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PublicouSamuel Socorro Alterado mais de 9 anos atrás
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Treinamento e desenvolvimento Qualidade de vida no trabalho
Gestão de pessoas Treinamento e desenvolvimento Qualidade de vida no trabalho Túlio Mauro
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VS Treinamento, desenvolvimento e educação Definição de treinamento:
Treinamento é o esforço planejado pela organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos relacionados com o trabalho por parte de seus empregados. (Wexley, 1984) Treinamento é uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria dos desempenho no trabalho . (Goldstein, 1991) Processos de aprendizagem formal VS Processos de aprendizagem informal
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Treinamento, desenvolvimento e educação
Distinções entre as ações de aprendizagem nas organizações Educação Desenvolvimento Treinamento Instrução Informação
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Treinamento, desenvolvimento e educação
Alvo das ações de TD&E motoras Habilidades cognitivas emocionais
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Treinamento, desenvolvimento e educação
Fases das ações de treinamento e desenvolvimento Levantamento de necessidades de treinamento (LNT) Planejamento logístico e instrucional Execução Aprendizagem Reação Avaliação Impacto Valor final
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Exemplo de planejamento instrucional
Objetivos Específicos Ao final do evento os participantes deverão ser capazes de: Estratégia de Aprendizagem Meio a ser utilizado pelo instrutor para alcançar o objetivo específico. Avaliação Meio a ser utilizado para confirmar se o objetivo foi alcançado com sucesso. 1. Identificar o nome e a unidade de cada participante do evento e trocar informações como lotação, ramal e Dinâmica de grupo de aquecimento (quebra-gelo) integração e apresentação. Observação participativa da dinâmica de grupo. 2. Identificar no organograma e nomear as unidades principais da empresa. Aulas expositivas com apresentação de esquemas, figuras e fotografias das unidades da empresa. Argüição oral e exercícios escritos. 3. Descrever a missão e a visão da empresa. Aula expositiva com a apresentação da evolução do planejamento estratégico da empresa . Debate acerca da aplicação da missão e visão no contexto organizacional 4. Demonstrar os valores defendidos pela empresa por meio da tomada de decisões. Exercícios práticos de tomada de decisão. Estudos de caso e situações criticas. Por meio das decisões tomadas durante o exercício o instrutor avaliará se os princípios foram empregados. 5. Descrever as principais metas de sua unidade e identificar as unidades da empresa cujo alcance das metas está diretamente vinculado Aula expositiva ; Apresentação do mapa de metas da empresa . Argüição oral 6. Entrar na intranet com matrícula e senha, identificar e acessar os principais sistemas e o portal de ajuda. Aula prática com a utilização de computadores com acesso à intranet Exercícios práticos.
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Qualidade de vida (no trabalho)
Conseqüências para os indivíduos da baixa qualidade de vida no trabalho: Busca por isolamento; Angústia, ansiedade; Distúrbios de sono e digestivos; Hipertensão arterial; Consumo de drogas; Problemas conjugais; Intolerância aos problemas familiares; Suicídio.
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Qualidade de vida (no trabalho)
Conseqüências para a organização: Absenteísmo; Rotatividade; Queda de desempenho Comportamentos destrutivos (sabotagem, furtos, vandalismo...) Formações de coalizões Declínio na motivação e satisfação Destruição das relações de trabalho.
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Qualidade de vida (no trabalho)
Situações específicas que podem ser terreno fértil para o estabelecimento de ambiente social inadequado: Cultura e clima demasiadamente permissivos; Competição exacerbada; Supervalorização das estruturas hierárquicas; Processos de trabalho e sistemas de avaliação sem transparência; Onipotência da empresa; Tolerância ou cumplicidade com o agressor.
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Modelo de Walton Compensação justa e adequada:
– Eqüidade interna e externa – Justiça na compensação – Partilha dos ganhos de produtividade – Proporcionalidade entre salários 2. Condições de trabalho segura e saudáveis – Jornada de trabalho razoável – Ambiente físico seguro e saudável – Ausência de insalubridade 3. Oportunidades imediatas para desenvolver e usar as capacidades humanas – Autocontrole relativo – Qualidades múltiplas – Informação sobre o processo total do trabalho
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Modelo de Walton 4. Oportunidades futuras para o crescimento contínuo e a garantia de emprego – Crescimento pessoal – Perspectivas de avanço salarial – Segurança de emprego 5. Integração social na organização – Ausência de preconceitos – Igualdade – Relacionamento – Senso comunitário 6. Constitucionalismo na organização – Direitos de proteção do trabalhador – Privacidade pessoal – Liberdade de expressão – Tratamento imparcial
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Modelo de Walton 7. Trabalho e espaço total na vida do indivíduo
– Papel balanceado no trabalho – Estabilidade de horários – Poucas mudanças geográficas – Tempo para lazer da família 8. Relevância social do trabalho na vida – Imagem da empresa – Responsabilidade social da empresa – Responsabilidade pelos produtos – Práticas de emprego
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Obrigado pela atenção Túlio Mauro
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