A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Sumário da Sessão 2. - Organização e planificação:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Sumário da Sessão 2. - Organização e planificação:"— Transcrição da apresentação:

1 Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Sumário da Sessão 2. - Organização e planificação: acção educativa, gestão e dinâmica de sala - Avaliação: momentos e instrumentos; - Contextos Promotores de Literacia (pré escolar e 1º Ciclo); - Projectos de Articulação.

2 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Carla Contextos de Sala de Aula Lurdes Ana PaulaMargarida AldaCláudia A Avaliação no pré escolar e no 1º ciclo (debate)

3 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Articulação entre Pré-escolar e 1º Ciclo Conhecimento mútuo do trabalho desenvolvido em cada nível (momentos de diálogo/reuniões para troca de informações sobre como se faz e aprende no Jardim de Infância e na Escola do 1.º CEB); Organização da acção educativa (partilha de experiências e estratégias; organização de visitas à escola e às salas do Jardim de Infância, envolvendo docentes e crianças; Elaboração e desenvolvimento de projectos comuns (planificação e desenvolvimento de projectos/actividades comuns a realizar ao longo do ano lectivo que impliquem a participação dos educadores, professores do 1.º CEB e respectivos grupos de crianças).

4 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade desencadeadores de escrita listas tarefas ficheiros registos escritos momento de partilha avaliação do dia/semana ler, mostrar e contar oral planificado uso dos “escritos” biblioteca de sala rodear o escrito trazer o escrito espaços da sala rotinas tipo de actividades organização da sala Espaço/Tempo Literacia Emergente Oralidade (comunicação) Texto Domínios de Transição

5 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Comportamentos Emergentes de Leitura e Escrita é um processo contínuo; de desenvolvimento precoce; anterior à aprendizagem formal; inicia-se com a descoberta da existência de um código escrito; estabelecem relações entre o oral e o escrito; passa pela apropriação das funcionalidades da escrita. o processo de emergência é complexo e gradual; inicia-se muito cedo, se houver estímulo; passa pela “imitação” de comportamentos; as crianças começam por atribuir significado aos símbolos escritos; aprende comportamentos e estratégias de leitura É necessário um contacto directo, diversificado e sistemático com situações e materiais (ver ler, ver escrever). Pressupostos para aprendizagem da Leitura Pressupostos para aprendizagem da Escrita

6 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade As histórias como ponto de partida no pré escolar: - audição de uma leitura fluente; - desenvolvimento da linguagem; - aquisição de vocabulário; - desenvolvimento de mecanismos cognitivos (selecção de informação e compreensão).... 1º ciclo - o texto é a unidade mínima e máxima de sentido; - é a partir do texto que se organiza a linguagem; - servem de base à reflexão e à partilha dos tópicos tratados. É uma actividade rica e completa. Envolve a criança em projectos comuns que permitem, entre outras coisas, a aprendizagem e desenvolvimento das competências da leitura e da escrita. Contextos Promotores de Literacia

7 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Organização de Espaços no pré escolar: - dinamização da biblioteca da sala; - mapa de presenças; - escrita de nome; - identificação dos nomes dos colegas; - etiquetagem de espaço/materiais; - outros º ciclo - dinamização do cantinho da leitura; - mapa de tarefas, tempo, etc; - plano diário /semanal; - assembleia de turma; - jornal de parede; - outros... O espaço físico deve estar organizado em duas grandes áreas (uma “móvel e outra fixa); a organização do tempo deve ser feita em 4 grandes momentos; as actividades devem ser curtas, variadas e objectivas.

8 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Elaboração de material... - tapete narrativo; - livro misterioso (maleta do indiano, casa dos segredos,...) - listas de palavras (meninos/meninas, nomes, meses do ano, dias da semana, etc... - etiquetas amovíveis; - regras de sala de aula; - caderno de leituras; - etc...

9 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Estratégias/actividades no pré escolar: - registos escritos (visitas, actividades, receitas,...); - semana da leitura; - descoberta de textos no meio ambiente; - rodear o escrito; - trazer o escrito de fora; º ciclo - listas de palavras (letras, sons, já sei escrever,...); - privilegiar o escrito nas paredes; - discutir e registar (interdisciplinar); - ficheiros de leitura/escrita; - caderno de leitura; -... Os textos trabalhados devem ser de vários tipos (narrativos, informativos, descritivos, instrucionais,...)

10 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Antes do Ensino da Decifração Inês-Sim-Sim, 2007 o prazer da leitura pela voz dos outros ☞ Promover na criança o prazer da leitura pela voz dos outros ☞ Desenvolver na criança a consciência fonológica ☞ Provocar na criança a descoberta dos princípios gráficos ☞ Promover na criança o desenvolvimento da linguagem oral ☞ Estimular na criança o contacto com material escrito e de escrita  A sala de aula contenha materiais de leitura e de escrita variados e atractivos;  O professor crie rotinas diárias de leitura recreativa;  As crianças ouçam e vejam os adultos a ler materiais diversos e para fins específicos;  Um clima de cumplicidade seja criado entre a escola e a família com o objectivo de favorecer actividades de leitura em conjunto;  As crianças conversem com o adulto sobre o que ouviram ler. Resumindo... Sugere-se que:

11 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Trabalho Individual Desenvolver um projecto comum entre os dois níveis, a partir do conto de António Torrado “ A mãe da Maíza é que conta ”.  actividades de pré-leitura  actividades para durante a leitura  actividades de escrita/emergência da escrita Pensar em actividades de articulação.

12 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Bibliografia AZEVEDO, F. e SARDINHA, Mª da Graça. (2009). Modelos e Práticas em Literacia. Lidel MATA, L. (2008). A Descoberta da Escrita – textos de apoio para Educadores de Infância. ME – DGIDC SOUSA, O. e CARDOSO, A. (2010). Desenvolver Competências em Língua Portuguesa. Edições Colibri


Carregar ppt "Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Sumário da Sessão 2. - Organização e planificação:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google