prefeito e sua relação com a comunidade. Cascão interpreta o prefeito corrupto que fez muitas promessas aos seus eleitores e não cumpriu. O povo insatisfeito (o resto da turminha) tenta tirá-lo do poder.

34 REVISTA DE ATIVIDADES A revista de atividades reforça conceitos, oferece desafios e diverte.

35 Materiais lúdicos

36 Jogo cartonado: Memória
O Jogo da Memória reforça o conteúdo pela associação de imagens com os diferentes conceitos

37 Jogo cartonado: Ludo Oferece o desafio e a competição para o reforço do conteúdo

38 Materiais de reforço visual

39 Avisos de porta

40 Cartazes e Volantes

41 Cartazes e volantes

42 Cartazes e volantes

43 Alunos da Escola Santa Terezinha
Execução do projeto “UM POR TODOS E TODOS POR UM!” Pela ética e cidadania

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56 Obrigada pela atenção de todos!
FIM Obrigada pela atenção de todos!


Carregar ppt "Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google