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Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.

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Apresentação em tema: "Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações

2 Porque fazer gestão do conhecimento? Gestão do Conhecimento é uma nova prática gerencial que visa o aumento da competitividade das empresas!

3 Porque fazer gestão do conhecimento? Qual é a vantagem deste novo modelo de Gestão? Todos saem ganhando!

4 Entendendo a gestão do conhecimento. Porque todos saem ganhando?

5 Entendendo a gestão do conhecimento. Onde está o conhecimento nas organizações? O conhecimento é basicamente tácito e tem origem na cabeça das pessoas!O conhecimento é basicamente tácito e tem origem na cabeça das pessoas! A organização precisa transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito!A organização precisa transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito!

6 Entendendo a gestão do conhecimento. As organizações aprendem através das pessoas!As organizações aprendem através das pessoas! Logo, as organizações dependem das pessoas!Logo, as organizações dependem das pessoas! E qual é a relação com a competitividade?

7 Inovação e Competitividade. inovação A inovação é um dos principais agentes de mudanças econômicas e sociais nos países desenvolvidos.

8 Inovação e Competitividade Como se comportam as empresas mais inovadoras? Têm o conhecimento como principal recurso estratégico.Têm o conhecimento como principal recurso estratégico. Têm a aprendizagem como principal processo. Têm a aprendizagem como principal processo. A gestão do conhecimento faz parte do trabalho de todos os seus membros.A gestão do conhecimento faz parte do trabalho de todos os seus membros. Adotam uma postura de aprendizagem intensiva e permanente como forma de buscar a competitividade.Adotam uma postura de aprendizagem intensiva e permanente como forma de buscar a competitividade. Desenvolvem habilidade de aprender mais rápido que seus competidores.Desenvolvem habilidade de aprender mais rápido que seus competidores.

9 Conhecimento e Aprendizagem Consolida-se assim o CONHECIMENTO como sendo o recurso principal da Sociedade atualo CONHECIMENTO como sendo o recurso principal da Sociedade atual a APRENDIZAGEM como sendo o processo central dessa Sociedade.a APRENDIZAGEM como sendo o processo central dessa Sociedade.

10 Inovação e Competitividade Gestão do Conhecimento Inovação Contínua Vantagem Competitiva

11 Entendendo a gestão do conhecimento. A gestão do conhecimento visa fortalecer o patrimônio de conhecimento das organizações através das etapas: Aquisição e Criação do ConhecimentoAquisição e Criação do Conhecimento Compartilhamento do ConhecimentoCompartilhamento do Conhecimento Registro do ConhecimentoRegistro do Conhecimento

12 Entendendo a gestão do conhecimento. Disseminar Disseminar e Compartilhar Conhecimento RegistrarConhecimento Criar e AdquirirConhecimento

13 Entendendo a gestão do conhecimento. Características do conhecimento O conhecimento cresce quando compartilhado e quando usado, ao contrário do capital que, quando compartilhado, é diminuído. O conhecimento cresce quando compartilhado e quando usado, ao contrário do capital que, quando compartilhado, é diminuído. O conhecimento deteriora quando não é usado. Ex. a fluência em uma determinada língua deteriora se não é usada O conhecimento deteriora quando não é usado. Ex. a fluência em uma determinada língua deteriora se não é usada.

14 Entendendo a gestão do conhecimento. Como fazer a aquisição e criação do conhecimento? Criando ambientes propícios à criatividade e a inovação,Criando ambientes propícios à criatividade e a inovação, Investindo em treinamentos,Investindo em treinamentos, Participando em congressos,Participando em congressos, encontros e associações, etc. Aprendendo com o ambiente externo,Aprendendo com o ambiente externo, Contratando talentos.Contratando talentos.

15 Desafios da Gestão do Conhecimento Como fazer para que as pessoas compartilhem e registrem o seu conhecimento? Fortalecendo as relações de confiança,Fortalecendo as relações de confiança, Fortalecendo a auto estima, Fortalecendo a auto estima, Priorizando a realização pessoal,Priorizando a realização pessoal, Focando a melhoria da qualidade de vida das pessoas,Focando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, Elaborando procedimentos, normas, etc.Elaborando procedimentos, normas, etc.

16 Desafios da Gestão do Conhecimento As organizações estão praticando a Gestão do Conhecimento? Qual é o cenário atual?

17 Comportamento das empresas

18 Gestão do conhecimento nas organizações Aquisição e Criação do conhecimento

19 Gestão do conhecimento nas organizações Aquisição e Criação do conhecimento.

20 Gestão do conhecimento nas organizações Compartilhamento de Conhecimento

21 Gestão do conhecimento nas organizações Registro do conhecimento

22 Avaliação global da GC

23 Resultado parcial da análise A análise mostrou que as empresas estão, em grande parte, comprometidas com o treinamento dos funcionários, mas ainda são grandes os desafios relativos à criação, compartilhamento e ao registro do conhecimento.

24 Constatações As organizações não são competentes na Gestão do Conhecimento!

25 Constatações 1) Dinheiro não é tudo! A satisfação pessoal e a qualidade de vida tem sido mais valorizadas do que um bom salário

26 Constatações 2) As contribuições dos funcionários valem muito! É preciso incentivar a participação dos funcionários com idéias e sugestões!

27 Constatações 3) É preciso atrair e reter os talentos! Os processos de seleção devem ser focados na contratação de pessoas questionadoras, entusiasmadas, que saibam trabalhar em equipe e que busquem o auto-desenvolvimento!

28 Constatações 4) Todos precisam entender que o trabalho é importante e valioso! Todos na organização são importantes para alcançar o objetivo final! (construir um avião no lugar de apertar um parafuso)

29 Constatações 5) A melhor maneira de uma organização transferir conhecimento é contratar pessoas competentes e deixar que elas conversem entre si! Na economia do conhecimento, conversar é trabalhar! Na economia do conhecimento, conversar é trabalhar!

30 Constatações 6) Aumentar o contato face a face envolvendo todos os níveis hierárquicos! As reuniões são fundamentais para se criar ambiente de confiança onde as pessoas se sentem seguras, parte de um mesmo time e dispostas para compartilhar o seu conhecimento!

31 Constatações 7) Equilibrar a informalidade com a formalidade! A gestão do conhecimento exige ambientes criativos e informais, mas exige também formalidade na criação da memória organizacional!

32 Constatações 8) É preciso fortalecer o capital social! Redes de relacionamento entre as pessoas da organização geram confiança!

33 Constatações 9) Nós não sabemos o que sabemos! Se as empresas soubessem o que elas sabem, suas rentabilidades seriam três vezes maior. (Presidente da HP, LEW PLATT)

34 Constatações 10) O conhecimento deve ser coletivo ! A única vantagem sustentável que uma empresa tem é aquilo que ela sabe coletivamente, a eficiência com que ela usa o que sabe e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos.

35 Desafios da Gestão do Conhecimento Conclusão A gestão do conhecimento exige uma mudança cultural na empresa! A gestão do conhecimento exige uma mudança cultural na empresa!

36 Perspectivas As empresas estão mobilizadas em criar ambientes propícios à aprendizagem!Como? comunicação eficazcomunicação eficaz ambiente de confiançaambiente de confiança treinamentotreinamento trabalho em equipetrabalho em equipe auto estimaauto estima criatividadecriatividade trabalho voluntáriotrabalho voluntário

37 Perspectivas As primeiras mudanças observadas são : na política de RH (treinamento, seleção)na política de RH (treinamento, seleção) na posição do RH na estrutura das empresas,na posição do RH na estrutura das empresas, no processo de tomada de decisão,no processo de tomada de decisão, na elaboração da estratégia,na elaboração da estratégia, na preocupação com o capital social,na preocupação com o capital social, No aparecimento do Gestor do ConhecimentoNo aparecimento do Gestor do Conhecimento

38 Desafios da Gestão do Conhecimento Afinal, para que serve a gestão do conhecimento? A gestão do conhecimento visa alcançar resultados. Estes resultados podem e devem ser alcançados através do aumento da qualidade de vida dos funcionários!

39 Desafios da Gestão do Conhecimento Para se ter sucesso na gestão do conhecimento, é preciso colocar as pessoas no coração da estratégia organizacional! Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos

40 Para refletir A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original. A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein

41 Para refletir Porque sou do tamanho do que vejo e não do tamanho de minha altura... Porque sou do tamanho do que vejo e não do tamanho de minha altura... Carlos Drummond de Andrade


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