A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula VI Aula VI MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM FMG Zenir Bom – Prof. Especialista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula VI Aula VI MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM FMG Zenir Bom – Prof. Especialista."— Transcrição da apresentação:

1 Aula VI Aula VI MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM FMG Zenir Bom – Prof. Especialista

2 Disciplina: Metodologia da Pesquisa Jurídica •Ementa: Metodologia da Pesquisa Jurídica -Conteúdo Programático: MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM 1.Considerações Gerais 2.Estudar: Conceitos e definições 3.Estudar em casa 4.Resumo 5.Esquema 6.Resenha 7.Sinóptico 8.Conclusão

3 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM CONSIDERAÇÕES GERAIS Com esta abordagem temos a intenção de fixar o principio de que o ato de aprender depende de um processo que situa o aprendiz em relação ao professor e ao sistema institucional que esta vinculado. Ao Aluno compete estudar, estar em aula,a prender, dominar conceitos, definições e termos. Ao Docente compete liderar, planejar, propor critérios de avaliação e selecionar objetivos a serem alcançados. A Instituição (Universidade), compete fatores que giram em torno de: estrutura, ensino, pesquisa e extensão.

4 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM RELAÇÃO ALUNO/PROFESSOR O PROFESSOR encaminha e sistematiza recursos de aprendizagem advindos de sua experiência, e o ALUNO estuda e desenvolve o programa de aprendizagem, individual ou em grupo, assumindo a responsabilidade pelos seus resultados sob a ação do professor que objetiva facilitar e o orientar o processo de ensino. “ENSINAR PESQUISANDO E PESQUISAR APRENDENDO”

5 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM ESTUDAR: CONCEITOS E DEFINIÇÕES Em um plano prático, estudar é um esforço integral de aprender e que “você” deve praticar para conseguir o que provavelmente deseja.

6 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM ESTUDO UNIVERSITÁRIO Nos primeiros estágios da vida universitária, o aluno traz consigo juízos, valores, idéias e conceitos admitidos pelo senso comum. São crenças, atitudes imediatistas, que ele compartilhava até então com sua comunidade ou grupo. Sua linguagem é comum, herança do seu cotidiano. A partir da Universidade ele vai ser estimulado e induzido a novas observações e interpretações, que mudarão sua forma de entender o cotidiano.

7 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM •ESTUDO UNIVERSITÁRIO: - A decisão de estudar em um curso superior exige do estudante uma postura que vai além da mera frequência às aulas para ser mais ou menos bem- sucedido em provas e testes. - Solicita do aluno valores envolvidos no plano de realização de sua aspiração de aprender os elementos da ciência e da profissão. - É necessário que o aluno saiba o que está estudando e para que o está fazendo. - Torna-se relevante que o estudante se auto-avalie, lembrando que jamais poderá estar motivado se não souber o porquê do que esta fazendo.

8 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM •OBJETIVOS E OBJETO Com relação a OBJETIVOS e OBJETO de estudo, o estudante precisa estar cônscio de que algumas matérias são naturalmente mais próximas de suas expectativas ou de suas aptidões, assim como outras são mais distantes.

9 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM Os OBJETIVOS dos alunos no processo de aprendizado estão ameaçados quando: a)O individuo quer estudar, mas não aprecia a atividade e não se dedica a fazê-lo; b)O estudante propõem-se a estudar mas não entende o que se ministra em aula por que não tem base, maturidade e prontidão; c)Não se estabelece um relacionamento construtivo entre aluno e professor; d)O aluno não gosta da matéria e por consequente o professor parece pouco simpático;e e)O aluno considera que a matéria ministrada nada tem a ver com o que pretende adiquirir como informação profissional.

10 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM Para resolver tais questões, algumas medidas imediatas e instrutivas: a)Procure achar uma boa razão que justifique o seu ingresso no curso que frequenta. Tenha em mente, sendo um bom aluno, estudará menos e terá melhor desempenho; b)Se você quer estudar, precisa estar pronto e disposto a vencer suas limitações; c)O mundo não é uma redoma que contem apenas elementos positivos, você precisa conviver com o agradável e o desagradável, sem ferir o seu sentido vital de realização (Uma disciplina pode ser agradável, independente do professor); d)O processo de aprendizagem exige do aluno uma postura responsável e participativa.

11 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO A eficiência no estudo depende do método utilizado adequadamente, mas o êxito depende de quem o aplica e de como ele é aplicado, atendendo às peculiaridades de cada estudante, tais como nível mental, competência escolar, motivação e disponibilidade para estudar.

12 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM Algumas orientações gerais que dirigem os passos do Universitário para a organização de sua vida de Estudo: 1) Planejamento do tempo para o desempenho das atividades escolares: sem tempo adequado destinado às atividades escolares e de estudo, método algum é suficientemente propicio à aprendizagem. Diariamente é necessário destinar um horário para o trabalho de pesquisa e aprendizado. Lembre-se num mundo atribulado como o nosso é precisos distinguir atividades essenciais de não essenciais;

13 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM 2) Preparação e aproveitamento das aulas: o tempo em que o aluno assiste às aulas é vital e precioso. Deve ser aproveitado ao máximo e para tanto deve: a)manter-se me silêncio, sobretudo silêncio interior; b)aguçar a atenção, esforçando-se para reter as informações, mediante o exercício da compreensão e reflexão; c)ter uma postura participativa sem ala de aula, anotando os dados relevantes e as idéias centrais e temáticas da aula. O conteúdo ministrado em sala de aula tem de ser ponto de partida e não término do processo de aprendizagem; d)preparar anteriormente o assunto da aula a que vai se assistir. Isso o conduzirá a manifestações criticas e pontuais.

14 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM ESTUDAR EM CASA O estudo em casa é o momento propicio para: a) repensar sobre os tópicos desenvolvidos em aula; b) ler, reler e compreender detalhes que não bem destacados em aula; c) memorizar conceitos; d) complementar o conteúdo de aula; e) decodificar termos e vocábulos; f) rever, organizar e reorganizar apontamentos; g) fazer leituras de textos complementares; h) fazer exercícios de fixação.,

15 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM Resumindo, o estudante universitário interessado, propõe- se a: a)prepara-se par as aulas; b)Participar ativamente das aulas; c)Rever as aulas e complementá- las com leituras, pesquisas e exercícios.

16 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM Sobre qualquer assunto a ser estudado o aluno deve: a)Proceder análises gerais; b)Detectar temáticas; c)Formular problemas; d)Concluir questões; e e)Avaliar, criticar e concluir.

17 RESUMO É a condensação do texto; é o ato de condensar idéias principais ou centrais. Isso por que o resumo põe a comunicação expressa em linguagem corrente e reduzida, seja ela NARRATIVA, DESCRITIVA OU DISSERTATIVA. Para realizar um resumo, é necessário que o aluno tenha feito a leitura analítica, conseguindo posteriormente proceder a uma síntese do texto.

18 CARATERISTICAS DO RESUMO 1.Não resumir antes de levantar o ESQUEMA e preparar as anotações da leitura. 2.Ao redigir o resumo, use frase breves, objetivas, acrescentando as referências bibliográficas e observações de caráter pessoal e necessário. 3.O resumo compõem-se das seguintes fases: -Ler e reler o texto, entendê-lo; -Procurar a idéia tópico de cada parágrafo; -Relacionar e ordenar as idéias de cada parágrafo; -Escrever a síntese, formando frases com idéias principais; -Confrontar a síntese com o original; -Redigir, finalmente, com bom estilo e com suas palavras o texto resumo.

19 ESQUEMA Reduz à enumeração dos elementos que fazem parte de uma coluna textual. É a representação gráfica do0 que se leu. Pode ser feito em chaves e listagem numérica, por exemplo: itens I, II, III, IV etc... As partes tem de falar entre si, ou seja, ter uma sequência lógica.

20 CARACTERISTICAS DO ESQUEMA São características do ESQUEMA: a)Fidelidade ao original; b)Estrutura lógica; e c)Flexibilidade e funcionalidade (em uma só olhada, pode-se ter a idéia clara do conteúdo).

21 RESENHA É uma síntese geral, informativa e avaliativa sobre livros, capítulos ou artigos das mais diferentes áreas do conhecimento, que serve, por conseguinte, para orientar as opções e o interesse do leitor em questão.

22 SINÓPTICO É a colocação do texto entre chaves.

23 CONCLUSÃO


Carregar ppt "Aula VI Aula VI MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM FMG Zenir Bom – Prof. Especialista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google