A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
TenCel José RG:09911

2 PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
O QUE O projeto da campanha visa atingir a população civil e Bombeiros Militares e dependentes com o objetivo de diagnosticar os indivíduos que ainda não sabem ser diabéticos, além de captar os indivíduos com alto risco de desenvolver diabetes, orientando cuidados de saúde, alimentação, atividade física, mudança no estilo de vida e encaminhar tanto os diabéticos quanto os pré –diabéticos e de alto risco para a doença para as unidades de saúde de referência de suas respectivas residências. Com isso, traz-se de imediato o paciente com alto risco para sistematização do tratamento, prevenindo complicações da doença.

3 PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
Quem: A equipe será constituída por endocrinologistas, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, realizando todos os testes necessários, identificando os pacientes de risco, intervindo precocemente através de orientações que previnem o Diabetes e fatores de risco cardiovasculares.  Quando: A Campanha de Prevenção de Diabetes Mellitus será realizada todos os anos em data comemorativa ao dia Mundial do Diabetes, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), laboratórios Secretarias Municipais de Saúde e Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ (DGS) através das Unidades de Saúde do CBMERJ. Onde: A idéia do projeto é incentivar e treinar pessoas para a expansão nas demais Policlínicas e no HCAP.

4 PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
Por que: Diabetes Mellitus é uma das doenças mais prevalentes no mundo, estando associada à epidemia da obesidade, à hipertensão e às doenças cardiovasculares. Em resposta a essa grande prevalência da doença em todo mundo e inclusive na Corporação, foi criado essa campanha.  Como: O cronograma da reuniões logísticas operacionais da Campanha serão : - Reuniões com representantes da DGS, da Secretarias Municipais de Saúde e da SBEM. - Confecção dos panfletos de divulgação da campanha, além dos folhetos explicativos a serem distribuídos ao final das estações - Capacitação de todos os técnicos das Unidades de Saúde para medidas antropométricas, principalmente quanto a uniformização de cintura abdominal e orientação de como será procedida a Campanha e funções de cada Militar a serem desenvolvidas no dia da Campanha. - Reuniões logística com representantes da das empresas farmacêuticas

5 PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
Será realizado a captação dos indivíduos nos quartéis do CBMERJ, onde todos passarão por uma série de 6 estações: 1ª Estação: Medidas antropométricas de peso, altura, pressão arterial e glicemia capilar, além do recebimento de um questionário sobre risco de ter Diabetes; 2ª Estação: Preenchimento do questionário 3ª Estação: Recolhimento do questionário e somatório dos pontos feito por um técnico de enfermagem 4ª Estação: (sem o público, somente a equipe interna da policlínica): digitação dos dados em uma planilha no excel, para imediata estatística ao final do dia; 5ª Estação: Orientação do indivíduo pelo enfermeiro (2 enfermeiros) e entrega do folheto explicativo sobre riscos de ter Diabetes; 6ª Estação: Orientação individual sobre referência e contra-referência, ou seja, qual o posto de saúde, ou programa de saúde na família, ou policlínica que este indivíduo deve procurar, para que possa ser prevenido ou tratado sua doença. Esta etapa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói. 7ªEstação: Palestra de 20 minutos sobre Diabetes com endocrinologista e retirada de últimas dúvidas sobre a doença e como preveni-la

6 PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
O Serviço de ambulância do 1º GSE será disponibilizado para a remoção dos casos descompensados, como emergências hipertensivas, hiperglicemias, e para os casos em que se precise de remoção para uma unidade de saúde do Município. Os responsáveis pela campanha deve buscar patrocínio das empresas farmacêuticas especializadas em Diabetes Mellitus como por exemplo, as empresas Novo e Roche, que providenciarão as fitas de glicemia capilar, além dos aparelhos de glicemia, ou seja todos os recursos necessários para o rastreio ao diabetes. A Campanha deve contar com apoio da Secretarias Municipais de Saúde dos municípios, através da Coordenação do Programa de Hipertensão e Diabetes dos municípios, da Atenção Ambulatorial e Saúde da Família. Após avaliação inicial, os pacientes com elevação dos níveis de glicose ou pressão arterial serão encaminhados para o primeiro atendimento ambulatorial pelo clínico, generalista ou médico de família, no local mais próximo a sua residência. 


Carregar ppt "PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google