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O QUE É AÇÃO CORRETIVA?. AÇÄO CORRETIVA OBJETIVO Estabelecer uma sistemática para tomada de açäo corretiva de modo a impedir a reincidência de uma não.

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1 O QUE É AÇÃO CORRETIVA?

2 AÇÄO CORRETIVA OBJETIVO Estabelecer uma sistemática para tomada de açäo corretiva de modo a impedir a reincidência de uma não conformidade.

3 AÇÄO CORRETIVA Açäo implementada para eliminar as causas de uma não – conformidade, de um defeito, ou de outra situaçäo indesejável existente, a fim de prevenir sua repetição.

4 Falta de Ação Corretiva Como Vendas solicitou....

5 Falta de Ação Corretiva Como Vendas solicitou....Como Engenharia criou...

6 Falta de Ação Corretiva Como Vendas solicitou....Como Engenharia criou... Como Manufatura produziu..

7 Falta de Ação Corretiva Como Vendas solicitou....Como Engenharia criou... Como Manufatura produziu.. Como o cliente desejou..!!

8 AÇÄO CORRETIVA REGISTRO DE AÇÄO CORRETIVA Registrar os passos tomados para a definição de uma ação corretiva Form038-SAQ-Solicitação de Ação da Qualidade, preenchendo os seguintes passos: Identificação da ação; Natureza da ação corretiva; Descrição do problema encontrado; Correção; Descrição das causas –Avaliação da abrangência do problema; –Ações corretivas; –Verificação das ações corretivas.

9 AÇÄO CORRETIVA Correçäo e Açäo Corretiva são diferentes: Correçäo: se refere a uma açäo para eliminar uma não-conformidade indentificada Açäo Corretiva: está relacionada a eliminação das causas de uma näo conformidade.

10 AÇÄO CORRETIVA PROBLEMAS CRÍTICOS: Afeta diretamente a satisfação do Cliente; Causa impactos significativos ao meio ambiente; A segurança do Cliente interno e externo; Material Biológicos.

11 AÇÄO CORRETIVA Problemas com alto grau de incidência: Ocorrências freqüentes com a mesma natureza em uma determinada área, setor, atividade, produto, material e ou serviço.

12 AÇÄO CORRETIVA CRITÉRIOS PARA TOMADA DE AÇÄO CORRETIVA ANÁLISE DOS DADOS : Devem ser avaliados dados, relatórios e estatísticas gerais da Organização advindos das seguintes fontes: Indicadores da Qualidade e de desempenho da Organização; Relatório da Auditoria da Qualidade; Relatório e estatística de não- conformidades; Relatórios de pesquisa de satisfação de clientes; Relatório de reclamação de clientes.

13 AÇÄO CORRETIVA ANÁLISE DO IMPACTO DO PROBLEMA Casos considerados críticos, deve-se abrir uma açäo corretiva no momento da identificação do problema.

14 AÇÄO CORRETIVA FONTES PARA AÇÖES CORRETIVAS 1.1-Para os Indicadores: Abrir açöes corretivas sempre que: As metas estabelecidas não forem cumpridas nos prazos estabelecidos; Valor dos indicadores exceder os limites estabelecidos em 2 meses seguidos.

15 AÇÄO CORRETIVA 1.2-Para os Relatórios e Estatísticas de Näo- Conformidades: Abrir açöes corretivas para: Problemas considerados críticos pelo grupo, devido a insatisfação de seus clientes; Problemas com alta incidência.

16 AÇÄO CORRETIVA 1.3-Açäo Corretiva Gerada por Auditorias: Devem ser abertas açöes corretivas para todas as não-conformidades detectadas; Devendo a abertura destas açöes corretivas ser de responsabilidade do Gerente ou Coordenadores/Lideres de Unidade.

17 AÇÄO CORRETIVA 1.4- Ação Corretiva gerada devido ao desempenho de Fornecedores: Abrir açöes corretivas para: Problemas que ocasionaram atraso na rotina; Problemas com alta incidência ou com ocorrência no mês anterior.

18 AÇÄO CORRETIVA 1.5 Açäo Corretiva gerada pelas reclamações de clientes; Abrir ações corretivas para: Problemas identificados pelo grupo após a avaliação das reclamações dos clientes; Problemas com alta incidência ou com ocorrência constatado no mês anterior

19 AÇÄO CORRETIVA ACOMPANHAMENTO DAS SAQ`S –Na data prevista para o acompanhamento a Representante da Direção, responsável pelo gerenciamento, deve cobrar o responsável pelo acompanhamento se a ação corretiva foi considerada implementada ou não e descrever observações no campo especifico.

20 AÇÄO CORRETIVA Açäo Corretiva Implementada: Estando a ação implementada, o responsável avalia se esta foi eficaz na data prevista para encerramento.

21 AÇÄO CORRETIVA Açäo Corretiva Implementada e Eficaz: Estando a ação corretiva implementada e de maneira eficaz a mesma deve ser encerrada após o registro da conclusão do processo por parte do Representante da Direção e responsável pelo acompanhamento

22 AÇÄO CORRETIVA Açäo Corretiva Implementada e Ineficaz: Açäo corretivas consideradas ineficazes podem ser abertas novas ações corretivas prevendo novos prazos ou ações.

23 AÇÄO CORRETIVA Açäo Corretiva não implementada: Para ações corretivas que não forem implementadas no prazo Maximo podem ser abertas novas ações corretivas prevendo novos prazos, responsáveis ou ações.

24 AÇÄO CORRETIVA Observações Referentes aos Acompanhamentos: As observações referentes aos acompanhamentos são feitas no formulário FORM038-SAQ- Solicitação de Ação da Qualidade em um campo especialmente designado para esta atividade

25 AÇÄO CORRETIVA RESPONSABILIDADES 1.1 Do representante da Direção. Realizar reuniões mensais para tomada de ações corretivas; Analisar as causas de problemas e propor soluções; Indicar os responsáveis e datas de acompanhamento das SAQ`s; Realizar reuniões mensais para tomada de ações corretivas; Abrir as SAQ`s em conjunto com os responsáveis pela identificação do problema, execução e acompanhamento das mesmas; Orientar os colaboradores com relação a sistemática adotada para tomada de ações corretivas na Álamo. Preparar os relatórios para a tomada de ações corretivas; Gerenciar todas as SAQ`s via DG014- Gerenciamento das Ações Corretivas e Preventiva

26 AÇÄO CORRETIVA 1.2 Dos Gerentes e Coordenadores- Lideres de Unidade: Realizar das reuniões mensais para tomada de ação corretiva; Identificar as causas dos problemas; Realizar as ações corretivas no prazo, quando indicados para tal atividade; Notificar o Representante da Direção; Propor ações para soluções de problemas; Implementar as ações corretivas; Acompanhar ações corretivas; Comprovar a eficácia das ações tomadas.


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