A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A palavra conviver originou-se do Latim convivere. Dicionário: ter convivência, convívio, relações (íntimas ou sociais), familiaridade com; viver em comum.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A palavra conviver originou-se do Latim convivere. Dicionário: ter convivência, convívio, relações (íntimas ou sociais), familiaridade com; viver em comum."— Transcrição da apresentação:

1 A palavra conviver originou-se do Latim convivere. Dicionário: ter convivência, convívio, relações (íntimas ou sociais), familiaridade com; viver em comum. Vivendo e Convivendo

2 “Ninguém sabe tudo, nós aprendemos uns com os outros”. Paulo Freire

3 O ser humano só sobrevive, existe ou subsiste em função da inter-relação com o outro. A própria criação humana depende da inter-relação de outros dois seres humanos.

4 Desde o nascimento o homem participa de diferentes grupos. O primeiro grupo em que o homem participa é a família. A família é um grupo natural, existe em todas as culturas. Convivendo no grupo familiar, o homem, ainda bebê, interage com os pais, avós, tios e constrói sua identidade individual.

5 Ao passo que vai crescendo vai para creches, escolas, vai participando de outros tipos de grupos, formando a identidade social. Quando adulto, o homem forma novos grupos sociais, no trabalho, em associações e constitui uma nova família. Enfim as pessoas estão sempre vivendo em grupos.

6 Existem vários tipos de grupos: Podem ser chamados de grupos a união de pessoas diferentes em busca de um mesmo objetivo. Na escola, somos um grupo, pois somos pessoas que embora diferentes temos um mesmo objetivo, que é o de aprender.

7 Como somos diferentes, temos costumes, hábitos,culturas diferentes. As vezes é preciso estabelecer regras para que todos possam viver bem.

8 Regra é um conjunto de coordenadas de funcionamento de um determinado sistema para fins de organização, para manter a ordem do mesmo.

9 Vantagens do trabalho em grupo: Obtém melhores resultados do que se os membros do grupo atuassem individualmente. Os membros do grupo identificam com facilidade falhas no raciocínio. Juntos, podem buscar idéias, informações e referências para auxiliar na resolução dos problemas.

10 Durante o trabalho em grupo as pessoas constroem um entendimento comum e compartilham idéias, discutem, negociam e tomam decisões. Essa interação auxilia no desenvolvimento integral do ser humano (pessoal, social e profissional).

11 Uma crescente parte do trabalho das empresas e instituições não é mais realizada individualmente, com uma pessoa trabalhando sozinha até completar as tarefas. O trabalho é cada vez mais realizado colaborativamente.

12 Pierre Dillenbourg, 1999: “Aprendizado colaborativo é uma situação em que duas ou mais pessoas aprendem ou tentam aprender algo juntas.”

13 Fatores que atrapalham a convivência em grupo: Discriminação: É crime o ato discriminatório, segundo as Leis nºs 7.853/89 (pessoa portadora de deficiência), 9.029/95 (origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, idade e sexo) e 7.716/89 (raça ou cor).

14 Discriminar significa "fazer uma distinção". Todos somos iguais, seres humanos. E, por isso, temos direitos iguais na sociedade. A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, estado civil, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência, por doença, orientação sexual, aparência, e por uma série de outros motivos.

15 Aparência não é tudo em uma pessoa. E, antes de qualquer julgamento pessoal devemos conhecer o que a pessoa tem de melhor. Todos nós temos defeitos e qualidades. Em grupo dividimos funções na qual um supera o defeito do outro e qualifica o trabalho geral, cooperando mutuamente.

16 Por que existe a discriminação? Modelos de beleza; Valorização material; Desvalorização dos sentimentos; Desumanização; Falta de solidariedade (colocar-se no lugar do outro).

17 Egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar ignorando o ambiente e as demais pessoas com que se relaciona. Prepotência a falta de humildade e a crença de que somos superiores, nos impedem de dar valor ao que os outros tem a nos comunicar.

18 A Paz é uma cultura baseada na tolerância e no respeito aos demais. Discriminar é negar uma sociedade justa, onde todos temos direitos e deveres! Devemos olhar para o nosso próximo com um novo olhar, sem condenação, compreendendo e respeitando as diferenças. O mundo seria melhor se todos vivessem como um grande grupo de mútua cooperação!


Carregar ppt "A palavra conviver originou-se do Latim convivere. Dicionário: ter convivência, convívio, relações (íntimas ou sociais), familiaridade com; viver em comum."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google