A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO"— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Clóvis Danilo Emanuel Fábio Apresentação do Grupo e uma breve explicação sobre a idéia do trabalho.

2 PÚBLICO ALVO Ensino Médio Alunos Instituições de Ensino Professores
O Material Didático proposto abrange, exclusivamente, o conteúdo de Física do Ensino Médio. É voltado a alunos, professores e instituições de ensino.

3 CONTEÚDO “Capítulo” exemplo: Eletromagnetismo
O material proposto é aplicável a todo o conteúdo do Ensino Médio. Abordaremos algum tópico do Eletromagnetismo para exemplificar nossa proposta. Eletromagnetismo

4 Alunos já ambientados ao laboratório
CONTEÚDO 1º semestre do 3º ano Todos os temas estruturadores já abordados, à exceção de “Matéria e Radiação” Alunos já ambientados ao laboratório O grupo espera que, baseado na estrutura e seqüência propostas pelo PCN, os alunos já estejam no 3º ano do Ensino Médio e que já tenham visto todos os outros temas estruturadores – com exceção de “Matéria e Radiação”, a ser abordado no último semestre do Ensino Médio. Também, considerando que o aluno já esteja utilizando o material desde o início do Ensino Médio, esperamos que o aluno já esteja ambientado às aulas de laboratório e já tenham aprendido alguns conceitos como incerteza, algarismo significativos, etc.

5 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Abordagem conceitual da Física Aulas práticas (laboratório) para fixação da teoria O maior propósito do grupo é abordar a Física de forma mais conceitual, para que os alunos compreendam o fenômeno observado. As aulas de laboratório corroboram com esse objetivo.

6 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
FENÔMENTO COTIDIANO FOCO NO CONCEITO A proposta do grupo é justamente evitar o excesso de matematização na apresentação do conteúdo. A idéia, nas aulas teóricas, é manter o aluno centrado na compreensão conceitual. Apenas após o entendimento do fenômeno estudado é que o professor fará uma abordagem matemática, com o intuito de quantificar o que foi estudado. Após a aula teórica, teremos a consolidação do aprendizado no laboratório, que permitirá ao aluno visualizar o que foi estudado em sala de aula.

7 ÊNFASES CURRICULARES Ciência do Cotidiano
Ciência, Tecnologia e Sociedade Ciência do Cotidiano: o aluno deverá ser capaz de utilizar a Ciência para entender e controlar o meio à sua volta, seja ele natural ou tecnológico. O aluno deverá aplicar os princípios e generalizações vistos em sala de aula no seu dia-a-dia; a Ciência, assim, ganha utilidade prática. Ciência, Tecnologia e Sociedade: diferentemente à ênfase anterior, o aluno deverá encontrar uma distinção entre as situações em que pode aplicar as Ciências para resolução de problemas. O aluno deverá ser capaz de perceber que a resolução de problemas práticos também abrange uma esfera política e uma esfera social.

8 TIPO DE MATERIAL Material Didático Livro do Aluno Livro de Lab
Livro do Professor Livro de Lab O material se resume aos livros texto com as devidas instruções para sua utilização. O Livro do Aluno e o Livro de Laboratório serão de utilização do aluno, enquanto que o Livro do Professor é praticamente um manual de instruções para o docente.

9 Somente material impresso e itens para o laboratório
MEIOS DE SUPORTE ? Somente material impresso e itens para o laboratório Nessa fase inicial, o grupo não pretende utilizar nenhum outro tipo de material que não os livros didáticos e os materiais de laboratório.

10 MATERIAIS / QUANTIDADE
Livro do Aluno, Livro do Professor e Livro de Laboratório Materiais para as aulas práticas Quantidade dependerá da organização da escola Os únicos materiais necessários serão os livros didáticos e os materiais para as aulas de laboratórios, que serão relacionados no Livro do Professor, para que a instituição de ensino possa se antecipar quanto à montagem dos kits.

11 ESTIMATIVA DE ESFORÇO ? Tentaremos identificar um meio-termo para a dificuldade: não pode ser simples ao extremo da trivialidade nem difícil ao ponto de desestimular os alunos.

12 LIMIAR DE APROVAÇÃO Depende de cada instituição de ensino
Sugestão de que o laboratório tenha, no mínimo, peso de 30% da média final Cada instituição de ensino tem seus próprios métodos de avaliação, o grupo não tem a pretensão de revolucionar a metodologia de cada escola. Entretanto, indicaremos enfaticamente, no livro do professor, que as aulas de laboratório deverão ter um peso considerável na média final do aluno e delimitaremos uma sugestão mínima de 30%.

13 NÍVEL DE INTERATIVIDADE
Aula Teórica Atividades diferentes requerem níveis diferentes de interatividade dos alunos. A aula teórica poderá ser conduzida com distintos graus de interatividade por parte dos alunos, dependendo da metodologia empregada pelo professor. A nossa proposta é que a aula teórica tenha um caráter mais expositivo, enquanto que as aulas de laboratório sejam quase que inteiramente conduzidas pelos alunos, apenas com uma breve explicação inicial do professor e eventuais questionamentos (provocações) para tentar direcionar os alunos ao objetivo da aula experimental. Aula Prática -

14 AVALIAÇÃO DO MATERIAL Adequação do material à proposta do grupo
O grupo tentará, tanto quanto possível, avaliar o quanto o resultado final do trabalho é coerente com as premissas iniciais do projeto. Adequação do material à proposta do grupo

15 FIM


Carregar ppt "PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google