A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROCESSO EMPREENDEDOR Diferenças e semelhanças entre o empreendedor e o administrador É importante destacar que há diferenças significativas entre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROCESSO EMPREENDEDOR Diferenças e semelhanças entre o empreendedor e o administrador É importante destacar que há diferenças significativas entre."— Transcrição da apresentação:

1

2 O PROCESSO EMPREENDEDOR

3 Diferenças e semelhanças entre o empreendedor e o administrador É importante destacar que há diferenças significativas entre a figura do empreendedor e a do administrador. São diferenças importantes para que se possa compreender o papel de cada um deles e sua importância para o desenvolvimento de nação. Para isso continuaremos a observar pelo olhar de Dornelas (2005, p ). Para este autor, os administradores, mesmo os de sucesso, em geral, apresentam características como pessoalidade, bom uso do relacionamento interpessoal, com foco nas organizações e ações conjuntas, além da utilização da estrutura hierárquica. Empreendedores de sucesso, por outro lado, são visionários, sabem tomar decisões, fazem a diferença sabendo explorar ao máximo as oportunidades. Eles são determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem. São independentes e proativos, consequentemente, ricos, com muita capacidade de planejamento, liderança e organização. São bem relacionados, possuem conhecimento, assumem risco calculado, além de criar valor para a sociedade. É importante destacar que há diferenças significativas entre a figura do empreendedor e a do administrador. São diferenças importantes para que se possa compreender o papel de cada um deles e sua importância para o desenvolvimento de nação. Para isso continuaremos a observar pelo olhar de Dornelas (2005, p ). Para este autor, os administradores, mesmo os de sucesso, em geral, apresentam características como pessoalidade, bom uso do relacionamento interpessoal, com foco nas organizações e ações conjuntas, além da utilização da estrutura hierárquica. Empreendedores de sucesso, por outro lado, são visionários, sabem tomar decisões, fazem a diferença sabendo explorar ao máximo as oportunidades. Eles são determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem. São independentes e proativos, consequentemente, ricos, com muita capacidade de planejamento, liderança e organização. São bem relacionados, possuem conhecimento, assumem risco calculado, além de criar valor para a sociedade.

4 Para entender sobre o conceito de administrador é preciso captar primeiro a ideia que o fez surgir: administração. Segundo Chiavenato (1997, p. 7), a tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas. Seja nas indústrias, no comércio, nas organizações de serviços públicos, nos hospitais, nas universidades, nas instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns depende principalmente da capacidade daqueles que exercem função administrativa. Considera-se o planejamento com visão de futuro um dos principais diferenciais entre o empreendedor e o administrador. Porém, se planejar é uma das funções básicas do administrador, apontadas na abordagem clássica, Dornelas (2001, p. 37) considera isso um paradoxo, pois, o empreendedor estaria sendo um administrador completo, que incorpora as várias abordagens existentes sem se restringir a apenas uma delas e interage com seu ambiente para tomar as melhores decisões. Depois de tal raciocínio pode-se claramente ver que o administrador necessita de habilidade para gerenciar pessoas para que estas possam fazer o melhor uso possível de suas competências e também dos recursos materiais que a organização lhes oferece para o seu processo produtivo. Para entender sobre o conceito de administrador é preciso captar primeiro a ideia que o fez surgir: administração. Segundo Chiavenato (1997, p. 7), a tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas. Seja nas indústrias, no comércio, nas organizações de serviços públicos, nos hospitais, nas universidades, nas instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns depende principalmente da capacidade daqueles que exercem função administrativa. Considera-se o planejamento com visão de futuro um dos principais diferenciais entre o empreendedor e o administrador. Porém, se planejar é uma das funções básicas do administrador, apontadas na abordagem clássica, Dornelas (2001, p. 37) considera isso um paradoxo, pois, o empreendedor estaria sendo um administrador completo, que incorpora as várias abordagens existentes sem se restringir a apenas uma delas e interage com seu ambiente para tomar as melhores decisões. Depois de tal raciocínio pode-se claramente ver que o administrador necessita de habilidade para gerenciar pessoas para que estas possam fazer o melhor uso possível de suas competências e também dos recursos materiais que a organização lhes oferece para o seu processo produtivo.

5 Após a leitura desse tema, discorra: quais as similaridades e diferenças entre o administrador atual e o empreendedor de sucesso?

6 Empreendedorismo tem, pelo menos, três significados. Assinale com V as afirmações que considerar verdadeiras e com F aque-as que considerar falsas:

7 1.( ) A capacidade individual de empreender. 2. ( ) Desenvolvimento fundamental para toda pessoa. 3. ( ) Aquilo que usualmente exige intensos esforços iniciais. 4. ( ) O processo de iniciar e gerir empreendimentos. 5. ( ) O movimento somente social de desenvolvimento do espírito empreendedor. 1.( ) A capacidade individual de empreender. 2. ( ) Desenvolvimento fundamental para toda pessoa. 3. ( ) Aquilo que usualmente exige intensos esforços iniciais. 4. ( ) O processo de iniciar e gerir empreendimentos. 5. ( ) O movimento somente social de desenvolvimento do espírito empreendedor.

8 Depois de aprofundar seus conhecimentos sobre empreendedorismo e, nesse tema, sobre o processo empreendedor, defina: o que é atividade empreendedora? Ela pode ser aplicada interna à organização ?

9 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

10 Diante das leituras e atividades que você realizou nesse tema, anote em uma folha de papel os pontos mais importantes de uma nova empreitada empresarial. O desafio (hipotético) é: Você é um profissional da área de turismo, com larga experiência/vivência em operadoras de turismo e agências de viagens. Neste verão você viajou com a família para o litoral nordestino (Ceará/CE) e vislumbrou uma oportunidade de abertura de uma pousada em uma praia famosa de Fortaleza/CE. Quais as análises que você deverá realizar para verificar se a oportunidade é viável? Descreva-as e depois confira o resultado. Diante das leituras e atividades que você realizou nesse tema, anote em uma folha de papel os pontos mais importantes de uma nova empreitada empresarial. O desafio (hipotético) é: Você é um profissional da área de turismo, com larga experiência/vivência em operadoras de turismo e agências de viagens. Neste verão você viajou com a família para o litoral nordestino (Ceará/CE) e vislumbrou uma oportunidade de abertura de uma pousada em uma praia famosa de Fortaleza/CE. Quais as análises que você deverá realizar para verificar se a oportunidade é viável? Descreva-as e depois confira o resultado.

11 Vantagem Competitiva é _______________ ou circunstância que propicia à empresa uma ______________ sobre seus _________________. a)Capacidade, Vanguarda, varejista. b)Dianteira, Margem, fornecedores. c) Capacidade, Vanguarda, Distribuidores. d) Dianteira, vanguarda, clientes. e) Capacidade, Margem, Concorrentes. Vantagem Competitiva é _______________ ou circunstância que propicia à empresa uma ______________ sobre seus _________________. a)Capacidade, Vanguarda, varejista. b)Dianteira, Margem, fornecedores. c) Capacidade, Vanguarda, Distribuidores. d) Dianteira, vanguarda, clientes. e) Capacidade, Margem, Concorrentes.

12 PLANO DE NEGÓCIOS

13 Suponha que você seja um consultor de Administração Estratégica do Sebrae. Defina que argumentos você utilizaria para justificar a importância do Plano de Negócios a um empreendedor de primeira viagem.

14 Preencha os espaços da frase com a sequência de palavras corretas de uma das alternativas seguintes: A Administração é um processo porque consiste num __________ de ____________ desempenhadas por_______________, visando a alcançar os ___________ da organização. Preencha os espaços da frase com a sequência de palavras corretas de uma das alternativas seguintes: A Administração é um processo porque consiste num __________ de ____________ desempenhadas por_______________, visando a alcançar os ___________ da organização.

15 a)Fluxo de opiniões, Funções Interligadas, Gestores, canais. b) Fluxo de projetos, Funções, executivos da alta administração, melhores parceiros para a distribuição. c) Fluxo de Atividades, Funções Interligadas, Gestores, objetivos. d) Fluxo de Atividades, Funções, Gestores, caminhos e táticas. e) Fluxo de Funções, Projeto controlado, Consultores, caminhos e táticas. a)Fluxo de opiniões, Funções Interligadas, Gestores, canais. b) Fluxo de projetos, Funções, executivos da alta administração, melhores parceiros para a distribuição. c) Fluxo de Atividades, Funções Interligadas, Gestores, objetivos. d) Fluxo de Atividades, Funções, Gestores, caminhos e táticas. e) Fluxo de Funções, Projeto controlado, Consultores, caminhos e táticas.

16 Por que a Análise SWOT/PFOA é a essência de qualquer esforço estratégico?

17 BUSCANDO ASSESSORIA PARA O NEGÓCIO

18 Assinale a alternativa correta: a)Investidores de alto risco preferem novos negócios, pois eles são garantia de retornos altos e certeiros. b) A franquia não é bem-vista no Brasil, pois os retornos são baixíssimos. c) O Sebrae atende única exclusivamente a empresas de pequeno porte. d) As incubadoras ponto com não existem mais, pois as mesmas acabaram juntamente com as empresas ponto com nas bolsas americanas. e) O Instituto Endeavor Brasil desenvolve programas para auxiliar o microempreendedor e pequeno empreendedor, visando acabar com os fatores inibidores do crescimento da livre-iniciativa empreendedora. Assinale a alternativa correta: a)Investidores de alto risco preferem novos negócios, pois eles são garantia de retornos altos e certeiros. b) A franquia não é bem-vista no Brasil, pois os retornos são baixíssimos. c) O Sebrae atende única exclusivamente a empresas de pequeno porte. d) As incubadoras ponto com não existem mais, pois as mesmas acabaram juntamente com as empresas ponto com nas bolsas americanas. e) O Instituto Endeavor Brasil desenvolve programas para auxiliar o microempreendedor e pequeno empreendedor, visando acabar com os fatores inibidores do crescimento da livre-iniciativa empreendedora.

19 _____________ é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia do negócio ao ______________. a) Franqueado, investidor. b) Franqueador, empregado. c) Franqueador, supervisor. d) Franqueador, franqueado. e) Franqueado, empregado. _____________ é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia do negócio ao ______________. a) Franqueado, investidor. b) Franqueador, empregado. c) Franqueador, supervisor. d) Franqueador, franqueado. e) Franqueado, empregado.

20 QUESTÕES LEGAIS CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA

21 A definição de uma Associação é: a)Entidade de Direito Privado, dotada de personalidade jurídica, é o agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos com fins lucrativos. b) Entidade de Direito Público, dotada de personalidade física, é o agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos com fins lucrativos. c) Autarquia federal, dotada de personalidade jurídica, é o agrupamento de pessoas para a realização de objetivos e consecução de objetivos com fins não lucrativos. d) Entidade de Direito Privado, dotada de personalidade jurídica, é o agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos com fins não lucrativos. e) Entidade de Direito Público, dotada de personalidade jurídica, é o agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos com fins lucrativos a)Entidade de Direito Privado, dotada de personalidade jurídica, é o agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos com fins lucrativos. b) Entidade de Direito Público, dotada de personalidade física, é o agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos com fins lucrativos. c) Autarquia federal, dotada de personalidade jurídica, é o agrupamento de pessoas para a realização de objetivos e consecução de objetivos com fins não lucrativos. d) Entidade de Direito Privado, dotada de personalidade jurídica, é o agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos com fins não lucrativos. e) Entidade de Direito Público, dotada de personalidade jurídica, é o agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos com fins lucrativos

22 Para ser empreendedor individual legalizado é preciso faturar no máximo bruto anualmente é de: a)R$ ,00. b) R$ ,00. c) R$ ,00. d) R$ ,00. e) R$ ,00. Para ser empreendedor individual legalizado é preciso faturar no máximo bruto anualmente é de: a)R$ ,00. b) R$ ,00. c) R$ ,00. d) R$ ,00. e) R$ ,00.

23

24 Leia a situação a seguir: Uma grande empresa do ramo de hotelaria mudou sua sede para outro estado e contratou você para ser gerente do departamento de eventos. Para isso, você deverá formar sua equipe por meio de demissões na sede anterior e de novas contratações na localização atual da empresa. Com base na situação apresentada, quais ações iniciais devem ser tomadas pelo gerente, especialmente na gestão das pessoas em um ambiente diferente do da sede da empresa? Utilize como base os conceitos do Comportamento Organizacional e sua experiência em seu trabalho ou grupo escolar.

25 É possível afirmar que: a)Sistema e organização são caracterizados, ambos, pela estrutura de uma empresa. b) Sistema e organização se completam, formando o ambiente administrativo de uma empresa. c) Sistema e organização fazem parte da análise comportamental da empresa. d) Sistema e organização são frentes opostas dentro de uma empresa. e) Sistema e organização são nomenclaturas utilizadas para definir áreas dentro de uma empresa. É possível afirmar que: a)Sistema e organização são caracterizados, ambos, pela estrutura de uma empresa. b) Sistema e organização se completam, formando o ambiente administrativo de uma empresa. c) Sistema e organização fazem parte da análise comportamental da empresa. d) Sistema e organização são frentes opostas dentro de uma empresa. e) Sistema e organização são nomenclaturas utilizadas para definir áreas dentro de uma empresa.

26 As novas tecnologias abarcam três ondas definidas e uma quarta em processo de definição. Quais são elas: a)A química, a física, a tecnologia da informação e a biologia. b) A estratégica, a tecnologia da informação, a estrutural e a humanizada. c) A biologia, a física, a estratégica e a estrutural. d) A tecnologia da informação, a química, a estratégica e a de desenvolvimento. e) A estrutural, a estratégica, a humanizada e a biologia. As novas tecnologias abarcam três ondas definidas e uma quarta em processo de definição. Quais são elas: a)A química, a física, a tecnologia da informação e a biologia. b) A estratégica, a tecnologia da informação, a estrutural e a humanizada. c) A biologia, a física, a estratégica e a estrutural. d) A tecnologia da informação, a química, a estratégica e a de desenvolvimento. e) A estrutural, a estratégica, a humanizada e a biologia.

27 Considere a frase a seguir: Na gestão do conhecimento, o funcionário passa a ser um colaborador-associado (CARAVANTES; CARAVANTES; KLOE-CKNER, 2008, p. 65). O que seria um colaborador associado? Explique. Considere a frase a seguir: Na gestão do conhecimento, o funcionário passa a ser um colaborador-associado (CARAVANTES; CARAVANTES; KLOE-CKNER, 2008, p. 65). O que seria um colaborador associado? Explique.

28 Em se tratando de comportamento organizacional e personalidade do indivíduo, assinale a alternativa correta quanto às afirmações a seguir: I - As diferentes teorias da personalidade servem como base para os estudos na área do Comportamento Organizacional. II - A abordagem integrativa é caracterizada pela união de emoção, cognição, atitudes, entre outras. III - A personalidade do indivíduo pode garantir a escolha por cada função e cargo nas organizações. IV - O comportamento organizacional não tem relação com o comportamento individual de cada funcionário. Em se tratando de comportamento organizacional e personalidade do indivíduo, assinale a alternativa correta quanto às afirmações a seguir: I - As diferentes teorias da personalidade servem como base para os estudos na área do Comportamento Organizacional. II - A abordagem integrativa é caracterizada pela união de emoção, cognição, atitudes, entre outras. III - A personalidade do indivíduo pode garantir a escolha por cada função e cargo nas organizações. IV - O comportamento organizacional não tem relação com o comportamento individual de cada funcionário.

29 a)As alternativas I e II são falsas. b) As alternativas I e IV são verdadeiras. c) As alternativas I, II e III são verdadeiras. d) Somente a alternativa II é falsa. e) Todas as alternativas são verdadeiras. a)As alternativas I e II são falsas. b) As alternativas I e IV são verdadeiras. c) As alternativas I, II e III são verdadeiras. d) Somente a alternativa II é falsa. e) Todas as alternativas são verdadeiras.

30 Assinale a alternativa que melhor descreve os fatores que caracterizam uma equipe: a) Mínimo de dez pessoas e máximo de 50 pessoas, rede de comunicação direta, identidade visual delimitada, objetivos distintos, papéis e funções designadas para cada membro. b) Mínimo de duas pessoas e máximo de 50 pessoas, rede de comunicação extensa, identidade coletiva, objetivos comuns individuais e atividades, papéis e funções designadas para cada membro. c) Mínimo de duas pessoas e máximo de 30 pessoas, rede de comunicação efetiva, identidade coletiva, objetivos comuns individuais e atividades, papéis e funções designadas para cada membro. d) Mínimo de duas pessoas e sem limite de máximo, rede de comunicação efetiva, identidade pessoal, objetivos que coincidem com os da empresa, papéis e funções designadas para cada membro. e) Nenhuma das alternativas está correta. a) Mínimo de dez pessoas e máximo de 50 pessoas, rede de comunicação direta, identidade visual delimitada, objetivos distintos, papéis e funções designadas para cada membro. b) Mínimo de duas pessoas e máximo de 50 pessoas, rede de comunicação extensa, identidade coletiva, objetivos comuns individuais e atividades, papéis e funções designadas para cada membro. c) Mínimo de duas pessoas e máximo de 30 pessoas, rede de comunicação efetiva, identidade coletiva, objetivos comuns individuais e atividades, papéis e funções designadas para cada membro. d) Mínimo de duas pessoas e sem limite de máximo, rede de comunicação efetiva, identidade pessoal, objetivos que coincidem com os da empresa, papéis e funções designadas para cada membro. e) Nenhuma das alternativas está correta.

31 O modelo comportamental de liderança foca: a)Questões essencialmente da cultura organizacional. b) Questões de produtividade e da cultura organizacional. c) Questões financeiras e de produtividade de forma geral. d) Questões de produtividade e de necessidades individuais. e) Questões sociais, da cultura organizacional e de produtividade. O modelo comportamental de liderança foca: a)Questões essencialmente da cultura organizacional. b) Questões de produtividade e da cultura organizacional. c) Questões financeiras e de produtividade de forma geral. d) Questões de produtividade e de necessidades individuais. e) Questões sociais, da cultura organizacional e de produtividade.

32 A ética é um dos mecanismos para o sucesso organizacional, pois: a)Com a ética é possível fidelizar clientes. b) Com ética é possível tornar a empresa mais rentável. c) Com a ética é possível garantir a visibilidade da empresa. d) Com a ética é possível desenvolver uma comunicação eficaz. e) Todas as respostas anteriores são verdadeira A ética é um dos mecanismos para o sucesso organizacional, pois: a)Com a ética é possível fidelizar clientes. b) Com ética é possível tornar a empresa mais rentável. c) Com a ética é possível garantir a visibilidade da empresa. d) Com a ética é possível desenvolver uma comunicação eficaz. e) Todas as respostas anteriores são verdadeira

33 Explique a diferença e a relação entre ética, caráter e atitude.

34

35 Questão 1 Resposta: Na verdade, o empreendedor não tem e tampouco domina todas as funções do administrador como Henri Fayol postulou no século XX: planejar, organizar, dirigir e controlar. Porém, os empreendedores tem é uma visão de futuro bastante apurada e sabem que é necessário para planejar constantemente suas ações, por coincidência, uma das funções do administrar. Ambos assumem riscos calculados, são ótimos líderes, criam equipes, a ambição também é peculiar aos dois, tendo também temperamento imparcial e muito otimismo. Questão 1 Resposta: Na verdade, o empreendedor não tem e tampouco domina todas as funções do administrador como Henri Fayol postulou no século XX: planejar, organizar, dirigir e controlar. Porém, os empreendedores tem é uma visão de futuro bastante apurada e sabem que é necessário para planejar constantemente suas ações, por coincidência, uma das funções do administrar. Ambos assumem riscos calculados, são ótimos líderes, criam equipes, a ambição também é peculiar aos dois, tendo também temperamento imparcial e muito otimismo. Questão 2 Resposta:1. V / 2. F / 3. V / 4. V / 5. F. Questão 2 Resposta:1. V / 2. F / 3. V / 4. V / 5. F.

36 Questão 3 Resposta: Atividade empreendedora é todo procedimento que procura inovar e criar soluções às oportunidades (favorabilidades/facilidades) que o mercado oferece, tendo como premissa básica o levantamento e análise de dados e informações do ambiente externo (clientes finais, possíveis concorrentes, possíveis fornecedores). Depois do levantamento e análise, o empreendedor deve realizar uma série de estudos (potencial de mercado, perfil do potencial cliente, capacidade produtiva, necessidades de financiamentos entre outros) para verificar a viabilidade do projeto. Após tudo isso, o mesmo deve confeccionar o Plano de Negócios (Business Plan), implementar/executar o plano e, por último, acompanhar a implementação, avaliando e controlando a execução, corrigindo desvios e aferindo os resultados. Esta atividade pode ser tanto interna quanto externa à organização. Quando internamente denomina-se empreendedorismo corporativo. Questão 3 Resposta: Atividade empreendedora é todo procedimento que procura inovar e criar soluções às oportunidades (favorabilidades/facilidades) que o mercado oferece, tendo como premissa básica o levantamento e análise de dados e informações do ambiente externo (clientes finais, possíveis concorrentes, possíveis fornecedores). Depois do levantamento e análise, o empreendedor deve realizar uma série de estudos (potencial de mercado, perfil do potencial cliente, capacidade produtiva, necessidades de financiamentos entre outros) para verificar a viabilidade do projeto. Após tudo isso, o mesmo deve confeccionar o Plano de Negócios (Business Plan), implementar/executar o plano e, por último, acompanhar a implementação, avaliando e controlando a execução, corrigindo desvios e aferindo os resultados. Esta atividade pode ser tanto interna quanto externa à organização. Quando internamente denomina-se empreendedorismo corporativo.

37 Questão 4 Resposta: A análise deverá ser realizada contemplando os ambientes externos - mercado e macroambientes - e seus elementos mais importantes. - Estudar a relação Produto – Mercado. Qual o posicionamento atual dos concorrentes? Quem serão os clientes? Clientes Finais (Consumidores) ou Corporativos? Qual o posicionamento futuro (do novo empreendimento)? Quem serão os fornecedores? Quais são os Canais de Distribuição? Parceiros? Distribuidor? Varejo? Venda Direta? Parceiros Financeiros? Governo (regulação e fiscalização)? Questão 4 Resposta: A análise deverá ser realizada contemplando os ambientes externos - mercado e macroambientes - e seus elementos mais importantes. - Estudar a relação Produto – Mercado. Qual o posicionamento atual dos concorrentes? Quem serão os clientes? Clientes Finais (Consumidores) ou Corporativos? Qual o posicionamento futuro (do novo empreendimento)? Quem serão os fornecedores? Quais são os Canais de Distribuição? Parceiros? Distribuidor? Varejo? Venda Direta? Parceiros Financeiros? Governo (regulação e fiscalização)? Questão 5 Resposta: Alternativa E. Questão 5 Resposta: Alternativa E.

38 Questão 6 Resposta: Para solucionar este desafio você poderia argumentar que é provado por estudos/pesquisas que as causas de mortalidade das micro e pequenas empresas startup são: incompetência gerencial e a falta de conhecimento na área de atuação; que o plano de negócios é um documento essencial para: desenvolver uma forma mais racional e sistemática de saber onde está e qual situação futura se deseja alcançar; o plano de negócios servirá como documento às empresas financiadoras e/ou investidoras; o plano servirá para implementar e avaliar as ações do novo negócio no transcorrer de suas atividades (no curto, médio e longo prazo), servindo como um painel para sinalizar os possíveis desvios e recolocar tudo nos devidos lugares, seguindo o planejamento. Questão 6 Resposta: Para solucionar este desafio você poderia argumentar que é provado por estudos/pesquisas que as causas de mortalidade das micro e pequenas empresas startup são: incompetência gerencial e a falta de conhecimento na área de atuação; que o plano de negócios é um documento essencial para: desenvolver uma forma mais racional e sistemática de saber onde está e qual situação futura se deseja alcançar; o plano de negócios servirá como documento às empresas financiadoras e/ou investidoras; o plano servirá para implementar e avaliar as ações do novo negócio no transcorrer de suas atividades (no curto, médio e longo prazo), servindo como um painel para sinalizar os possíveis desvios e recolocar tudo nos devidos lugares, seguindo o planejamento.

39 Questão 7 Resposta: Alternativa C. Justificativa: a Administração tem suas funções muito bem delineadas que são: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Suas tarefas e atividades visam, primariamente, alcançar os objetivos traçados em um período de tempo, independente da área funcional que esteja trabalhando. Questão 7 Resposta: Alternativa C. Justificativa: a Administração tem suas funções muito bem delineadas que são: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Suas tarefas e atividades visam, primariamente, alcançar os objetivos traçados em um período de tempo, independente da área funcional que esteja trabalhando. Questão 8 Resposta: Porque exige dos empreendedores e gerentes a avaliação das oportunidades e ameaças para poder identificar um segmento ou um nicho que a organização possa explorar. Porque as empresas startup utilizam a análise dos concorrentes para saber as oportunidades e as ameaças para planejar melhor. P = Potencialidades F = Fragilidades O = Oportunidades A = Ameaças S = Força W = Fraqueza O = Oportunidades T = Ameaças Questão 8 Resposta: Porque exige dos empreendedores e gerentes a avaliação das oportunidades e ameaças para poder identificar um segmento ou um nicho que a organização possa explorar. Porque as empresas startup utilizam a análise dos concorrentes para saber as oportunidades e as ameaças para planejar melhor. P = Potencialidades F = Fragilidades O = Oportunidades A = Ameaças S = Força W = Fraqueza O = Oportunidades T = Ameaças

40 Questão 9 Resposta: Alternativa E. Questão 9 Resposta: Alternativa E. Questão 11 Resposta: Alternativa B. Questão 11 Resposta: Alternativa B. Questão 10 Resposta: Alternativa D. Questão 10 Resposta: Alternativa D. Questão 12 Resposta: Alternativa E. Questão 12 Resposta: Alternativa E.

41 Questão 13 Resposta: O gerente deve: - Estudar a cultura da região e acoplá-la à cultura da sua instituição. - Conhecer o perfil de cada colaborador. - Avaliar o comportamento dos integrantes da equipe antiga e nova, para realizar as demissões e contratações de forma assertiva. - Utilizar a visão sistêmica proveniente dos estudos em Comportamento Organizacional e gerenciar atividades e pessoas ao mesmo tempo. Por se tratar de um trabalho de eventos, em que a base do trabalho é por atendimento, deve-se realizar demissões e contratações certeiras para garantir que a empresa seja bem-avaliada na nova cidade. Questão 13 Resposta: O gerente deve: - Estudar a cultura da região e acoplá-la à cultura da sua instituição. - Conhecer o perfil de cada colaborador. - Avaliar o comportamento dos integrantes da equipe antiga e nova, para realizar as demissões e contratações de forma assertiva. - Utilizar a visão sistêmica proveniente dos estudos em Comportamento Organizacional e gerenciar atividades e pessoas ao mesmo tempo. Por se tratar de um trabalho de eventos, em que a base do trabalho é por atendimento, deve-se realizar demissões e contratações certeiras para garantir que a empresa seja bem-avaliada na nova cidade.

42 Questão 14 Resposta: Alternativa A. Questão 15: Resposta: Alternativa A. Questão 16: Resposta: O colaborador-associado passa a ser assessor e consultor externo. Questão 17: Resposta: Alternativa C. Questão 18: Resposta: Alternativa C. Questão 19: Resposta: Alternativa D. Questão 20: Resposta: Alternativa E. Questão 14 Resposta: Alternativa A. Questão 15: Resposta: Alternativa A. Questão 16: Resposta: O colaborador-associado passa a ser assessor e consultor externo. Questão 17: Resposta: Alternativa C. Questão 18: Resposta: Alternativa C. Questão 19: Resposta: Alternativa D. Questão 20: Resposta: Alternativa E.

43 Questão 21: Resposta: A ética deve ser como acordar pela manhã e olhar-se no espelho, ou seja, verificar exatamente como você se sente diante de sua própria essência e atitudes, afinal, não há como mentir para você mesmo. A ética, portanto, tem relação com o caráter, pois ele está diretamente ligado às atitudes dos indivíduos e estas, por sua vez, podem ou não ser éticas. A dependência não existe, pois o caráter nem sempre é ético. Questão 21: Resposta: A ética deve ser como acordar pela manhã e olhar-se no espelho, ou seja, verificar exatamente como você se sente diante de sua própria essência e atitudes, afinal, não há como mentir para você mesmo. A ética, portanto, tem relação com o caráter, pois ele está diretamente ligado às atitudes dos indivíduos e estas, por sua vez, podem ou não ser éticas. A dependência não existe, pois o caráter nem sempre é ético.

44


Carregar ppt "O PROCESSO EMPREENDEDOR Diferenças e semelhanças entre o empreendedor e o administrador É importante destacar que há diferenças significativas entre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google