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Gestão Socioambiental como fator de Competitividade Empresarial

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Apresentação em tema: "Gestão Socioambiental como fator de Competitividade Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Socioambiental como fator de Competitividade Empresarial
Gestão de Relações Comunitárias Profª. Fernanda Alves

2 A Mudança no ambiente dos negócios

3 A empresa como instituição sociopolítica
Mudança no ambiente das empresas Empresas como instituições econômicas com responsabilidades referentes a problemas econômicos fundamentais (produção, mercado). DONAIRE, 2009

4 Visão tradicional da empresa
Preço e qualidade do produto Escolha dos empregados Empresa Uso de recursos (incluindo uso de capital) Quantidade produzida DONAIRE, 2009

5 A empresa como instituição sociopolítica
Visão tradicional Os aspectos sociais e políticos que influenciam o ambiente dos negócios não são considerados variáveis significativas e relevantes na tomada de decisões dos administradores, e as repercussões que as decisões internas possam acarretar no contexto sociopolítico tem pouco significado para a cúpula das empresas. "O que é bom para as empresas é bom para a sociedade de forma geral". DONAIRE, 2009

6 A empresa como instituição sociopolítica
Mudança no ambiente das empresas Surgimento de novos papéis (resultado das alterações no ambiente que operam – social e ambiental). DONAIRE, 2009

7 Visão moderna da empresa
Mudanças nos valores e ideologias sociais Ambiente internacional Intervenção crescente da atuação do estado na economia Aumento da influência de grupos sociais externos a organização Fortalecimento dos sindicatos e associações de classe Empresa Mudança da atitude da sociedade em relação ao papel desempenhado pelas empresas Crescimento da importância das comunicações e do papel desempenhado pelos meios de comunicação Elevação do padrão ético a ser desempenhado pelas organizações DONAIRE, 2009

8 A empresa como instituição sociopolítica
Visão moderna A empresa é vista como uma instituição sociopolítica. A linha de demarcação entre a empresa e seu ambiente é vaga e ambígua. Não há consenso de quais seriam as verdadeiras responsabiidades sociais de uma empresa. Este estado de coisas tem tornado o atual ambiente dos negócios imprevisível e mutável. DONAIRE, 2009

9 A empresa como instituição sociopolítica
Exemplos de novas preocupações Proteção ao consumidor Controle da poluição Segurança e qualidade dos produtos Assistência médica e social Defesa de grupos minoritários DONAIRE, 2009

10 A empresa como instituição sociopolítica
Consequências: Novas pressões por parte da sociedade Novas leis e regulamentações Mudanças nas "regras do jogo" Novas diretrizes e limitações para que a empresa possa operar de forma eficaz DONAIRE, 2009

11 A empresa como instituição sociopolítica
Mudança no pensamento da sociedade Ênfase econômico  ênfase no social Valorização de aspectos sociais Distribuição mais justa da renda Qualidade de vida Relacionamento humano Realização pessoal DONAIRE, 2009

12 A empresa como instituição sociopolítica
A sociedade tem ficado mais atenta ao comportamento ético das empresas. A imprensa tem noticiado posicionamentos poucos éticos por parte das empresas. Consequência cobrança de mais atitude e fiscalização por parte da classe política e do governo sobre a atuação das organizações. DONAIRE, 2009

13 A empresa como instituição sociopolítica
A lucratividade e a rentabilidade das empresas é fortemente influenciada pela sua capacidade de antecipar e reagir frente às mudanças sociais e políticas que ocorrem em seu ambiente de negócios. DONAIRE, 2009

14 A natureza da responsabilidade social

15 Responsabilidade Social
A responsabilidade social implica um sentido de obrigação para com a socidade. Proteção ambiental Projetos filantrópicos e educacionais Planejamento da comunidade Equidade nas oportunidades de emprego Serviços sociais em geral Todas ações de conformidade com o interesse público DONAIRE, 2009

16 Responsabilidade Social
A justificativa para o sentido de responsabilidade social por parte da empresa fundamenta-se na liberdade que a sociedade concede à empresa para existir. Pode-se considerar a existência de um contrato social. Uma empresa, como outras organizações, tem a liberdade de existir e trabalhar por um objetivo legítimo. O pagamento dessa liberdade é a contribuição da empresa para com a sociedade. DONAIRE, 2009

17 O contrato entre as organizações e a sociedade
NOVO CONTRATO VELHO CONTRATO ECONÔMICOS Insumos Capital Matéria-prima Recursos humanos Saídas Bens & Serviços Salários e rendas Juros e dividendos E M P R S A Saídas Poluição Acidente / doenças Discriminação / pobreza Insumos Ar e água Composição da mão-de-obra Qualidade da mão-de-obra SOCIAIS

18 A competitividade no contexto atual

19 A Competitividade A revolução tecnológica e o mundo cada vez mais globalizado estão gerando transformações e, consequentemente, um novo contexto competitivo empresarial. Nova realidade: rapidez nas informações, maior concorrência e comunicação instantânea. Condições mínimas de sobrevivência Preço, produto de qualidade, notável serviço para o cliente e controle de custos. ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, 2009.

20 A Competitividade O macroambiente traz novos desafios
Valorização de comportamentos ecologicamente corretos Busca por qualidade de vida no trabalho Postura ética Diversidade da força de trabalho Ambiente político Leis e regulamentos mais rígidos "licitações verdes" ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, 2009.

21 A Competitividade Ambiente tecnológico Ambiente econômico Ecodesing
Logística reversa Produção de menor impacto ambiental Maior segurança no trabalho Ambiente econômico Crédito diferenciado e mais barato para empresas ambientalmente corretas Expansão de fundos de investimentos socialmente responsáveis ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, 2009.

22 A Competitividade As empresas mais competitivas não são as que possuem acesso aos insumos de baixo custo, mas aquelas que sabem interpretar as tendências contextuais e empregam tecnologias e métodos mais avançados em sua gestão. A imagem da marca torna-se um fator estratégico, e influencia fortemente o preço das ações e a fidelidade dos clientes. ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, 2009.

23 A Competitividade Conceitos, valores, missão e crenças que integram o foco de construção das marcas propiciam uma competição cada vez mais centralizadas em elementos intangíveis, sendo difíceis de serem copiados por outras organizações. ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, 2009.

24 A Competitividade A reputação da organização torna-se um fator importante para a retenção e conquista de mercados. Como os stakeholders vêem a empresa Partes interessadas ou públicos de relacionamento, grupos ou indivíduos que têm interesse nas atividades ou decisões de uma organização. Clientes, fornecedores, governos, acionistas, organizações não governamentais, mídia, colaboradores, concorrentes. Para manterem-se competitivas, as empresas necessitam produzir um retrato atraente para vários públicos de relacionamento. ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, 2009. Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães –

25 A Competitividade Atrelar à marca uma imagem ética e socialmente responsável é um fator estratégico de competitividade moderna. Isso faz com que os padrões de decisão de uma empresa, que determinam seus objetivos, propósitos e metas, precisem ser repensados de forma a incluir estratégias de reputação e legitimidade frente ao mercado. É nesse sentido que se aponta à necessidade de as empresas articularem-se melhor com seus stakeholders, criando novas interfaces dentro e fora da empresa e entre diferentes funções e atividades. ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, 2009. Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães –

26 Ética nas empresas pode influenciar o dia a dia dos funcionários
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães –

27 Referências Bibliográficas
ALIGLERI, Lilian; ALIGLERI, Luiz Antônio; KRUGLIANSKAS, Isak. Gestão Socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. Atlas, p. DONAIRE, Denis. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, p. 21/08/2009 Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães –


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