A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES.  O poder diz respeito a capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES.  O poder diz respeito a capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com."— Transcrição da apresentação:

1 PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES

2  O poder diz respeito a capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A. Esta definição implica um potencial que não precisa ser realizado para ser eficaz e uma relação de dependência.  O poder pode existir mas não exercido. Ele é, portanto, uma capacidade ou potencial. Uma pessoa pode ter poder e não utilizá-lo. Poder

3  KRAUSZ (1991) conclui que “poder é a capacidade potencial de influenciar as ações de indivíduos ou grupos no sentido de atuarem de uma determinada maneira”.

4  O aspecto mais importante do poder é o de ser uma função de dependência. Quanto maior a dependência de B em relação a A, maior o poder de A nesse relacionamento.  O líder utiliza o poder como meio de atingir os objetivo do grupo. Eles atingem os objetivos, e o poder é o meio de facilitar suas conquistas.

5

6 É o potencial de influência de uma pessoa sobre outra(s). PODER AUTORIDADE É o poder legítimo; a autoridade formal em virtude de posição na estrutura organizacional.

7 MOTIVOS QUE IMPULSIONAM A BUSCA PELO PODER Para obter apoio à sua visão de mundo Para disseminar seus valores Para autopromoção Propriedade ou riqueza Organização Personalidade FONTES DE PODER Autoridade Formal

8 INSTRUMENTOSDEPODER RAZÃO (basear opiniões em algo concreto) ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO SANÇOES (uso de recompensas e punições) MAIOR AUTORIDADE (apoio da alta cúpula Da organização) ASSERTIVIDADE (uso de uma forma mais enérgica no tratamento com as pessoas) BARGANHA (caracterizada por uma relação de interesse) “AMIZADE” / NETWORK (interesses em jogo)

9 Poder Coercitivo Poder de Recompensa Poder Legítimo Poder de Especialização Poder de Referência é o controle de um líder sobre as punições; pressões psicológicas. aquisição da submissão das pessoas por meio de recompensas. é a autoridade formal de um gestor nas organizações. deriva do conhecimento de um líder relacionado ao cargo. baseia-se no desejo de identificação e aceitação dos líderes. Poder do Autoconhe- cimento é a capacidade de fornecer respostas rápidas ao ambiente. Poder do Autodesen- volvimento é a capacidade de uma pessoa de se inserir em um novo contexto. Poder da Comunicação Interpessoal é a capacidade de conseguir idéias que auxiliarão na solução. Poder da Burocracia é o poder relacionado ao status quo (poder legítimo). Fonte: Galbraith (1999); Schermerhorn, Hunt e Osborn (1999) e Vergara (1999)

10  Poder de recompensa – submissão obtida com base na capacidade de distribuição de recompensas vistas como valiosas pelos outros.  Poder coercitivo – baseado no medo, na capacidade do detentor de distribuir punições e sanções.  Poder legítimo – é o poder que uma pessoa recebe como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização.  Poder de referência – influência baseada na posse, por uma pessoa, de trações pessoais ou recursos desejados.  Poder de especialista – influência baseada em habilidades específicas ou em conhecimentos.

11 Tradições, crenças e costumes Competências peculiares às pessoas Consentimento acerca de normas e regulamentos

12 POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES O Poder em Ação

13  Para nossos propósitos vamos definir política nas organizações como aquelas atividades que não são requeridas como parte do papel formal na organização, mas que influenciam, ou tentam influenciar, a distribuição de vantagens e desvantagens dentro dela.  A maioria das definições de política nas organizações enfoca o uso do poder para influenciar o processo decisório ou os comportamentos por parte dos indivíduos que buscam seus próprios interesses e não são sancionados pela organização. Definição

14  TEXTO: COMO EVITAR A POLITICAGEM NO TRABALHO  REVISTA VOCÊ AS  ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, Exercício


Carregar ppt "PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES.  O poder diz respeito a capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google