A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

2 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
PLANEJAR é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados. PLANO: é o resultado do planejamento, instrumento dirigido para orientar a ação. O planejamento termina quando começa sua implementação. PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

3 O trabalho planejado é importante e necessário porque:
Evita a improvisação; Ajuda a prever e superar dificuldades; Contribui para a consecução dos objetivos estabelecidos com economia de tempo e eficiência na ação. PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

4 O plano reflete nossas idéias na forma de:
Concepção de homem, mundo e sociedade. Interação da teoria com a prática Princípios éticos – políticos Metas projetadas Conteúdos assumidos Metodologias/estratégias de ação Sistema de avaliação (resultado da meta, o conteúdo em si, o processo) PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

5 As características de um bom plano são:
Coerência e unidade; Continuidade e sequência; Flexibilidade; Objetividade e funcionalidade; Clareza e precisão. PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

6 PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI
No campo da educação e do ensino há vários tipos de planejamento, que variam de acordo com o seu grau de abrangência: Planejamento de um sistema educacional; Planejamento da escola; Planejamento de currículo; Planejamento didático ou de ensino: Planejamento de curso; Planejamento de unidade; Planejamento de aula. PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

7 ESTRUTURA DE UM PROCESSO DE PLANEJAMENTO
AVALIAÇÃO RESULTADO SATISFATÓRIO PLANO Processo RESULTADO INSATISFATÓRIO Dificuldades Empecilhos Contigências PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

8 Antes de fazer o planejamento preciso perguntar:
Que aluno quero formar? Em que tipo de sociedade quero viver? Com que valores éticos, estéticos e morais? Como devem ser as relações políticas? PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

9 O que devemos desenvolver nos alunos?
Segundo Habermas, as competências humanas: Instrumental Social Comunicativa PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

10 PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI
INSTRUMENTAL: é a internalização teórico-prática de conhecimento e experiência necessários para agir no mundo. Utiliza-se de habilidades físicas, técnicas, táticas, administrativas e organizacionais. PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

11 PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI
SOCIAL: é adquirida em processos de ensino – aprendizagem e de reflexão critica da realidade em diferentes momentos da vida simbólica, política e econômica do sujeito, mediante a utilização de conhecimentos que permitem analisar e interpretar as relações socioculturais, os problemas e as contradições existentes na realidade/meio. A sua finalidade crítica é “contribuir para um agir solidário e cooperativo.” PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

12 PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI
COMUNICATIVA: promove a materialização do pensamento do aluno pela linguagem nos diversos tipos de manifestações culturais de caráter verbal, escrita e/ou teleológicas, nos níveis filosófico e corpóreo-motor, característicos no seu contexto histórico – cultural. Teleológico= argumento, conhecimento ou explicação que relaciona um fato com sua causa final. PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI

13 PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI
OBRIGADA ! PROFª. Ms. FERNANDA NASCIUTTI


Carregar ppt "O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google