A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor"— Transcrição da apresentação:

1 Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor
IV Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia Ensino – Pesquisa – Extensão: Dilemas Atuais Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor Profª Drª Martha Nascimento Castro Agriconsult Uni-Anhanguera

2 Educação é uma condição fundamental para que o indivíduo desenvolva suas capacidades produtivas e cidadania. O curso técnico tem duração de um 1,5 no mínimo, mas a média de duração é 2 anos. (é profissionalizante o profissional ocupa cargos operacionais) Os tecnólogos dão título de curso superior, com duração entre 2 anos e 3,5 anos. 

3

4 População Sudeste: Nordeste: Sul: Centro-Oeste: Norte:

5 O número de concluintes de 2010 (959 mil)

6 2010 matriculados em um dos cursos de graduação ou pós-graduação de instituições. O número é mais que o dobro do registrado em 2001( ~ 3 milhões) Censo da Educação Superior 2010 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). A maior parte ( alunos) destes futuros profissionais estão em instituições privadas O ingresso deve-se, em sua maioria, ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao vestibular O Brasil registrou, em 2010, estudantes matriculados em um dos cursos de graduação ou pós-graduação de instituições, segundo o Censo de Educação Superior. O número é mais que o dobro do registrado em 2001, de pouco mais de 3 milhões. Ao todo, as matrículas cresceram 110,1% em dez anos.

7

8 .: A Escolha :. ¿Porque Agronomia ?
Relato de Case - Experiência Pessoal .: A Escolha :. ¿Porque Agronomia ?

9 Relato de Case - Experiência Pessoal
Graduação Estágios Visitas técnicas Workshops Encontros/Palestras/Congressos Network Oportunizar Agregar conhecimento diversificado Questionar-se sobre caminho a trilhar

10 Relato de Case - Experiência Pessoal
Pós Graduação: Especialização/Mestrado/Doutorado Pesquisa Grupos de pesquisa Publicação científica Encontros/Palestras/Congressos Fortalecimento do conhecimento multidisciplinar E agora???

11 E agora? Relato de Case - Experiência Pessoal
Meus diferenciais - Minhas habilidades O que tenho me faz alcançar os objetivos ? O que estou buscando? Planejamento

12 Lidar com o imprevisto Oportunizar Refazer planejamento
Relato de Case - Experiência Pessoal Lidar com o imprevisto Oportunizar Refazer planejamento

13 Habilidades Intrapessoais
Relato de Case - Experiência Pessoal Habilidades Intrapessoais Auto-conhecimento Auto-motivação Flexibilidade Comprometimento Entrega Valores + Ética + Postura Avaliar tendências de mudanças na sociedade/cultura/política/mercado

14 Habilidades Interpessoais
Relato de Case - Experiência Pessoal Habilidades Interpessoais Empatia Comunicabilidade (oral-escrita) Atitudes pró-ativas

15 “Saber tudo sobre alguma coisa” “Saber alguma coisa de Tudo”
Relato de Case - Experiência Pessoal “Saber tudo sobre alguma coisa” “Saber alguma coisa de Tudo” Diálogo Multidisciplinar Aprender a aprender

16 Lidar com o imprevisto Oportunizar Refazer planejamento
Relato de Case - Experiência Pessoal Lidar com o imprevisto Oportunizar Refazer planejamento

17 Quando a Universidade exerce seu compromisso social?
IV Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia Ensino – Pesquisa – Extensão: Dilemas Atuais Indissociabilidade do Ensino-Pesquisa-Extensão define-se basicamente pela relação a universidade desenvolve o conhecimento por meio do ensino, que é aprimorado pela pesquisa e difundido pela extensão Quando a Universidade exerce seu compromisso social? Com a produção de conhecimentos e soluções aplicáveis ao cotidiano social

18 Possibilita a produção de conhecimento universidade/comunidade
IV Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia Ensino – Pesquisa – Extensão: Dilemas Atuais A pesquisa articula o trabalho realizado na universidade com setores da sociedade Possibilita a produção de conhecimento universidade/comunidade Visando à criação de conhecimentos que possibilitam transformações da sociedade

19 ensino depende da pesquisa para sustentá-lo e aprimorá-lo.
IV Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia Ensino – Pesquisa – Extensão: Dilemas Atuais ensino depende da pesquisa para sustentá-lo e aprimorá-lo. ensino também precisa da extensão para fazê-lo chegar até a comunidade e torná-lo aplicável. A pesquisa depende do ensino e da extensão para difusão e para sua aplicabilidade, indicando novos rumos

20 A extensão é a forma de socialização e democratização do conhecimento
IV Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia Ensino – Pesquisa – Extensão: Dilemas Atuais A universidade leva até a comunidade os conhecimentos que produz com a pesquisa por meio da extensão. A extensão é a forma de socialização e democratização do conhecimento

21 Relato de Case - Experiência Pessoal
Ingresso no Mercado de Trabalho Consultoria Atividade de Docência

22 Obrigada pela atenção! de contato: Site:


Carregar ppt "Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google