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Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.

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Apresentação em tema: "Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

2 Oficina – SAEPI – 5º ano EF – Língua Portuguesa RESULTADOS DA AVALIAÇÃO SAEPI 2012 Adriana Assis Rosa Ronzani

3 SAEPI 2012 Objetivos. Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens presentes nos testes de Língua Portuguesa.. Apresentar e interpretar a Escala de Proficiência, considerando os agrupamentos de seus intervalos (Padrões de Desempenho Estudantil).. Analisar e interpretar pedagogicamente os resultados da avaliação de Língua Portuguesa.

4 SAEPI 2012 O CAEd O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escolas públicas promovidos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento dos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas com o objetivo de modernizar a gestão educacional.

5 SAEPI 2012 Por que avaliar um sistema educacional? Para obter informações sobre o nível de desenvolvimento das habilidades dos estudantes com vistas à implementação de políticas públicas e à organização dos processos de ensino e de aprendizagem.

6 SAEPI 2012 Testes de Proficiência Questionários Contextuais Oferecer uma medida Desempenho Escolar

7 Testes de Proficiência.Os testes de proficiência têm como objetivo aferir habilidades que são esperadas dos alunos em diferentes etapas de escolarização..Cada habilidade é descrita por um descritor.

8 SAEPI 2012 Competências e Habilidades Competências referem-se às diferentes modalidades estruturais da inteligência que compreendem determinadas operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos físicos, conceitos, situações, fenômenos e pessoas. As habilidades instrumentais referem-se especificamente ao plano do saber fazer e decorrem, diretamente, do nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades. PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993

9 SAEPI 2012 Matriz de Referência para Avaliação Elemento base de origem dos testes utilizados no SAEPI. Garante legitimidade e transparência à avaliação. É formada por um conjunto de descritores que, agrupados em tópicos/temas, apresentam as habilidades consideradas básicas e possíveis de serem aferidas por meio do instrumento utilizado em avaliações em larga escala. Não abarca todo o currículo escolar. Por isso, não pode ser confundida com parâmetros curriculares, Base Curricular Comum, procedimentos ou estratégias de ensino ou Orientações Teórico-Metodológicas, nem com o conteúdo a ser trabalhado pelo professor em sala de aula.

10 SAEPI 2012

11 • Texto • Unidade comunicativa – e significativa – por excelência O estudo da gramática e o estudo das estruturas linguísticas Redirecionamento do enfoque da prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa Compõem o texto

12 SAEPI 2012 MATRIZ DE REFERÊNCIA Conjunto de descritores Conteúdo programático na área de conhecimento a ser avaliada Nível de operação mental necessário para a aprendizagem Descritores originados do cruzamento entre conteúdos programáticos e as habilidades e competências cognitivas que lhes são próprias.

13 • Dinâmica da Matriz SAEPI 2012

14 Tópicos D1 - Localizar informações explícitas em um texto. D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. D6 – Identificar o tema central de um texto. D11 – Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.

15 D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso ( propagandas, quadrinhos, foto etc.) D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

16 D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

17 D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

18 D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D14 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.

19 D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

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22 SAEPI 2012 Item.É uma questão do teste de larga escala;. Avalia uma única habilidade, portanto o item é unidimensional.. A habilidade é apresentada por meio de cada descritor que compõe a matriz de referência

23 Enunciado Suporte Comando Gabarito Distratores

24 • Dinâmica dos Itens a)Resolva o item. b)Identifique a habilidade avaliada pelo item em análise. c)Elabore hipóteses cognitivas para os distratores (alternativas erradas). SAEPI 2012

25 Gabarito: A D1

26 Gabarito: B D4

27 Gabarito: C D6

28 Gabarito: B D3

29 Gabarito: A D11

30 Gabarito: B D5

31 Gabarito: A D9

32 Gabarito: A D15

33 Gabarito: C D2

34 Gabarito: B D7

35 Gabarito: A D8

36 Gabarito: B D12

37 Gabarito: B D14

38 Gabarito:D D13

39 Gabarito: A D10

40 Interpretação pedagógica dos resultados do 5º ano do Ensino Fundamental

41 DOMÍNIOS E COMPETÊNCIAS Escala de Proficiência

42 NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA

43 PADRÕES DE DESEMPENHO

44 GRAU DE COMPLEXIDADE DA COMPETÊNCIA

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46 Padrões de desempenho

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50 Resultados

51 Formas de Apresentação dos Resultados. Percentual de acerto por descritor. Proficiência Média – médias comparadas. Participação. Evolução do percentual de alunos por padrão de desempenho. Distribuição do percentual de alunos por nível de proficiência e padrão de desempenho

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53 MODELO

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58 Escala 1)Qual é a proficiência média do estado? 2)Qual é a proficiência média da escola? 3)Qual é o número estimado de estudantes da escola? 4)Qual foi a participação efetiva dos estudantes da escola? 5)Qual a quantidade de estudantes da escola em cada padrão de desempenho? 6)Qual a quantidade de estudantes da escola nos intervalos mais elevados da escala ( adequado + avançado)? 7)Qual o percentual de estudantes nos intervalos acima da média, abaixo da média e na média da escola?

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60 Muito obrigada! Sucesso! Adriana Assis Rosa Ronzani


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