A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Prof. Wladimir da Costa Aula 7 Gerenciamento de Pessoal em Projetos de Software.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Prof. Wladimir da Costa Aula 7 Gerenciamento de Pessoal em Projetos de Software."— Transcrição da apresentação:

1 1 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Prof. Wladimir da Costa Aula 7 Gerenciamento de Pessoal em Projetos de Software

2 2 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Questões básicas relacionadas às pessoas em uma organização: 3 As pessoas são o maior patrimônio de uma organização; 3 As pessoas representam o capital intelectual; 3 As pessoas devem ser respeitadas e ter condições de trabalho na organização; 3 As pessoas devem ter um nível de responsabilidade e compreensão proporcional às suas habilidades.

3 3 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software: 3 O gerente de projeto de software é responsável, também, pelo gerenciamento de pessoas, pois sem as pessoas não é possível desenvolver software; 3 Isto significa que o gerente de projetos deve buscar solucionar os problemas técnicos e não técnicos, utilizando a capacidade das pessoas de sua equipe, da maneira mais eficaz possível.

4 4 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software: 3 Em relação ao pessoal, o gerente de projetos tem as seguintes responsabilidades: 3 Motivar o pessoal 3 Planejar e organizar o trabalho de sua equipe 3 Assegurar que o trabalho seja feito adequadamente. 3 O gerenciamento inadequado de pessoas é uma das mais significativas contribuições para o fracasso do projeto.

5 5 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - MOTIVAÇÃO: 3 As pessoas são motivadas pela satisfação de suas necessidades, organizadas em níveis: 3 Necessidades fisiológicas; 3 Necessidades de segurança; 3 Necessidades sociais; 3 Necessidades de estima; 3 Necessidades de auto-realização.

6 6 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - MOTIVAÇÃO: Necessidades fisiológicas Necessidades de segurança Necessidades sociais Necessidades de estima Necessidades de auto-realização

7 7 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - MOTIVAÇÃO: 3 As prioridades humanas são satisfazer às necessidades de nível mais baixo antes das necessidades mais abstratas de nível mais alto. 3 De um modo geral, as necessidades sociais, de estima e auto-realização são as mais importantes do ponto de vista do gerenciamento.

8 8 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - MOTIVAÇÃO: 3 Satisfazer as necessidades sociais significa conceder às pessoas tempo para encontrarem com seus colegas de trabalho e proporcionar os lugares para eles se encontrarem – QUALIDADE DE VIDA. 3 Utilização de canais de comunicação informais.

9 9 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - MOTIVAÇÃO: 3 Para satisfazer às necessidades de estima, é preciso mostrar às pessoas que elas são valorizadas pela organização: 3 Reconhecimento público de suas realizações; 3 Remuneração adequada ao nível de suas habilidades e experiência.

10 10 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - MOTIVAÇÃO: 3 Para satisfazer às necessidades de auto- realização, é necessário dar às pessoas a responsabilidade pelo seu próprio trabalho. 3 Atribuição de tarefas difíceis (mas não impossíveis). 3 Programas de treinamento para desenvolvimento das habilidades

11 11 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Classificação dos profissionais: 3 Orientados a tarefas 3 Auto-orientados 3 Orientados a interações Responsabilidades do gerente de projeto de software - CONHECER SUA EQUIPE:

12 12 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - CONHECER SUA EQUIPE: 3 Profissionais orientados a tarefas: são motivados pelo trabalho que fazem (técnicos motivados pelo desafio intelectual do desenvolvimento de software, por exemplo); 3 Profissionais auto-orientados: são principalmente motivados pelo sucesso pessoal e pelo reconhecimento (o desenvolvimento de software é um meio para atingir seus objetivos); 3 Profissionais orientados a interações: são motivados pela presença e pelas ações dos colegas de trabalho (o envolvimento cresce quando o desenvolvimento se torna mais centrado no usuário).

13 13 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - CONHECER SUA EQUIPE: 3 Profissionais orientados a interações geralmente gostam de trabalhar como parte de um grupo. 3 Profissionais orientados a tarefas ou auto- orientados, geralmente, preferem trabalhar sozinhos.

14 14 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - CONHECER SUA EQUIPE: 3 A classificação de profissionais é dinâmica, isto é, um indivíduo pode mudar de uma categoria para outra em função de fatores técnicos, sociais, organizacionais e políticos. 3 As pessoas não são motivadas apenas por necessidades pessoais, mas também pelos objetivos de grupos mais amplos, dos quais participam.

15 15 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE 3 A maior parte dos softwares profissionais é desenvolvida por equipes; 3 Quando a equipe é muito grande, não é possível que todos trabalhem juntos de modo eficaz, de forma que a equipe é dividida em sub-grupos; 3 Cada sub-grupo é responsável por um sub- sistema ou parte do sistema.

16 16 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE 3 Trabalho em sub-grupos ou equipes pequenas tem menos problemas de comunicação; 3 Cada equipe deve ter equilíbrio entre as habilidades técnicas, a experiência e as personalidades individuais; 3 Um bom grupo tem um bom líder e “espírito de equipe” (as pessoas envolvidas são motivadas pelo sucesso do grupo, assim como pelos seus próprios objetivos pessoais).

17 17 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE 3 Papel do líder da equipe: 3 manter o acompanhamento do trabalho cotidiano de seu grupo; 3 certificar que as pessoas estão trabalhando de modo eficaz; 3 trabalhar estreitamente com os gerentes de projeto no planejamento do projeto..

18 18 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE Fatores que influenciam o trabalho em equipe: 3 Composição do grupo 3 existe equilíbrio de habilidades, experiência e personalidades na equipe? 3 Coesão do grupo 3 o grupo pensa em si como uma equipe, e não como um conjunto de indivíduos que estão trabalhando juntos? 3 Comunicações do grupo 3 os membros do grupo se comunicam eficazmente uns com os outros? 3 Organização do grupo 3 a equipe está organizada de tal maneira que todos se sintam valorizados e satisfeitos com seu papel no grupo?

19 19 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE Fatores que devem ser considerados na composição da equipe: 3 Trabalhar com personalidades complementares: 3 Pessoas orientadas a tarefas geralmente são as melhores tecnicamente; 3 Pessoas auto-orientadas geralmente são as melhores para impulsionar o trabalho adiante, até sua conclusão; 3 Pessoas orientadas a interações são as melhores para ajudar na comunicação entre o grupo.

20 20 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE Fatores que devem ser considerados na composição da equipe: 3 Escolher um líder que seja aceito pelo grupo: 3 Um líder indesejado provavelmente causará tensões. 3 Separar a liderança técnica da administração do projeto: 3 pessoas tecnicamente competentes nem sempre são os melhores administradores.

21 21 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE Coesão do grupo: 3 A coesão do grupo é uma característica de um grupo bem liderado, que considera que o grupo é mais importante do que seus indivíduos. 3 A coesão ocorre quando os indivíduos da equipe se identificam com os objetivos do grupo e o protegem das interferências externas. 3 Um grupo coeso é capaz de lidar com mudanças, problemas e situações inesperadas

22 22 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE Vantagens de um grupo coeso: 3 É possível desenvolver um padrão de qualidade para o grupo. 3 Os membros do grupo trabalham estreitamente em conjunto. 3 Os membros do grupo podem conhecer o trabalho uns dos outros. 3 A programação “sem egoísmos” (os programas são do grupo, e não de uma pessoa em particular) pode ser praticada

23 23 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE Fator crítico para promover a coeso do grupo : Para promover a coesão do grupo, precisa-se garantir que os indivíduos sejam tratados como pessoas responsáveis e de confiança, dando-lhes acesso às informações

24 24 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE Problemas que afetam a coeso do grupo : 3 Resistência irracional a uma mudança de liderança (se o líder tiver que ser substituído por alguém de fora do grupo). 3 Pensamento em grupo (situação em que as principais habilidades de membros do grupo são prejudicadas pela lealdade ao grupo, ou seja, qualquer proposta aceita pela maioria do grupo pode ser adotada, mesmo sem a consideração de possíveis alternativas tecnicamente mais adequadas).

25 25 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE Comunicações do grupo: 3 A boa comunicação entre os membros do grupo é essencial para o processo de desenvolvimento de software, pois permite, além da socialização de informações, reforçar a coesão do grupo.

26 26 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE Fatores que influenciam a eficácia da comunicação: 3 Tamanho do grupo 3 Estrutura do grupo 3 Composição do grupo 3 Ambiente físico de trabalho do grupo

27 27 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE Organização do grupo: 3 A EQUIPE pode ser muito bem-sucedida quando a maioria dos membros do grupo é experiente e competente. 3 Características das equipes: 3 democrático 3 toma decisões por consenso 3 alta coesão 3 bom desempenho 3 compartilha sucessos e fracassos

28 28 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE Organização do grupo: 3 Se a maioria dos membros da equipe for inexperiente, a informalidade pode ser um obstáculo, pela falta de uma autoridade para orientar o trabalho e sanar problemas políticos, técnicos, financeiros, etc. 3 Uma forma de organização de grupo mais estruturado é a equipe de programador- chefe (padroniza ambiente e compartilha conhecimentos técnicos).

29 29 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - TRABALHO EM EQUIPE Membros da equipe programador-chefe: 3 Programadores de computação, responsáveis pelo projeto e seus artefatos; 3 Um analista de sistema ou programador que assume a responsabilidade pela validação do software; 3 Um administrador, que assume todas as funções administrativas relacionadas ao projeto (gerenciamento de configuração, documentação, equipe, etc.) 3 Assessores ou especialistas (administradores, especialistas em ferramentas, especialista em sistema operacional e redes, especialista técnico, especialista em testes, etc.).

30 30 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - SELEÇÃO DE PESSOAL 3 Uma das funções de um gerente de projetos é escolher o pessoal para trabalhar no projeto. 3 Normalmente, os gerentes não têm livre escolha de pessoal, pois precisam utilizar quem estiver disponível na organização ou têm um orçamento muito limitado.

31 31 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - SELEÇÃO DE PESSOAL Fatores que devem ser considerados na seleção de pessoal: 3 Experiência no domínio da aplicação 3 Experiência na plataforma 3 Experiência na linguagem de programação 3 Formação educacional 3 Capacidade de comunicação 3 Capacidade de adaptação 3 Atitude 3 Personalidade

32 32 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - AMBIENTE DE TRABALHO 3 O local de trabalho tem efeitos importantes sobre o desempenho das pessoas e em sua satisfação no trabalho. 3 Pesquisas revelam que o comportamento é afetado por: 3 tamanho da sala 3 mobília 3 equipamentos 3 temperatura 3 umidade 3 claridade e qualidade da iluminação 3 nível de ruído 3 grau de privacidade possível

33 33 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - AMBIENTE DE TRABALHO Fatores do ambiente de trabalho que favorecem o trabalho de desenvolvimento de software: 3 Privacidade (os programadores preferem locais onde possam se concentrar, sem interrupções) 3 Percepção do exterior (as pessoas preferem trabalhar com luz natural e com uma vista para o ambiente externo) 3 Personalização (a organização do espaço de trabalho e sua decoração ajudam as pessoas a se concentrarem melhor no trabalho). ATIVIDADES DE RELAXAMENTO

34 34 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Responsabilidades do gerente de projeto de software - AMBIENTE DE TRABALHO 3 Pesquisas mostram que programadores com boas condições de trabalho são duas vezes mais produtivos do que programadores sem estas condições. 3 Os grupos também precisam de espaço para reuniões.


Carregar ppt "1 Planejamento e Gerenciamento de Pessoal Prof. Wladimir da Costa Aula 7 Gerenciamento de Pessoal em Projetos de Software."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google