Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEsther Barbara Alterado mais de 9 anos atrás
1
Currículo por Competências e Habilidades
2
ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhada neste final de século?
3
Temas: Conjuntura Mundial. Revolução Tecnológica. Mundo Moderno e o Ensino. Pilares da Educação para o Século XXI. Currículos Mínimos e Diretrizes Curriculares.
4
FUNDAMENTAÇÃO Pareceres do Conselho Nacional de Educação. Plano Nacional de Educação Lei nº 10.172/2001. Relatório para UNESCO sobre a Educação – Século XXI.
5
2ª FASE 1.Perfil Profissional de Conclusão. 2.Definições das Competências. 3.Construção da Matriz. 4.Organização Pedagógica.
6
Eixo Orientador – Diretrizes Curriculares do Curso Estudo e compreensão do documento. Discussão sobre a trajetória da formação e o mundo atual.
7
DIMENSÕES DA PROFISSÃO Competências: Identificar o papel do educador do século XXI. Articular os saberes sobre as contribuições da Sociologia, Antropologia e Tecnologia em favor do processo educativo.
8
MÓDULO IFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃO A ProfissãoDimensões da Profissão 80 Exercício da Docência Gestão Escolar Construção da Matriz
9
CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO I Competências Reconhecer a contribuição da Pedagogia para o desenvolvimento da educação. Identificar teorias (concepções) da Educação e sua contribuição para a educação no Mundo Moderno.
10
MÓDULO IIFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃO Processo Educacional I Ciência da Educação 220 Pedagogia como Ciência Contribuição de outros conhecimentos Construção da Matriz
11
CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO II Competências Analisar a evolução histórica do processo pedagógico. Compreender a organização do Sistema Escolar Brasileiro
12
MÓDULO IIIFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃO Processo Educacional II Ciência da Educação II 300 Evolução da Educação Organização do Sistema Educacional Prática Pedagógica I Construção da Matriz
13
ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA Áreas de conhecimento. Conteúdos. Abordagens metodológicas.
14
METODOLOGIA Metodologia da Problematização Estudo de casos Situações Problema Abordagem Pedagógica Pedagogia de Projetos Oficinas
15
MÓDULO IFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃO A ProfissãoDimensões da Profissão 80Exercício da Docência Gestão Escolar MATRIZ Tema: Profissional da Educação do Século XXI. Conhecimento: Sociedade / Família / Tecnologia / Formação do Professor. Finalização: Artigo Científico “O perfil do profissional da educação do século XXI”.
16
MÓDULOFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃO Processo Educacional I Ciência da Educação 220Pedagogia com Ciência Contribuição de Outros Conhecimentos MATRIZ Tema: Teoria da educação de todos os tempos. Conhecimento: Comenius / Pestalozzi / Steiner / Vygotsky / Dewey / Frinet / Piaget / Freire / Ferrero, etc. Finalização: Exposição “Grandes Mestres – Mentes Brilhantes” Biografias Teoria / concepção Transformações
17
MÓDULO IIIFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃO Processo Educacional II Ciência da Educação II 300Evolução da Educação Organização do Sistema Educacional Prática Pedagógica II MATRIZ Tema: Evolução Histórica do Processo Pedagógico Conhecimento: Sociedade Tribais, Grécia, Antiguidade Romana, etc. Oficina: Informática – sites de Educação Finalização: Montar um espetáculo cênico sobre a evolução histórica do processo pedagógico
18
II. IMPLANTAÇÃO Programa de Educação Continuada (Docentes) Oficinas Pedagógicas Educação Superior e Diretrizes Curriculares Nacionais. Ensino por Competência e Habilidade. Compreensão dos Novos Paradigmas. Metodologia de Ensino. Avaliação por Competência.
19
Compreensão Do Novo Currículo (discentes) Apresentação da Matriz e Proposta. Reuniões com turmas. Instalação do COGEPA.
20
2006 MEC – Reconhecimento dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração por Currículo por Competência CONCEITO MÁXIMO
21
AVALIAÇÃO Como desenvolver competências? Como trabalhar a interdisciplinaridade? Como se dá a aprendizagem? O que é aprender?
22
AÇÕES OFICINA - Educar para pensar Estimular as habilidades do pensamento AVALIAÇÃO Oficina – Construção de Caminhos
23
“A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda é possível. Isto faz parte da tarefa histórica de redesenhar e construir o mundo” Paulo Freire (Julho 1991)
24
Vergínia Aparecida Mariani Contato 0XX43 3379-2232 0XX43 9995-2373 ou direcaogeral@inesul.edu.br Obrigado
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.