A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bebidas Isotônicas UNISUL Bromatologia dos Alimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bebidas Isotônicas UNISUL Bromatologia dos Alimentos."— Transcrição da apresentação:

1 Bebidas Isotônicas UNISUL Bromatologia dos Alimentos

2 Bebidas Isotônicas O termo isotônico refere-se à concentração iônica de um líquido em relação ao sangue. Se a concentração de sais minerais é menor em um líquido do que do sangue, ela é classificada como hipotônica. Quando é maior é avaliada como hipertônica e quando é igual ou muito parecido, como nas bebidas esportivas, esses líquidos são chamados de isotônicos. Bebidas isotônicas possuem quantidade de glicose e sódio que se equivalem às concentrações plasmáticas e têm a capacidade de absorção mais rápida e menor diluição do plasma.

3 Avaliação: Avaliação da hidratação: peso antes e depois da atividade; Efeitos da hidratação: fisiologia; performance; Saúde: hipertermia; hiponatremia; Fatores modificadores: sexo; idade; Dieta:

4 Isotônicos Artificiais POR 200mL (embalagens 500mL ou 591mL) VCT - 48kcal CHO 12g K - 24mg Cl - 84mg Na - 90mg Isotônicos Naturais Tabela Nutricional – composição para 200 ml Valor calórico: 40 kcal Fósforo: 10 mg (0,7% R.D.A.) Cálcio: 40 mg (5% R.D.A.) Sódio: 40 mg (3,2% R.D.A.) Magnésio: 10 mg (3,2% R.D.A.) R.D.A.= Dose diária recomendada.

5 “Poucos Prós e Mais Contras”! Em excesso, os isotônicos dificultam a perda de peso, sobrecarregam os rins e podem contribuir para o aumento da pressão sanguínea. A seguir, veja quais os prós e contras desta bebida. "O consumo sem indicação de um profissional, a falta de exercícios e a falsa ideia de que a bebida isotônica ajuda a emagrecer, podem dificultar o processo de emagrecimento“; Isotônicos não substituem a água

6 Doenças: O consumo inadequado de bebidas isotônicas, é um erro grave, que pode levar ao agravamento de algumas doenças crônicas, como hipertensão e diabetes; doenças cardiovasculares e insuficiência renal. Antes dos seis anos e depois dos 60, não deve ser consumido! O consumo dessas bebidas em grandes quantidades pode trazer uma série de problemas, como a fragilização do esmalte de nossos dentes.

7 Dentes e Isotônicos O estudo realizado pela Universidade Estadual da Paraíba mostrou que como bebidas esportivas são consumidas em pequenas doses em intervalos pequenos, a saliva não consegue mineralizar os dentes. Por isso as bebidas isotônicas causam mais danos ao esmalte dos dentes do que refrigerantes, doces, sucos cítricos e cerveja. Fonte: FERNANDO MENEZES, disponível em: isotonicas-deve-ser-controlado isotonicas-deve-ser-controlado


Carregar ppt "Bebidas Isotônicas UNISUL Bromatologia dos Alimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google