A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de."— Transcrição da apresentação:

1 Currículo por Competências e Habilidades

2 ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhada neste final de século?

3 Temas: Conjuntura Mundial. Revolução Tecnológica. Mundo Moderno e o Ensino. Pilares da Educação para o Século XXI. Currículos Mínimos e Diretrizes Curriculares.

4 FUNDAMENTAÇÃO Pareceres do Conselho Nacional de Educação. Plano Nacional de Educação Lei nº /2001. Relatório para UNESCO sobre a Educação – Século XXI.

5 2ª FASE 1.Perfil Profissional de Conclusão. 2.Definições das Competências. 3.Construção da Matriz. 4.Organização Pedagógica.

6  Eixo Orientador – Diretrizes Curriculares do Curso Estudo e compreensão do documento. Discussão sobre a trajetória da formação e o mundo atual.

7 DIMENSÕES DA PROFISSÃO  Competências: Identificar o papel do educador do século XXI. Articular os saberes sobre as contribuições da Sociologia, Antropologia e Tecnologia em favor do processo educativo.

8 MÓDULO IFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃO A ProfissãoDimensões da Profissão 80 Exercício da Docência Gestão Escolar Construção da Matriz

9 CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO I  Competências Reconhecer a contribuição da Pedagogia para o desenvolvimento da educação. Identificar teorias (concepções) da Educação e sua contribuição para a educação no Mundo Moderno.

10 MÓDULO IIFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃO Processo Educacional I Ciência da Educação 220 Pedagogia como Ciência Contribuição de outros conhecimentos Construção da Matriz

11 CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO II  Competências Analisar a evolução histórica do processo pedagógico. Compreender a organização do Sistema Escolar Brasileiro

12 MÓDULO IIIFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃO Processo Educacional II Ciência da Educação II 300 Evolução da Educação Organização do Sistema Educacional Prática Pedagógica I Construção da Matriz

13 ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA Áreas de conhecimento. Conteúdos. Abordagens metodológicas.

14  METODOLOGIA Metodologia da Problematização Estudo de casos Situações Problema Abordagem Pedagógica Pedagogia de Projetos Oficinas

15 MÓDULO IFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃO A ProfissãoDimensões da Profissão 80Exercício da Docência Gestão Escolar MATRIZ Tema: Profissional da Educação do Século XXI. Conhecimento: Sociedade / Família / Tecnologia / Formação do Professor. Finalização: Artigo Científico “O perfil do profissional da educação do século XXI”.

16 MÓDULOFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃO Processo Educacional I Ciência da Educação 220Pedagogia com Ciência Contribuição de Outros Conhecimentos MATRIZ Tema: Teoria da educação de todos os tempos. Conhecimento: Comenius / Pestalozzi / Steiner / Vygotsky / Dewey / Frinet / Piaget / Freire / Ferrero, etc. Finalização: Exposição “Grandes Mestres – Mentes Brilhantes” Biografias Teoria / concepção Transformações

17 MÓDULO IIIFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃO Processo Educacional II Ciência da Educação II 300Evolução da Educação Organização do Sistema Educacional Prática Pedagógica II MATRIZ Tema: Evolução Histórica do Processo Pedagógico Conhecimento: Sociedade Tribais, Grécia, Antiguidade Romana, etc. Oficina: Informática – sites de Educação Finalização: Montar um espetáculo cênico sobre a evolução histórica do processo pedagógico

18 II. IMPLANTAÇÃO  Programa de Educação Continuada (Docentes) Oficinas Pedagógicas Educação Superior e Diretrizes Curriculares Nacionais. Ensino por Competência e Habilidade. Compreensão dos Novos Paradigmas. Metodologia de Ensino. Avaliação por Competência.

19  Compreensão Do Novo Currículo (discentes) Apresentação da Matriz e Proposta. Reuniões com turmas. Instalação do COGEPA.

20 2006 MEC – Reconhecimento dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração por Currículo por Competência CONCEITO MÁXIMO

21 AVALIAÇÃO Como desenvolver competências? Como trabalhar a interdisciplinaridade? Como se dá a aprendizagem? O que é aprender?

22 AÇÕES OFICINA - Educar para pensar Estimular as habilidades do pensamento AVALIAÇÃO Oficina – Construção de Caminhos

23 “A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda é possível. Isto faz parte da tarefa histórica de redesenhar e construir o mundo” Paulo Freire (Julho 1991)

24 Vergínia Aparecida Mariani Contato 0XX XX ou Obrigado


Carregar ppt "Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google