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Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler

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Apresentação em tema: "Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler"— Transcrição da apresentação:

1 Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Curso de Pedagogia Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler

2 O significado do estágio para a formação do educador
1ª aula O significado do estágio para a formação do educador

3 Estágio Supervisionado é:
...” um conjunto de atividades de formação, pesquisa e prestação de serviços à comunidade que propicia ao estudante à compreensão da realidade educacional e escolar, a aquisição de competência para a intervenção adequada, a investigação e a vivência de projetos pedagógicos sustentados”... Manual de Estágio de Pedagogia. FISIG (2009)

4 Neste contexto o estágio supervisionado é:
Um momento de adequação profissional onde o aluno articula a teoria com a prática, possibilitando ao estudante refletir e intervir no campo de atuação profissional, com a supervisão de profissionais formados e experientes.

5 O currículo do curso de Pedagogia foi trabalhado, nos períodos, com eixos temáticos a saber:
1º e 2º - Sociedade, educação e cidadania 3º – Escola: projeto e prática pedagógica 4º, 5º e 6º – Ação docente e sala de aula 7º e 8º - Práxis educacional: produção do conhecimento e identidade do profissional Obs. O estágio está inserido, também,nos eixos temáticos e servirá de subsídios para o seu TCC.

6 Estágio no 1º período do Curso de Pedagogia
Deverá acontecer priorizando o eixo temático: Sociedade, educação e cidadania É um estágio de observação em escolas ( educação formal - sistemática) e em outros espaços educacionais (ONGs, conselhos escolares e de alunos, entidades filantrópicas, unidades de capacitação profissional, programas educativos em meio de difusão cultural, organizações e/ou projetos sociais, etc)

7 Escolas ou Organizações sociais como “Campo de Poder”
PIMENTA e LIMA(2004) encontraram a explicação em BOURDIEU que trabalha com o conceito de “campo de poder”, que entende como: Um espaço estrutural de posições que correspondem a um posto de denominação e investido de poder material ou simbólico decorrente da posição encontrada

8 Universidade e escola como campos do saber
A dificuldade de estruturarmos o estágio que tem origem no CAMPO de saber da UNIVERSIDADE e é realizado na ESCOLA que possui um outro CAMPO, com estruturas e linguagens diferentes.

9 Estágio e a interfaces da realidade escolar e sua contextualização na sociedade verificando:
Onde a escola está situada? Como são seus alunos e onde moram? Como é a comunidade em que está inserida: as ruas e as casas das adjacências da escola? Quais os problemas e as características da comunidade e como interpenetram na vida da escola? Quais os determinantes históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais dessa realidade?

10 Foi trabalhado os eixos temáticos no estágio que permitiu que:
Os estudantes percebem, identifiquem e compreendam a realidade, com base na rede de relações e no conhecimento visando interferir no campo de atuação profissional


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