Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSofia Cornelio Alterado mais de 10 anos atrás
1
8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Mini-curso Competência em Educação a Distância Integrando saberes Prof a Dr a Léa Depresbiteris leateris@uol.com.br
2
Temas - questões O que são competências? Que relações existem entre competências, capacidades e habilidades? Como integrar os recursos cognitivos para mobilizar competências? Que estratégias de ensino e recursos podem tornar mais significativa a aprendizagem no EaD? Como lidar com atitudes e valores como dimensões das competências?
3
Desenho original de Bridget Riley.
6
Zenit Polar é um código, no qual algumas letras são trocadas por outras. Esse tipo de codificação foi utilizada na Segunda Grande Guerra Mundial. POLAR corresponde a ZENIT. Logo, cada letra de uma palavra de Zenit corresponde cada letra de Polar. Veja se você consegue decifrar essa mensagem em Zenit Polar. Osctovi e sou celcoare de cemzorolcai Ebtagidi, Noi JOGO DO ZENIT POLAR
7
Competência Saber-fazer Saber- saber Saber-ser Saber- agir Saber- conviver
8
Competências? Habilidades? Atitudes? Aptidão?
9
Quino
11
Abordagem de aprendizagem Transmitir Informações Construir Competências ExposiçãoMediação Ensinar para acumular conhecimento Ensinar para agir de modo consciente e ético
15
Fonte: Maria Auxiliadora C.Christófaro Auxiliar de enfermagem Competências e natureza do trabalho
16
Competências identificadas para o auxiliar de enfermagem – eixos da prática Promoção da saúde e prevenção de agravos Comunicação e registros Bases tecnológicas para o cuidado de enfermagem em diferentes situações clínico-cirúrgicas Prontidão em ações e procedimentos de enfermagem nas situações de urgências e emergências Organização do próprio trabalho Organização coletiva do trabalho
17
Competência Orientar-se espacialmente, de modo a localizar-se física e mentalmente, por meio de referenciais e comunicação adequada.
18
Saber-fazer (ações)Saberes (conhecimentos)Saber-ser (atitudes, valores) Orientar-se quanto às posições relativas: esquerda, direita, atrás, na frente, em cima, embaixo, acima Conceitos de esquerda, direita, atrás, na frente, em cima, embaixo, acima Zelar pela precisão na orientação Respeito a quem se comunica Comunicação clara e pertinente Orientar-se quanto às posições absolutas: pontos cardeais e colaterais Pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste Pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste, Sudoeste. Ler e interpretar mapas.Mapas, esquemas Interpretar bússolasBússola Orientar espacialmente outras pessoas Cálculos matemáticos simples (graus, frações) Transcender a orientação espacial para outras situações escolares e de vida. Localização de idéias em um texto.
19
Orienta-se quanto às posições relativas:frente, atrás, direita, esquerda, acima e abaixo Orienta-se com relação aos pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. Orienta-se com relação aos pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste, Sudoeste Tem clareza na comunicação espacial Mostra respeito ao que está sendo orientado Apresenta respostas precisas. Indicadores de avaliação
20
MEDIADOR capacidades já existentes capacidades novas e mais complexas Mediação
21
ZDP ANTES DA MEDIAÇÃO
22
ZDP APÓS MEDIAÇÃO
23
Sócrates (470 AC) Princípios de mediação Propiciava ambiente de conversa, de debate, de resposta às perguntas que fazia. Estimular amplitude de idéias, atitudes de colaboração, argumentação. Aperfeiçoamento do ser humano
24
Paulo Freire Leitura de mundo – Investigação dialógica da realidade Tematização – Codificação e decodificação dos temas da realidade investigada Problematização- Desafios e possibilidades das situações existenciais concretas. Intervenção – ações para transformar Princípios educacionais
26
INTENCIONALIDADE RECIPROCIDADE SIGNIFICADO TRANSCENDÊNCIA Critérios de mediação de Feuerstein AB
28
PROVOCAR DISPOR INTERAGIR
29
Historicidade dos produtos humanos
30
O que pode favorecer a aprendizagem significativa Tratamento profundo da informação Oportunidade para aprender ativamente Ensino coerente Relação com o conhecimento prévio dos alunos Estímulo à metacognição dos alunos Tarefas relacionadas com o mundo real Aprendizagem Significativa
36
janela porta Lousa professo r Descubra onde senta cada pessoa na sala de aula. O Sol entra todas as manhã pela janela; O professor está a Norte de Amanda; Pedro está a Oeste de Amanda; Julia está a Sul de Pedro e Oeste da carteira vaga; André está a Sudoeste da carteira vaga e ao Sul de Julia; Antonio está a Leste de André e ao Sul da carteira vaga; Bia está a Noroeste de André e a Oeste de Pedro; Mário está a Sul de Bia e a Oeste de André e de Antônio. Onde está sentado João Carteira vaga
37
janela porta Lousa professor Parede BiaPedroAmanda JoãoJulia Carteira vaga MárioAndréAntônio Orientação espacial
38
O problema estava claro para mim? Resolvi impulsivamente, por ensaio e erro? Explorei sistematicamente todos os dados e informações? Possuía vocabulário e conceitos prévios para a solução do problema? Minha orientação espacial e temporal foi eficiente? Planejei estratégias para a resolução do problema? Escolhi outras estratégias no caminho? Levantei hipóteses e as comprovei? Auto-avaliação e metacognição Estabeleci relações entre as informações?
39
Proposta de Maguerez Método do Arco (Bordenave) REALIDADE Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) Pontos ChavesHipóteses de Solução Teorização
41
Aprendizagem significativa - Resolução de problemas Fonte:Senai,2003 Tarefas autênticas Problemas com várias soluções possíveis
42
XX X X imitativa heurística criativa X X X Fonte Antonio Simão Neto Tipos de respostas a solução de problemas
43
Casos de deontologia O chefe da unidade de saúde é procurado por um adolescente de 14 anos, desacompanhado dos pais ou responsáveis. Esse jovem deseja se consultar no programa de saúde mental da unidade, pois tinha informações de amigos sobre a qualidade desse serviço. Diz ser usuário de drogas, mas quer garantia que o serviço não comunique o fato a seus pais. O que você faria nesse caso? Comunicaria ou não os pais ou responsáveis? Que orientações daria ao rapaz? (Fortes, P.A.C. Ética e saúde, EPU, 1998)
44
Auto-estima X Desafios Auto-estima Desafio Sentimento de incapacidade Não ocorre aprendizagem significativa Fonte- Julio Furtado
45
Auto-estima X Desafios Auto-estima Desafio Desinteresse Não ocorre aprendizagem significativa Fonte- Julio Furtado
46
Auto-estima X Desafios Auto-estima Desafio Sentimento de possibilidade O desafio é encarado e ocorre aprendizagem significativa Fonte- Julio Furtado
47
aluno a aluno b aluno c aluno n... CRITÉRIOS ESPERADOS Abordagem referenciada em critérios
48
CompetênciaExcelenteBomEm progresso Necessita de apoio Rubricas da avaliação
49
Rubricas de avaliação para aplicação de medicação... NíveisDesempenhos 5 4 3 2 1 Domina e integra o saber-fazer, os saberes e o saber-ser da aplicação de medicação de rotina, verificação de sinais vitais e transporte para o leito. Os problemas apresentados em alguns dos saberes, do saber fazer e do saber-ser podem ser prejudiciais ao usuário. Apresenta leves problemas na integração do saber-fazer, dos saberes e do saber-ser da aplicação de medicação de rotina, verificação de sinais vitais e transporte para o leito. Demonstra alguns problemas em alguns dos saberes, saber- fazer ou saber-ser da aplicação de medicação de rotina, verificação de sinais vitais e transporte para o leito. Demonstra ainda não ter desenvolvido essa competência
50
COGNITIVA AFETIVA Duas faces de uma moeda transparente
52
Relações entre razão e emoções Phineas Gage
53
Atitudes, valores, comportamentos Cooperar Respeitar Dialogar Interagir Comprometer-se
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.