A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GINÁSTICA. A denominação ginástica remonta ao mundo antigo, quando era compreendida como a arte de exercitar o corpo nu (em grego, gymnos). Ayoub (2003)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GINÁSTICA. A denominação ginástica remonta ao mundo antigo, quando era compreendida como a arte de exercitar o corpo nu (em grego, gymnos). Ayoub (2003)"— Transcrição da apresentação:

1 GINÁSTICA

2 A denominação ginástica remonta ao mundo antigo, quando era compreendida como a arte de exercitar o corpo nu (em grego, gymnos). Ayoub (2003) aponta ainda, que, a origem etimológica do termo ginástica vem do grego gymnastiké – que significa a arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. Como arte de exercitar o corpo nu traz consigo a idéia do simples, do limpo, do livre, desprovido de maldade, do puro.

3 GINÁSTICA Para os antigos gregos, ginástica significava a realização de exercícios físicos em geral (corridas, saltos, lutas, etc.). Ou seja, grande parte dos exercícios que hoje praticamos e conhecemos (especialmente o atletismo e as lutas) tem sua origem com a ginástica.

4 GINÁSTICA Segundo Souza (1997), a história da ginástica se confunde com a história do homem, pois se pode considerar que: Os exercícios físicos vêm da pré-história (quando possuíam finalidade utilitária, de sobrevivência), se afirmam na antiguidade (como arte de exercitar o corpo); Estacionam na Idade Média (pois os exercícios físicos eram utilizados basicamente como lazer dos nobres e preparação militar daqueles que lutavam nas Cruzadas empreendidas pela Igreja); Fundamentam-se na Idade Moderna (quando a ginástica passou a ser valorizada como agente de educação) E se sistematiza no início da Idade Contemporânea (com a ginástica científica).

5 A GINÁSTICA E SUA ABRANGÊNCIA NA ATUALIDADE São sete as modalidades de ginástica vinculadas: A Ginástica Artística feminina, A Ginástica Artística masculina, A Ginástica Rítmica, A Ginástica Aeróbica Esportiva, A Ginástica Acrobática, Trampolim e Ginástica para Todos.

6 GINÁSTICA ARTÍSTICA Também conhecida como ginástica olímpica. Nesta especificação de ginástica as valências físicas se destacam. Masculino : O solo, salto sobre a mesa, o cavalo com alças, as barras paralelas, a barra fixa e as argolas. Feminino : A trave, o solo, o salto sobre a mesa e as barras assimétricas.

7 GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA FEMININA

8 GINÁSTICA RÍTMICA Esta ginástica coordena elementos de dança e ballet juntamente com seus aparelhos como: corda, bola, maças, fita e arco. Feminina e masculina. Sua origem é Japonesa e chega ao Brasil por volta de 1950.

9 GINÁSTICA RÍTMICA MASCULINA FEMININA

10 GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA É uma ginástica coreografada, que exige força, habilidade e agilidade. Praticada por homens e mulheres. Não faz parte do programa dos jogos Olímpicos.

11 GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA MASCULINA FEMININA

12 GINÁSTICA ACROBÁTICA Esta ginástica se assemelha á rítmica e artística. Para sua execução exige-se coragem, força, agilidade e habilidade. Modalidade masculina e feminina. Não faz parte do programa dos jogos Olímpicos

13 GINÁSTICA ACROBÁTICA MASCULINA X FEMININA

14 GINÁSTICA DE TRAMPOLIM Esta modalidade de ginástica executa saltos mortais, acrobacias em um trampolim. Foi criada nos Estados Unidos. Faz-se necessário nesta ginástica muita coragem e valências físicas. Praticada por homens e mulheres separadamente Provas e aparelhos que à constituem: Trampolim individual, sincronizado,duplo mini- trampolim e tumbling.

15 GINÁSTICA DE TRAMPOLIM MASCULINA X FEMININA

16 TUMBLING As séries de Tumbling desenvolvem-se sobre uma pista de 25 metros de comprimento. Uma série de mortais e piruetas. Integrante do programa Olímpico.

17 TUMBLING MASCULINA X FEMININA

18 GINÁSTICA PARA TODOS Como objetivo principal oportunizar a participação do maior número de pessoas em atividade físicas de lazer fundamentadas nas atividade gímnicas. Atividade não competitiva apenas demonstrativa. Nomenclatura utilizada recentemente (2007). Antiga ginástica geral. Praticada por homens e mulheres indistintamente.

19 GINÁSTICA PARA TODOS

20 CARACTERÍSTICAS DAS DIVERSAS FORMAS DE GINÁSTICAS Segundo Souza (1997), de acordo com suas especificidades situamos a ginástica em alguns pontos importantes: As de Condicionamento físico, fisioterápicas Utilizadas na prevenção ou auxiliando o tratamento de patologias; Ginástica de academia ( musculação, aeróbica, step, localizada, pilates, outras). As de Conscientização Corporal: Técnicas alternativas ou ginásticas suaves; conscientização corporal.

21 CARACTERÍSTICAS DAS DIVERSAS FORMAS DE GINÁSTICAS De acordo com Souza (1997), tem por objetivo a solução dos problemas posturais, bem como uma prática que proporcione o conhecimento do corpo de uma maneira global, sendo aqui representada: Pilates; Anti-ginástica; Alongamentos; Ginásticas orientais;

22 ANTI-GINÁSTICA Método de terapia corporal por therese bertherat. Thérèse acredita que o corpo físico reflete o estado psíquico da pessoa. Criada na década de 70.

23 ANTIGINÁSTICA

24 CARACTERÍSTICAS DAS DIVERSAS FORMAS DE GINÁSTICAS As Demonstrativas: É a ginástica geral. Podemos situa-la através de conhecimentos específicos: Aspectos históricos e culturais; Natural ( equilibrar, balançar, trepar.. Práticas circenses (...) Utilizando aparelhos tradicionais ( fita, corda, bola, arco, plintos, mesa de saltos. Aparelhos não tradicionais ( barangandam, garrafas, cadeiras, pneus, tecidos, outros. Construção coreográfica;

25 CARACTERÍSTICAS DAS DIVERSAS FORMAS DE GINÁSTICAS Elementos acrobáticos e pré-acrobáticos: rolamentos, parada de mão, de cabeça, mortal, reversão outros. Deslocamentos (formas de andar). Ginástica da cultura local.

26 GINÁSTICAS COMPETITIVAS Ginástica Rítmica Aspectos históricos culturais; Deslocamentos, formas de andar, correr, saltitar, girar... Regras, critérios e campeonatos; Flexibilidades, equilíbrios, impulsos; Elementos acrobáticos e pré-acrobáticos Ginástica Artística Regras acima; Ginástica Acrobática Incluímos: força muscular,

27 CARACTERÍSTICAS DAS DIVERSAS FORMAS DE GINÁSTICAS Velocidade e Resistência e potência de contração muscular; Coordenação motora geral; Flexibilidade corporal e todas as valências físicas. As mais tradicionais em nosso país são: A ginástica artística e a rítmica, que são divulgadas pela mídia, no entanto, sabemos que o número de modalidades ginásticas competitivas é maior.

28 DEVEMOS LEMBRAR!!!!!!!!!! É importante ressaltar que a ginástica é um conhecimento estruturante, previsto nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (2009) e que deve estar: Integrado; Interligado aos elementos articulares, Tais como: O corpo, a saúde, a desportivização, a tática e a técnica, o lazer, a diversidade étnico racial de gênero e de pessoas com necessidade educacionais especiais e a mídia.

29 Prof. Paulo Scapinello .


Carregar ppt "GINÁSTICA. A denominação ginástica remonta ao mundo antigo, quando era compreendida como a arte de exercitar o corpo nu (em grego, gymnos). Ayoub (2003)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google