A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pr. Elias Brenha Ministério Jovem USB Pr. Elias Brenha Ministério Jovem USB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pr. Elias Brenha Ministério Jovem USB Pr. Elias Brenha Ministério Jovem USB."— Transcrição da apresentação:

1 Pr. Elias Brenha Ministério Jovem USB Pr. Elias Brenha Ministério Jovem USB

2 O Culto Jovem deve ser uma programação dinâmica, atrativa e interessante para os jovens. Porém, não pode ser um programa de entretenimento, uma programação humorística ou um passatempo.

3

4 Você pode usar Você pode usar: 1.CD – Ministério Jovem 2.Hinos Hinário Adventista 3.Coletâneas de hinos antigos 4.Hinos que tenham ligação como o tema do programa. 1.CD – Ministério Jovem 2.Hinos Hinário Adventista 3.Coletâneas de hinos antigos 4.Hinos que tenham ligação como o tema do programa.

5 Para este momento o jovem deve ser incentivado a trazer a sua Bíblia para o Culto JA. Em cada Culto você pode usar este momento de diferentes maneiras:

6 1.Dinâmica de Grupo 2.Dramatização 3.Um orador 4.Vários oradores 5.Perguntas e respostas 6.Vídeo 7.Entrevista 8.Momento Nisto Cremos (relembrando as doutrinas básicas da IASD) 2.Dramatização 3.Um orador 4.Vários oradores 5.Perguntas e respostas 6.Vídeo 7.Entrevista 8.Momento Nisto Cremos (relembrando as doutrinas básicas da IASD)

7 O Culto Jovem deve reservar um espaço para atender as necessidades espirituais e sociais dos jovens, a oração deve ocupar um lugar central na programação. O Culto Jovem deve reservar um espaço para atender as necessidades espirituais e sociais dos jovens, a oração deve ocupar um lugar central na programação.

8 1.Pode-se ter na entrada da igreja uma caixa para pedidos e agradecimentos. Ao lado, papéis e caneta para que todos possam escrevê-los e colocar na caixa. Os jovens devem ser incentivados a fazerem seus pedidos.

9 2.Pode-se oferecer a um ou dois jovens a oportunidade de fazer seus pedidos publicamente. 3.Pode-se colocar a caixa de pedidos na frente enquanto os jovens cantam um hino sobre oração (do CD Jovem), então levantam-se e colocam seus pedidos na caixa.

10 As orações podem ser:  Individuais  Duplas  Famílias  Um jovem e uma visita  Oração cantada  Oração seqüencial  Individuais  Duplas  Famílias  Um jovem e uma visita  Oração cantada  Oração seqüencial

11 A diretoria pode também estabelecer um motivo semanal para os jovens orarem:  Aniversariantes  Universitários  Família  Líderes da igreja local  Aniversariantes  Universitários  Família  Líderes da igreja local  Pastores  Evangelismo da Igreja  Um Projeto Especial  Jovens Afastados  Etc.  Pastores  Evangelismo da Igreja  Um Projeto Especial  Jovens Afastados  Etc.

12 Pode-se criar o amigo secreto de oração durante a semana e no momento da oração ser feita a revelação e orarem juntos.

13 Este precisa ser um momento muito alegre e desafiador, porém, muito organizado. Todos gostamos de ser desafiados a alguma coisa e no que se refere à Bíblia, é muito mais emocionante. Este é o momento do Concurso Bíblico. Para que ele não seja enfadonho, cansativo e não perca seu real objetivo é importante não improvisar.

14 Os concursos bíblicos podem ser:  Individuais ou  Individuais ou por grupo  Homens ou mulheres  Crianças ou juvenis  Casados ou solteiros  Departamentos da igreja  Família  Filhos x Pais  Musical  Etc.  Individuais ou  Individuais ou por grupo  Homens ou mulheres  Crianças ou juvenis  Casados ou solteiros  Departamentos da igreja  Família  Filhos x Pais  Musical  Etc.

15 Nunca faça mais do que um concurso bíblico por programa. Varie o tipo de concurso a cada final de semana, tornando-o interessante e atrativo. Podem ser feitos diferentes tipos e com diferentes temas. O tipo ou tema do concurso deve ser anunciado pelo menos uma semana antes para que as pessoas ou grupos se preparem.

16 PREMIAÇÃO: Por sábado, por mês, por trimestre, por semestre, por ano, por pessoa individualmente, por família, por grupo etc. O tempo que a pessoa espera para receber o prêmio deverá determinar o valor do mesmo. O prêmio que alguém receberá no final do mês deverá ser automaticamente de maior valor do que aquele que recebe a cada final de semana. O prêmio do trimestre deverá ser maior do que o prêmio mensal; o semestral maior do que o trimestral, etc. PREMIAÇÃO: Por sábado, por mês, por trimestre, por semestre, por ano, por pessoa individualmente, por família, por grupo etc. O tempo que a pessoa espera para receber o prêmio deverá determinar o valor do mesmo. O prêmio que alguém receberá no final do mês deverá ser automaticamente de maior valor do que aquele que recebe a cada final de semana. O prêmio do trimestre deverá ser maior do que o prêmio mensal; o semestral maior do que o trimestral, etc.

17

18 O grupo participante recebe uma folha com nomes de personagens bíblicos. Esses nomes devem ser escolhidos por alguma coisa importante que aconteceu com eles ou que foram feitas por eles. Não mais do que 10 a 15 nomes. Quem está dirigindo o concurso faz referência a um fato relacionado com um dos personagens arrolados na folha. O participante deverá encontrar na sua folha o nome do personagem e colocar o número certo. O concurso ficará mais interessante se o número de personagens na folha for maior do que aqueles que o diretor fizer referência.

19 Alguém vai à frente e conta uma história no início do programa. Quase no final, é feito o concurso da história contada no início. Este concurso pode ser feito em forma de perguntas e respostas. Ele serve para avaliar o grau de atenção dos ouvintes. A história precisa ser bem contada, deve ser rica em detalhes. E pode-se dar um ótimo prêmio para o vencedor.

20 Leva-se diferentes objetos à frente. Ex.: enxada, martelo, foice, peixe, etc. Os objetos devem estar relacionados com algum personagem da Bíblia. Ao se apresentar os objetos diante das pessoas, ganha os pontos quem primeiro disser o nome do personagem. O concurso fica mais interessante se a pessoa que acertar o personagem, for a frente e contar em poucas palavras um acontecimento bíblico relacionado àquela pessoa.

21 Concurso do Salmo 119 Este concurso tem como objetivo a memorização dos versos deste salmo em seqüência. Deve ser aplicado em grupos. Vence quem conseguir, em forma seqüencial, recitar o maior número de versos. Pode ser feito entre homens X mulheres, equipes X equipes, etc. Concurso do Salmo 119 Este concurso tem como objetivo a memorização dos versos deste salmo em seqüência. Deve ser aplicado em grupos. Vence quem conseguir, em forma seqüencial, recitar o maior número de versos. Pode ser feito entre homens X mulheres, equipes X equipes, etc.

22 Concurso de versos bíblicos Este concurso tem como objetivo, forçar a memorização de versos da Bíblia que podem ser usados em diferentes ocasiões. Ex.: Versos da Bíblia que falam sobre: Vitória nas dificuldades; amigos; paz; proteção de Deus; fortalecimento espiritual; exortação aos fracos na fé; etc. Vence a pessoa ou grupo que conseguir descobrir na Bíblia maior número de versículos e recitá-los. Concurso de versos bíblicos Este concurso tem como objetivo, forçar a memorização de versos da Bíblia que podem ser usados em diferentes ocasiões. Ex.: Versos da Bíblia que falam sobre: Vitória nas dificuldades; amigos; paz; proteção de Deus; fortalecimento espiritual; exortação aos fracos na fé; etc. Vence a pessoa ou grupo que conseguir descobrir na Bíblia maior número de versículos e recitá-los.

23 Concurso sobre mulheres da Bíblia Entrega-se aos participantes uma folha numerada de 1 a 50, apenas como exemplo. Cronometra-se um determinado tempo, e cada participante deverá colocar no papel o nome de mulheres importantes da Bíblia, e ao lado do nome uma virtude que caracterizou a vida desta mulher. Ao final do tempo recolhe-se as folhas e quem escreveu o maior número de nomes e virtudes deve ir a frente ler os nomes e virtudes e fazer uma aplicação de alguma virtude à igreja. Concurso sobre mulheres da Bíblia Entrega-se aos participantes uma folha numerada de 1 a 50, apenas como exemplo. Cronometra-se um determinado tempo, e cada participante deverá colocar no papel o nome de mulheres importantes da Bíblia, e ao lado do nome uma virtude que caracterizou a vida desta mulher. Ao final do tempo recolhe-se as folhas e quem escreveu o maior número de nomes e virtudes deve ir a frente ler os nomes e virtudes e fazer uma aplicação de alguma virtude à igreja.

24 É feito um grande quadro com opções de escolha (jogo da velha). São 9 quadros com diferentes opções de respostas. Ex. vida familiar; profecia; milagres; reis; música na Bíblia; animais;profissões; curiosidades; doutrinas. Pode ser disputado entre equipes ou homens e mulheres.

25 Concursos de perguntas e respostas por diferentes áreas num estilo passa x repassa Os homens escolhem um representante que vai à frente, bem como as mulheres escolhem sua representante e vai à frente. Ambos ficam sentados de costas para o auditório. O diretor coloca para os homens o nome de um personagem bíblico. Os homens do auditório terão oportunidade de falar até 3 palavras como pista para quem está de costas para o auditório. Se este não acertar, passa-se a vez para as mulheres e vice-versa. As pistas têm que ser bem dadas e escolhidas, porque senão prejudica uma equipe e favorece a outra.

26 Este concurso é para ser feito entre grupos. Escolhe-se o representante dos grupos e a eles é dito o nome de um personagem bíblico. Este deve ir a um quadro negro e desenhar alguma coisa que identifique o personagem. Ele terá um tempo de 30 segundos e neste tempo o seu grupo vai tentar descobrir o nome dele.

27 Concurso dos hinos Necessita-se de um bom pianista e um bom cantor. Os hinos devem ser previamente escolhidos. O cantor vai até um determinado momento da música e pára. Quem souber concluir a frase cantando, levanta a mão e lhe será dada a vez. Vencerá quem somar mais pontos. Esse concurso pode ser desenvolvido em várias etapas. Os hinos também podem ser separados por temas específicos. Uma semana antes a igreja pode ser avisada sobre quais os hinos que poderão aparecer no concurso. Isso poderá motivar os participantes a cantarem mais em suas casas durante a semana para poderem decorar algumas letras. Concurso dos hinos Necessita-se de um bom pianista e um bom cantor. Os hinos devem ser previamente escolhidos. O cantor vai até um determinado momento da música e pára. Quem souber concluir a frase cantando, levanta a mão e lhe será dada a vez. Vencerá quem somar mais pontos. Esse concurso pode ser desenvolvido em várias etapas. Os hinos também podem ser separados por temas específicos. Uma semana antes a igreja pode ser avisada sobre quais os hinos que poderão aparecer no concurso. Isso poderá motivar os participantes a cantarem mais em suas casas durante a semana para poderem decorar algumas letras.

28 Concurso sobre homens na Bíblia. Dê a cada participante uma folha em branco. Todos deverão escrever nomes que comecem com a letra A, B, D, etc.Concurso sobre homens na Bíblia. Dê a cada participante uma folha em branco. Todos deverão escrever nomes que comecem com a letra A, B, D, etc. Concurso sobre animais na BíbliaConcurso sobre animais na Bíblia Concurso sobre curiosidades bíblicasConcurso sobre curiosidades bíblicas Concurso sobre Reis da BíbliaConcurso sobre Reis da Bíblia Concurso sobre as parábolas de JesusConcurso sobre as parábolas de Jesus Concurso sobre os EvangelhosConcurso sobre os Evangelhos Concurso sobre animais na BíbliaConcurso sobre animais na Bíblia Concurso sobre curiosidades bíblicasConcurso sobre curiosidades bíblicas Concurso sobre Reis da BíbliaConcurso sobre Reis da Bíblia Concurso sobre as parábolas de JesusConcurso sobre as parábolas de Jesus Concurso sobre os EvangelhosConcurso sobre os Evangelhos

29 Concursos sobre Atos dos apóstolosConcursos sobre Atos dos apóstolos Concursos sobre Daniel e ApocalipseConcursos sobre Daniel e Apocalipse Concurso da Lição da Escola Sabatina da semanaConcurso da Lição da Escola Sabatina da semana Concurso sobre EscatologiaConcurso sobre Escatologia Concurso sobre Profissões da Bíblia Concurso sobre o Santuário Concurso sobre os Profetas Concursos sobre Daniel e ApocalipseConcursos sobre Daniel e Apocalipse Concurso da Lição da Escola Sabatina da semanaConcurso da Lição da Escola Sabatina da semana Concurso sobre EscatologiaConcurso sobre Escatologia Concurso sobre Profissões da Bíblia Concurso sobre o Santuário Concurso sobre os Profetas

30 Concurso sobre os milagres de Jesus Concurso sobre a Revista Adventista do mês Concurso sobre alimentos na Bíblia Concurso sobre cidades da Bíblia Concurso sobre Pais na Bíblia Concurso sobre irmãos na Bíblia Concurso sobre a Revista Adventista do mês Concurso sobre alimentos na Bíblia Concurso sobre cidades da Bíblia Concurso sobre Pais na Bíblia Concurso sobre irmãos na Bíblia

31 É impossível concorrermos com aquilo que os meios de comunicação trazem até nós. Mas podemos tornar momento da comunicação atrativo usando:

32 Pessoas de fala agradável e firme, com boa dicção (2 pessoas no mínimo). Pessoas de fala agradável e firme, com boa dicção (2 pessoas no mínimo). Usando a cada sábado notícias interessantes e atuais. Essas notícias não necessitam ser somente de caráter religioso, podem ser de caráter social e até mesmo político, porém, tudo dentro de um clima religioso (muitos jovens e irmãos não acompanham durante a semana jornais e revistas e acabam ficando sem o conhecimento de fatos importantes). Usando a cada sábado notícias interessantes e atuais. Essas notícias não necessitam ser somente de caráter religioso, podem ser de caráter social e até mesmo político, porém, tudo dentro de um clima religioso (muitos jovens e irmãos não acompanham durante a semana jornais e revistas e acabam ficando sem o conhecimento de fatos importantes). Pessoas de fala agradável e firme, com boa dicção (2 pessoas no mínimo). Pessoas de fala agradável e firme, com boa dicção (2 pessoas no mínimo). Usando a cada sábado notícias interessantes e atuais. Essas notícias não necessitam ser somente de caráter religioso, podem ser de caráter social e até mesmo político, porém, tudo dentro de um clima religioso (muitos jovens e irmãos não acompanham durante a semana jornais e revistas e acabam ficando sem o conhecimento de fatos importantes). Usando a cada sábado notícias interessantes e atuais. Essas notícias não necessitam ser somente de caráter religioso, podem ser de caráter social e até mesmo político, porém, tudo dentro de um clima religioso (muitos jovens e irmãos não acompanham durante a semana jornais e revistas e acabam ficando sem o conhecimento de fatos importantes).

33 Fontes de informações: Revista Adventista Departamento de Comunicação da ASP Eventos em Destaque – Rádio Novo Tempo Internet Jornais da cidade Revista VEJA, Exame, etc. Revista Adventista Departamento de Comunicação da ASP Eventos em Destaque – Rádio Novo Tempo Internet Jornais da cidade Revista VEJA, Exame, etc. Repórteres jovens entrevistando personalidades públicas do município Gravação como se fosse um jornal de TV e exibido em um telão durante o programa Repórteres jovens entrevistando personalidades públicas do município Gravação como se fosse um jornal de TV e exibido em um telão durante o programa

34 Este é o momento de contar o que Jesus tem feito na vida das pessoas. Os testemunhos servem de inspiração, motivação e fortalecimento para a igreja. No testemunho deve-se tomar o cuidado para não exaltar a pessoa e sim o poder de Deus agindo nela. Os testemunhos podem ser de caráter pessoal ou familiar. Algumas formas interessantes de apresentar o quadro são:

35 Em forma de entrevista – o diretor faz uma entrevista sobre: O Dia da Minha Conversão O Dia da Minha Conversão Como Descobri a Verdade Como Descobri a Verdade Como Abandonei os Vícios Como Abandonei os Vícios Como Deus Dirigiu Minha Vida Até o Casamento Como Deus Dirigiu Minha Vida Até o Casamento Como Levei Meu Primeiro Candidato ao Batismo Como Levei Meu Primeiro Candidato ao Batismo O Dia da Minha Conversão O Dia da Minha Conversão Como Descobri a Verdade Como Descobri a Verdade Como Abandonei os Vícios Como Abandonei os Vícios Como Deus Dirigiu Minha Vida Até o Casamento Como Deus Dirigiu Minha Vida Até o Casamento Como Levei Meu Primeiro Candidato ao Batismo Como Levei Meu Primeiro Candidato ao Batismo

36 Como Abandonei Meu Emprego Por Causa do sábado Como Abandonei Meu Emprego Por Causa do sábado Como Deus Me Amou Como Deus Me Amou A História de Um Hino Que Marcou a Minha Vida A História de Um Hino Que Marcou a Minha Vida Etc. Etc. Como Deus Me Amou Como Deus Me Amou A História de Um Hino Que Marcou a Minha Vida A História de Um Hino Que Marcou a Minha Vida Etc. Etc..: Esta entrevista também pode ser feita com pessoas não adventistas que têm um testemunho positivo de alguém que é da igreja. Obs.: Esta entrevista também pode ser feita com pessoas não adventistas que têm um testemunho positivo de alguém que é da igreja.

37 De maneira narrativa: A história da vida da pessoa é narrada enquanto a pessoa permanece sentada em uma cadeira. Após pode ser feita uma homenagem a ela, bem como uma oração de agradecimento. A história da vida da pessoa é narrada enquanto a pessoa permanece sentada em uma cadeira. Após pode ser feita uma homenagem a ela, bem como uma oração de agradecimento. Alguém que quer dar um testemunho surpresa de como alguém influenciou ou ajudou em algum momento importante de sua vida. Esse tipo de testemunho pode estar acompanhado de uma homenagem feita a essa pessoa com um buquê de flores ou uma recordação espiritual. Alguém que quer dar um testemunho surpresa de como alguém influenciou ou ajudou em algum momento importante de sua vida. Esse tipo de testemunho pode estar acompanhado de uma homenagem feita a essa pessoa com um buquê de flores ou uma recordação espiritual. A história da vida da pessoa é narrada enquanto a pessoa permanece sentada em uma cadeira. Após pode ser feita uma homenagem a ela, bem como uma oração de agradecimento. A história da vida da pessoa é narrada enquanto a pessoa permanece sentada em uma cadeira. Após pode ser feita uma homenagem a ela, bem como uma oração de agradecimento. Alguém que quer dar um testemunho surpresa de como alguém influenciou ou ajudou em algum momento importante de sua vida. Esse tipo de testemunho pode estar acompanhado de uma homenagem feita a essa pessoa com um buquê de flores ou uma recordação espiritual. Alguém que quer dar um testemunho surpresa de como alguém influenciou ou ajudou em algum momento importante de sua vida. Esse tipo de testemunho pode estar acompanhado de uma homenagem feita a essa pessoa com um buquê de flores ou uma recordação espiritual.

38 Em forma de testemunho pessoal A pessoa que recebeu uma bênção de Deus vai à frente e conta para a igreja com o objetivo de exaltar o nome de Deus e fortalecer na fé os irmãos.

39

40  Comece no horário (17 horas é o horário oficial)  Trabalhe com agenda. Não faça programas de improviso  Não misture em seu JA o secular e o religioso  Não faça demasiadamente longo  Trabalhe com agenda. Não faça programas de improviso  Não misture em seu JA o secular e o religioso  Não faça demasiadamente longo

41 Faça de vez em quando programas especiais:  Musicais  Profissões  Programas de experiências de colportores  Programa das moças para os rapazes  Programa dos rapazes para as moças  Intercâmbio entre sociedades JA  Programa das crianças para os jovens  Dia dos Pais, Mães, etc.  Musicais  Profissões  Programas de experiências de colportores  Programa das moças para os rapazes  Programa dos rapazes para as moças  Intercâmbio entre sociedades JA  Programa das crianças para os jovens  Dia dos Pais, Mães, etc.

42 Faça muita propaganda (se o programa é bom as pessoas assistem):  Convites pessoais  Faixas  Cartazes  Anúncios  Etc.  Convites pessoais  Faixas  Cartazes  Anúncios  Etc.

43 Dê participação a diferentes jovens a cada sábado. Não deixe que sempre os mesmos participem. Dê participação a diferentes jovens a cada sábado. Não deixe que sempre os mesmos participem. A variedade de quadros com coisas interessantes é o diferencial num bom Culto Jovem. A variedade de quadros com coisas interessantes é o diferencial num bom Culto Jovem. Torne o Culto Jovem uma atividade dinâmica. Não deixe buracos entre as partes. Escreva com antecedência a seqüência da programação. Torne o Culto Jovem uma atividade dinâmica. Não deixe buracos entre as partes. Escreva com antecedência a seqüência da programação. A variedade de quadros com coisas interessantes é o diferencial num bom Culto Jovem. A variedade de quadros com coisas interessantes é o diferencial num bom Culto Jovem. Torne o Culto Jovem uma atividade dinâmica. Não deixe buracos entre as partes. Escreva com antecedência a seqüência da programação. Torne o Culto Jovem uma atividade dinâmica. Não deixe buracos entre as partes. Escreva com antecedência a seqüência da programação.

44 Tenha coletâneas ou hinários suficientes para todos. Tenha coletâneas ou hinários suficientes para todos. Não permita que instrumentos musicais sejam afinados após o início do programa ou que o sonoplasta deixe para acertar o som quando o programa estiver começando. Não permita que instrumentos musicais sejam afinados após o início do programa ou que o sonoplasta deixe para acertar o som quando o programa estiver começando. Oriente a todos os participantes que estejam pelo menos 15 minutos antes do início da programação. Oriente a todos os participantes que estejam pelo menos 15 minutos antes do início da programação. Não permita que instrumentos musicais sejam afinados após o início do programa ou que o sonoplasta deixe para acertar o som quando o programa estiver começando. Não permita que instrumentos musicais sejam afinados após o início do programa ou que o sonoplasta deixe para acertar o som quando o programa estiver começando. Oriente a todos os participantes que estejam pelo menos 15 minutos antes do início da programação. Oriente a todos os participantes que estejam pelo menos 15 minutos antes do início da programação.

45 Para não haver desgastes, a equipe JA pode ser dividida nas diferentes atividades a cada um ou dois meses. Para não haver desgastes, a equipe JA pode ser dividida nas diferentes atividades a cada um ou dois meses. Não se esqueça que durante o Culto Jovem deve ser incluído um espaço para confraternização entre irmãos, jovens e visitas. Não se esqueça que durante o Culto Jovem deve ser incluído um espaço para confraternização entre irmãos, jovens e visitas. A música é o recheio do Culto Jovem. É apropriado 3 a 4 músicas especiais, no máximo, em cada Culto Jovem. A música é o recheio do Culto Jovem. É apropriado 3 a 4 músicas especiais, no máximo, em cada Culto Jovem. Não se esqueça que durante o Culto Jovem deve ser incluído um espaço para confraternização entre irmãos, jovens e visitas. Não se esqueça que durante o Culto Jovem deve ser incluído um espaço para confraternização entre irmãos, jovens e visitas. A música é o recheio do Culto Jovem. É apropriado 3 a 4 músicas especiais, no máximo, em cada Culto Jovem. A música é o recheio do Culto Jovem. É apropriado 3 a 4 músicas especiais, no máximo, em cada Culto Jovem.

46 Quando convidar alguém que não é da igreja local, certifique-se de que essa pessoa está em comunhão com os princípios da igreja. Quando convidar alguém que não é da igreja local, certifique-se de que essa pessoa está em comunhão com os princípios da igreja. Termine o Culto Jovem no horário. Termine o Culto Jovem no horário.

47 Final da Apresentação


Carregar ppt "Pr. Elias Brenha Ministério Jovem USB Pr. Elias Brenha Ministério Jovem USB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google