Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMatheushenrique Mauricio Alterado mais de 10 anos atrás
1
É na escola que a criança tem as primeiras noções de convívio social e de padrões de conduta.
2
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
Diferentes na origem, no nível socioeconômico, nos valores, nas crenças religiosas e costumes. Neste ambiente é que se dá a convivência entre alunos. Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
3
E neste lugar, o educador pode trabalhar a autoestima,
4
...o respeito ao outro e ao meio ambiente,
5
... a participação na solução de problemas,
6
...e a integração com a comunidade
7
Princípios básicos para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e capazes de brigar por seus direitos.
8
A escola é portanto o melhor lugar para despertar o senso de cidadania, da ética, de união e responsabilidade.
9
Assim , o projeto UM POR TODOS E TODOS POR UM nasce na escola e irradia-se pela comunidade
10
O conteúdo
11
Cada vez que pensamos no bem comum, que respeitamos as pessoas como elas são, que preservamos o meio ambiente, que cumprimos nossos deveres e vemos nossos direitos respeitados, estamos praticando a cidadania.
12
Dessa forma, a cidadania é um conjunto de princípios que precisam ser exercidos e incorporados.
Durante um semestre, vamos trabalhar valores imprescindíveis para a construção da cidadania.
13
Esses valores foram elaborados e transformados em um conteúdo que aborda três grandes eixos: Autoestima Inclusão Valores ética e cidadania
14
MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares -
Atividades Complementares, presentes em todos os capítulos, têm o objetivo de divertir e reforçar o conteúdo, são elas: Histórias e histórias: são histórias na forma de quadrinhos, que servirão de referência para questionários e atividades lúdicas. Bate-papo: são perguntas dirigidas ao aluno que reforçam o tema e levam a criança à reflexão.
15
MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares -
Atividades Lúdicas: Passatempo: são atividades gráficas como sete erros, eliminando as letras, enigma e vamos colorir. No caso de crianças menores, o professor deve ajudar. Artemanha: são experimentos e atividades plásticas. Recreio: são jogos e brincadeiras.
16
MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares -
A palavra é sua: a criança dá sua opinião sobre determinado assunto. Textos: Texto do Professor: são texto dirigidos exclusivamente ao professor, com a função de enriquecer seu conhecimento sobre o assunto em questão. Texto do aluno: são textos a serem lidos e discutidos em sala de aula. Esses textos estão no Caderno do Aluno.
17
MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares -
Pesquisa: pesquisas realizadas pelos alunos por meio de jornais, da comunidade, da família, livros, internet, etc. Vivencia: são exercícios que levam a compreender o conceito apresentado por meio de vivências que emocionam, divertem e elucidam suas curiosidades. Arte para aprender: são avisos de porta, cartazes e jogos que além de divertir, reforçam o conteúdo didático.
18
Módulo I - Autoestima Este módulo demonstra a importância da autoestima e o papel fundamental do professor nesta questão. As atividades promovem o autoconhecimento e a autoestima.
19
Módulo II – Ser diferente é Legal!
Somos todos diferentes Pessoas com deficiência física Brasil, Berço Esplêndido
20
Módulo II - Ser Diferente é legal! Somos todos diferentes
Evidencia como as diferenças podem ser enriquecedoras e que cada pessoa tem suas características físicas, de personalidade, de crenças e de costumes. Também realça que o convívio sem preconceito amplia nossas perspectivas e nos completa.
21
Módulo II - Ser Diferente é legal! Pessoas com deficiência física
Apresenta a importância da acessibilidade e analisa as dificuldades que enfrentam as pessoas com uma deficiência física. Também demonstra e valoriza suas habilidades especiais, como tato, o olfato, a destreza, a comunicação não verbal e outras. São oferecidas aos alunos vivências de situações nas quais estarão privados da visão, da fala e com limitação de movimentos, com o objetivo de fazê-los perceber como é pertencer a este universo, tão difícil de lidar.
22
Módulo II - Ser Diferente é legal! Brasil, Berço Esplêndido
Apresenta cada um dos povos que imigrou para o Brasil e também os índios que aqui viviam. Demonstra suas contribuições e nossa ascendência.
23
Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro!
Brasil, Pátria Amada Brasil, Uma República Democracia Cidadania Voluntariado, Solidariedade e Bem Comum Valores e participação
24
Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Brasil, uma república
Define República, as diferenças entre esse regime e a monarquia, e enfoca os três poderes
25
Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Democracia
Define e demonstra o sentido da democracia participativa.
26
Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Cidadania
Fala sobre cidadania, direitos e deveres
27
Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Voluntariado, Solidariedade, e Bem Comum
Mostra como as pessoas podem ser solidárias e apresenta a importância do bem comum em várias situações: em casa, nas ruas, nas praças, praias, parques, nos monumentos, no meio ambiente e na prática do consumo consciente.
28
Caderno do aluno Cada criança terá seu Caderno, que
ficará com ela o ano inteiro. Nele estarão reunidas todas as informações obtidas em discussão de classe, pesquisas, atividades, entrevistas e experiências vividas nas comunidades. O Caderno visa estimular a criança a buscar informações, da forma mais variada possível. Possui perguntas e espaços para desenhos, fotos e textos livres, em que a criança pode falar de seus gostos, hábitos, histórias da família, etc.
29
Revistas
30
O estatuto da criança e do adolescente
A Turma da Mônica apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente de forma clara, de fácil compreensão e recheada brincadeiras típicas da turminha.
31
REVISTA UM POR TODOS E TODOS POR UM
Contem quatro histórias. Cada uma delas aborda um aspecto da cidadania, ética e transparência
32
Brasil, o Gigante A história demonstra que o Brasil não é grande só por sua extensão territorial, mas também pela diversidade de paisagens e pelas muitas culturas que ele abriga
33
A cidadania começa Cedo
A turminha está encenando uma peça teatral na escola. O argumento retrata a vida de um mau prefeito e sua relação com a comunidade. Cascão interpreta o prefeito corrupto que fez muitas promessas aos seus eleitores e não cumpriu. O povo insatisfeito (o resto da turminha) tenta tirá-lo do poder.
34
REVISTA DE ATIVIDADES A revista de atividades reforça conceitos, oferece desafios e diverte.
35
Materiais lúdicos
36
Jogo cartonado: Memória
O Jogo da Memória reforça o conteúdo pela associação de imagens com os diferentes conceitos
37
Jogo cartonado: Ludo Oferece o desafio e a competição para o reforço do conteúdo
38
Materiais de reforço visual
39
Avisos de porta
40
Cartazes e Volantes
41
Cartazes e volantes
42
Cartazes e volantes
43
Alunos da Escola Santa Terezinha
Execução do projeto “UM POR TODOS E TODOS POR UM!” Pela ética e cidadania
56
Obrigada pela atenção de todos!
FIM Obrigada pela atenção de todos!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.