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Túlio Mauro Definição de treinamento: Treinamento é o esforço planejado pela organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos.

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1 Túlio Mauro

2 Definição de treinamento: Treinamento é o esforço planejado pela organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos relacionados com o trabalho por parte de seus empregados. (Wexley, 1984) Treinamento é uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria dos desempenho no trabalho. (Goldstein, 1991) Processos de aprendizagem formal Processos de aprendizagem informal VS

3 Educação Desenvolvimento Treinamento Instrução Informação Distinções entre as ações de aprendizagem nas organizações

4 Habilidades motoras Habilidades cognitivas Habilidades emocionais Alvo das ações de TD&E

5 Fases das ações de treinamento e desenvolvimento Levantamento de necessidades de treinamento (LNT) Planejamento logístico e instrucional Execução Avaliação Aprendizagem Reação Impacto Valor final

6 Objetivos Específicos Ao final do evento os participantes deverão ser capazes de: Estratégia de Aprendizagem Meio a ser utilizado pelo instrutor para alcançar o objetivo específico. Avaliação Meio a ser utilizado para confirmar se o objetivo foi alcançado com sucesso. 1. Identificar o nome e a unidade de cada participante do evento e trocar informações como lotação, ramal e Dinâmica de grupo de aquecimento (quebra- gelo) integração e apresentação. Observação participativa da dinâmica de grupo. 2. Identificar no organograma e nomear as unidades principais da empresa. Aulas expositivas com apresentação de esquemas, figuras e fotografias das unidades da empresa. Argüição oral e exercícios escritos. 3. Descrever a missão e a visão da empresa. Aula expositiva com a apresentação da evolução do planejamento estratégico da empresa. Debate acerca da aplicação da missão e visão no contexto organizacional 4. Demonstrar os valores defendidos pela empresa por meio da tomada de decisões. Exercícios práticos de tomada de decisão. Estudos de caso e situações criticas. Por meio das decisões tomadas durante o exercício o instrutor avaliará se os princípios foram empregados. 5. Descrever as principais metas de sua unidade e identificar as unidades da empresa cujo alcance das metas está diretamente vinculado Aula expositiva ; Apresentação do mapa de metas da empresa. Argüição oral 6. Entrar na intranet com matrícula e senha, identificar e acessar os principais sistemas e o portal de ajuda. Aula prática com a utilização de computadores com acesso à intranet Exercícios práticos. Exemplo de planejamento instrucional

7 Conseqüências para os indivíduos da baixa qualidade de vida no trabalho: • Busca por isolamento; • Angústia, ansiedade; • Distúrbios de sono e digestivos; • Hipertensão arterial; • Consumo de drogas; • Intolerância aos problemas familiares; • Problemas conjugais; • Suicídio.

8 Conseqüências para a organização: • Absenteísmo; • Rotatividade; • Queda de desempenho • Comportamentos destrutivos (sabotagem, furtos, vandalismo...) • Formações de coalizões • Declínio na motivação e satisfação • Destruição das relações de trabalho.

9 Situações específicas que podem ser terreno fértil para o estabelecimento de ambiente social inadequado: • Cultura e clima demasiadamente permissivos; • Competição exacerbada; • Supervalorização das estruturas hierárquicas; • Processos de trabalho e sistemas de avaliação sem transparência; • Onipotência da empresa; •Tolerância ou cumplicidade com o agressor.

10 1.Compensação justa e adequada: – Eqüidade interna e externa – Justiça na compensação – Partilha dos ganhos de produtividade – Proporcionalidade entre salários 2. Condições de trabalho segura e saudáveis – Jornada de trabalho razoável – Ambiente físico seguro e saudável – Ausência de insalubridade 3. Oportunidades imediatas para desenvolver e usar as capacidades humanas – Autocontrole relativo – Qualidades múltiplas – Informação sobre o processo total do trabalho

11 5. Integração social na organização – Ausência de preconceitos – Igualdade – Relacionamento – Senso comunitário 4. Oportunidades futuras para o crescimento contínuo e a garantia de emprego – Crescimento pessoal – Perspectivas de avanço salarial – Segurança de emprego 6. Constitucionalismo na organização – Direitos de proteção do trabalhador – Privacidade pessoal – Liberdade de expressão – Tratamento imparcial

12 7. Trabalho e espaço total na vida do indivíduo – Papel balanceado no trabalho – Estabilidade de horários – Poucas mudanças geográficas – Tempo para lazer da família 8. Relevância social do trabalho na vida – Imagem da empresa – Responsabilidade social da empresa – Responsabilidade pelos produtos – Práticas de emprego

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