A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento Organizacional Seminário 2 Críticas e contribuições do trabalho de Maslow Profª Drª Andrea Leite Rodrigues Marketing Noturno GRUPO Dreyphus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional Seminário 2 Críticas e contribuições do trabalho de Maslow Profª Drª Andrea Leite Rodrigues Marketing Noturno GRUPO Dreyphus."— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional Seminário 2 Críticas e contribuições do trabalho de Maslow Profª Drª Andrea Leite Rodrigues Marketing Noturno GRUPO Dreyphus Casale Ivan Oliveira Murilo Lourenço Renan Cesar Fiani Rodrigo Tadeu A. Reina

2 “A teoria da motivação de Abraham H. Maslow Exerceu grande influência nos domínios da Psicologia e da Administração”. (Morin e Aube) O que é MOTIVAÇÃO ??? Mas...em primeiro lugar:

3 Em psicologia aplicada encontramos um grande número de teorias sobre motivação Muitos pesquisadores se interessaram pelo mesmo tema sobre MOTIVAÇÃO NO TRABALHO sob diversos ângulos de análise “Corresponde ao processo psicofisiológico responsável pelo desencadeamento, pela manutenção e pela cessacão de um comportamento, assim como pelo valor apetitivo ou aversivo conferidos aos elementos do meio no qual se exerce esse comportamento” (BLOCH 2002) Motivo, motivação, mover, movimentar, motor – com a mesma origem latina da palavra MOTIVUS: aquilo que movimenta, que faz andar.

4 O estudo da motivação é um dos temas centrais do enfoque comportamental Pois é necessário compreender os mecanismos que movimentam as pessoas, para os comportamentos de alto desempenho, indiferença, improdutividade, a favor ou contra os interesses da organização e da administração Pode-se falar em motivação para ganhar dinheiro, para trabalhar, para estudar, viajar ou não fazer nada A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento e que tem três propriedades: Direção: as condutas são orientadas para um objetivo Intensidade/Persistência: Magnitude da motivação Permanência: duração da motivação

5 Abrahan H. Maslow (1º04/ /061970) Psicólogo norte-americano Desenvolveu a ideia de que as necessidades humanas dispõem-se em Uma hierarquia mais complexa do que uma simples divisão em dois grupos A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS DE MASLOW dividem-se em cinco grupos: OU MELHOR: Em 6 grupos Necessidades básicas (fisiológicas) Necessidades de segurança Necessidades de amor Necessidades de estima Necessidades de atualização MEGANECESSIDADES

6 A Hierarquia das necessidades sim... Mas, na boa, essa pirâmide não é minha!!!

7

8 QUESTÕES PARA DEBATERMOS Essa teoria permite relacionar necessidades individuais com motivação? Realmente ressalta e caracteriza diferentes tipos de necessidades? Constatar que a satisfação de uma necessidade já satisfeita não motiva o indivíduo a compreender que em cada indivíduo existe alguma hierarquização de necessidades?

9 Obrigado!


Carregar ppt "Comportamento Organizacional Seminário 2 Críticas e contribuições do trabalho de Maslow Profª Drª Andrea Leite Rodrigues Marketing Noturno GRUPO Dreyphus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google