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A LOGÍSTICA COMPARADA COM SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Douglas M. Lambert, Ph.D. Raymond E. Mason Chair in Transportation and Logistics The Ohio State University.

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1 A LOGÍSTICA COMPARADA COM SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Douglas M. Lambert, Ph.D. Raymond E. Mason Chair in Transportation and Logistics The Ohio State University and Prime F. Osborn III Eminent Scholar Chair in Transportation and Logistics University of North Florida

2 OBJETIVOS nCompreender a administração logística e o Supply Chain Management nExplicar por que a logística é essencial para o sucesso nos negócios nDemonstrar o papel desempenhado pelo logística no desenvolvimento econômico nDemonstrar que os conceitos logísticos são aplicáveis em nível mundial nDemonstrar que as funções logísticas são complexas e inter-relacionadas

3 DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DA LOGÍSTICA Council of Logistics Management (1986) …O processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e o armazenamento eficiente e eficaz em termos de custo, matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e informações correlatas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de obedecer às exigências dos clientes.

4 É a integração dos processos comerciais críticos desde o usuário final até os fornecedores originais, que fornecem produtos, serviços e informação que adicionam valor aos clientes e outros parceiros. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Source: Douglas M. Lambert, Martha C. Cooper, Janus D. Pagh, Supply Chain Management: Implementation Issues and Research Opportunities, The International Journal of Logistics Management, Vol. 9, No. 2, 1998, pp. 1.

5 Processos de Negócios da Cadeia de Abastecimento Conexão 1 Forneced or Conexão 2 Fornecedo r SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Integração a Gerenciamento de Processos Através da Cadeia de Abastecimento Logística Compras Marketing & Vendas R&D Cliente Consumido r/Usuário Final GERENCIAMENTO DO RELACIONAMENTO COM CLIENTES GERENCIAMENTO DO SERVIÇO AO CLIENTE ADMINISTRAÇÃO DA DEMANDA ATENDIMENTO DE PEDIDOS GERENCIAMENTO DO FLUXO DE PRODUÇÃO COMPRAS DESENVOLVIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS FATURAMENTO Produção Finanças Fabricante Fluxo de Informação Source: Douglas M. Lambert, Martha C. Cooper, Janus D. Pagh, Supply Chain Management: Implementation Issues and Research Opportunities, The International Journal of Logistics Management, Vol. 9, No. 2, 1998, p. 2. FLUXO DO PRODUTO

6 TIPOS DE ELOS DE PROCESSOS COMERCIAIS INTER-EMPRESAS Membros da Cadeia de Abastecimento de Empresa Focal Não-Membros da Cadeia de Abastecimento da Empresa Focal Empresa Focal

7 DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA DE1998 DO CLM ….é a parte do processo da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla de forma eficaz e eficiente o fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem ao ponto de consumo de modo a atender aos requisitos dos clientes. [Council of Logistics Management, 1998]

8 COMPONENTES DE CUSTOS LOGÍSTICOS 1999 Source: Adapted from Rosalyn Wilson and Robert V. Delaney, 11th Annual State of Logistics Report, remarks made to the National Press Club, Washington, D.C. (June 5, 2000) Total Custos Logísticos (US$921 Bilhões) Frete Rodoviário 48% Oleodutos 1% Frete Agenciadores 1% Armazenagem 8% Administração de Pedido 4% Outros Custos 1% Custo de Inventário Costs 28% Frete Aéreo 3% Frete Marítimo 2% Frete Ferroviário 4%

9 CUSTOS LOGÍSTICOS DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO COMPARADOS COM PRODUTO NACIONAL BRUTO (PNB) Source: Adapted from Rosalyn Wilson and Robert V. Delaney, 11th Annual State of Logistics Report, remarks made to the National Press Club, Washington, D.C. (June 5, 2000)

10 Produto Preço Objetivo do Marketing: Objetivo da Logística: Alocar recursos ao ccomposto de marketing de modo a maximizar o lucro da empresa a longo prazo. Promoção Local Níveis de Serviço ao Cliente Custos de Manter Estoques Custos de Transporte Custos de Armazenagem Custos de Processamento e Informações de Pedidos Custos do Lote de Produção Logística Marketing TROCAS COMPENSATÓRIAS DE CUSTOSEM MARKETING E LOGÍSTICA Minimizar os custos totais dados os objetivos de serviço ao cliente onde custos totais = Custos de Transporte + Custos de Armazenagm + Custos de Processamneto e Informações de Pedidos + Custos do Lote de Produção + Custos de Manter Estoques.

11 PRINCIPAIS MENSAGENS nA logística é uma parte essencial do Supply Chain Management, mas não é o Supply Chain Management. nO sucesso logístico é a chave do desenvolvimento econômico e da lucratividade corporativa. nA logística pode ser usada para agregar valor aos clientes, o que desencadeia um preço premium. nPara a maioria das empresas, a logística representa a melhor oportunidade para desenvolver uma vantagem competitiva sustentada


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