A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Prof a Dr a Léa Depresbiteris

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Prof a Dr a Léa Depresbiteris"— Transcrição da apresentação:

1 8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Prof a Dr a Léa Depresbiteris

2 Captar a representação mental das pessoas:percepções, construtos sociais, pré- requisitos.

3 Ilusão de ótica

4 Curso de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico pela TV SENAI/1979 Coordenação Arlette Azevedo de Paula Guibert

5 Materiais instrucionais de diversas linguagens Estímulo à resolução de problemas Participação ativa do educando

6 Competência Saber-fazer Saber- saber Saber-ser Saber- agir Saber- conviver

7 Quino

8

9 COMPETÊNCIAS São mobilizadas por Se consolidam Conhecimentos Habilidades Experiência Atitudes/ Valores Práticas Capacidades

10 Fonte: Maria Auxiliadora C.Christófaro Auxiliar de enfermagem Competências e natureza do trabalho

11 Competências identificadas para o auxiliar de enfermagem – eixos da prática Promoção da saúde e prevenção de agravos Comunicação e registros Bases tecnológicas para o cuidado de enfermagem em diferentes situações clínico- cirúrgicas Prontidão em ações e procedimentos de enfermagem nas situações de urgências e emergências Organização do próprio trabalho Organização coletiva do trabalho

12 Competências do ENEM Dominar linguagens Compreender fenômenos Enfrentar situações- problema Construir argumentação Elaborar propostas

13 MEDIADOR capacidades já existentes capacidades novas e mais complexas Mediação

14 NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO ATUAL MEDIAÇÃO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL Vygotsky Zona proximal de desenvolvimento

15 Paulo Freire Grandes mediadores Problematização- Desafios e possibilidades das situações existenciais concretas. Leitura do mundo

16 Reuven Feuerstein

17 INTENCIONALIDADE RECIPROCIDADE SIGNIFICADO TRANSCENDÊNCIA Critérios de mediação de Feuerstein AB

18 Historicidade dos produtos humanos

19 Significado e Historicidade dos produtos humanos

20 Competência Orientar-se espacialmente, de modo a localizar-se física e mentalmente, a partir de referenciais.

21 Saber-fazer (ações)Saberes (conhecimentos) Saber-ser (atitudes, valores) Orientar-se quanto às posições relativas: esquerda, direita, atrás, na frente, em cima, embaixo, acima Conceitos de esquerda, direita, atrás, na frente, em cima, embaixo, acima Zelar pela precisão na orientação Respeito a quem se comunica Comunicação clara e pertinente Orientar-se quanto às posições absolutas: pontos cardeais e colaterais Pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste Pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste, Sudoeste. Ler e interpretar mapas. Mapas, esquemas Interpretar bússolasBússola Orientar espacialmente outras pessoas Cálculos matemáticos simples (graus, frações) Transcender a orientação espacial para outras situações escolares e de vida. Localização de idéias em um texto.

22 Orienta-se quanto às posições relativas:frente, atrás, direita, esquerda, acima e abaixo Orienta-se com relação aos pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. Orienta-se com relação aos pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste, Sudoeste Tem clareza na comunicação espacial Mostra respeito ao que está sendo orientado Apresenta respostas precisas. Indicadores de avaliação

23 Diversificar as formas/suportes de comunicação na EaD Chat ou sala de bate papo Áreas de publicação de trabalhos Diário Fórum ou lista de discussão Portfólios eletrônicos Correio Textos colaborativos

24

25

26 Proposta de Maguerez Método do Arco (Bordenave) REALIDADE Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) Pontos ChavesHipóteses de Solução Teorização

27 Aprendizagem significativa - Resolução de problemas Fonte:Senai,2003 Tarefas autênticas Problemas com várias soluções possíveis

28 Tipos de pensamento

29 Pensamento criativo

30 aluno a aluno b aluno c aluno n... CRITÉRIOS ESPERADOS Abordagem referenciada em critérios

31 COGNITIVA AFETIVA Duas faces de uma moeda transparente

32 Relações entre razão e emoções Phineas Gage

33


Carregar ppt "8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Prof a Dr a Léa Depresbiteris"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google