A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade"— Transcrição da apresentação:

1 Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade Sumário da Sessão 2. Organização e planificação: acção educativa, gestão e dinâmica de sala Avaliação: momentos e instrumentos; Contextos Promotores de Literacia (pré escolar e 1º Ciclo); Projectos de Articulação.

2 Contextos de Sala de Aula
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Contextos de Sala de Aula Lurdes Carla Ana Paula Margarida Alda Cláudia A Avaliação no pré escolar e no 1º ciclo (debate)

3 Articulação entre Pré-escolar e 1º Ciclo
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Articulação entre Pré-escolar e 1º Ciclo Conhecimento mútuo do trabalho desenvolvido em cada nível (momentos de diálogo/reuniões para troca de informações sobre como se faz e aprende no Jardim de Infância e na Escola do 1.º CEB); Organização da acção educativa (partilha de experiências e estratégias; organização de visitas à escola e às salas do Jardim de Infância, envolvendo docentes e crianças; Elaboração e desenvolvimento de projectos comuns (planificação e desenvolvimento de projectos/actividades comuns a realizar ao longo do ano lectivo que impliquem a participação dos educadores, professores do 1.º CEB e respectivos grupos de crianças).

4 Oralidade (comunicação)
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Domínios de Transição Literacia Emergente Oralidade (comunicação) Espaço/Tempo Texto espaços da sala rotinas tipo de actividades organização da sala uso dos “escritos” biblioteca de sala rodear o escrito trazer o escrito momento de partilha avaliação do dia/semana ler, mostrar e contar oral planificado desencadeadores de escrita listas tarefas ficheiros registos escritos

5 Comportamentos Emergentes de Leitura e Escrita
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Comportamentos Emergentes de Leitura e Escrita Pressupostos para aprendizagem da Leitura Pressupostos para aprendizagem da Escrita o processo de emergência é complexo e gradual; inicia-se muito cedo, se houver estímulo; passa pela “imitação” de comportamentos; as crianças começam por atribuir significado aos símbolos escritos; aprende comportamentos e estratégias de leitura é um processo contínuo; de desenvolvimento precoce; anterior à aprendizagem formal; inicia-se com a descoberta da existência de um código escrito; estabelecem relações entre o oral e o escrito; passa pela apropriação das funcionalidades da escrita. É necessário um contacto directo, diversificado e sistemático com situações e materiais (ver ler, ver escrever).

6 As histórias como ponto de partida...
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Contextos Promotores de Literacia As histórias como ponto de partida... ... 1º ciclo o texto é a unidade mínima e máxima de sentido; é a partir do texto que se organiza a linguagem; servem de base à reflexão e à partilha dos tópicos tratados. ... no pré escolar: audição de uma leitura fluente; desenvolvimento da linguagem; aquisição de vocabulário; desenvolvimento de mecanismos cognitivos (selecção de informação e compreensão). É uma actividade rica e completa. Envolve a criança em projectos comuns que permitem, entre outras coisas, a aprendizagem e desenvolvimento das competências da leitura e da escrita.

7 Organização de Espaços...
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Organização de Espaços... ... 1º ciclo dinamização do cantinho da leitura; mapa de tarefas, tempo, etc; plano diário /semanal; assembleia de turma; jornal de parede; outros... ... no pré escolar: dinamização da biblioteca da sala; mapa de presenças; escrita de nome; identificação dos nomes dos colegas; etiquetagem de espaço/materiais; outros... O espaço físico deve estar organizado em duas grandes áreas (uma “móvel e outra fixa); a organização do tempo deve ser feita em 4 grandes momentos; as actividades devem ser curtas, variadas e objectivas.

8 Elaboração de material...
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Elaboração de material... tapete narrativo; livro misterioso (maleta do indiano, casa dos segredos, ...) listas de palavras (meninos/meninas, nomes, meses do ano, dias da semana, etc... etiquetas amovíveis; regras de sala de aula; caderno de leituras; etc...

9 Estratégias/actividades...
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Estratégias/actividades... ... 1º ciclo listas de palavras (letras, sons, já sei escrever, ...); privilegiar o escrito nas paredes; discutir e registar (interdisciplinar); ficheiros de leitura/escrita; caderno de leitura; ... ... no pré escolar: registos escritos (visitas, actividades, receitas, ...); semana da leitura; descoberta de textos no meio ambiente; rodear o escrito; trazer o escrito de fora; ... Os textos trabalhados devem ser de vários tipos (narrativos, informativos, descritivos, instrucionais, ...)

10 Antes do Ensino da Decifração
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Resumindo... Promover na criança o desenvolvimento da linguagem oral Antes do Ensino da Decifração Inês-Sim-Sim, 2007 Estimular na criança o contacto com material escrito e de escrita Provocar na criança a descoberta dos princípios gráficos Desenvolver na criança a consciência fonológica Promover na criança o prazer da leitura pela voz dos outros Sugere-se que: A sala de aula contenha materiais de leitura e de escrita variados e atractivos; O professor crie rotinas diárias de leitura recreativa; As crianças ouçam e vejam os adultos a ler materiais diversos e para fins específicos; Um clima de cumplicidade seja criado entre a escola e a família com o objectivo de favorecer actividades de leitura em conjunto; As crianças conversem com o adulto sobre o que ouviram ler.

11 actividades de pré-leitura actividades para durante a leitura
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Trabalho Individual Desenvolver um projecto comum entre os dois níveis, a partir do conto de António Torrado “A mãe da Maíza é que conta”. actividades de pré-leitura actividades para durante a leitura actividades de escrita/emergência da escrita Pensar em actividades de articulação.

12 Bibliografia Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade
AZEVEDO, F. e SARDINHA, Mª da Graça. (2009). Modelos e Práticas em Literacia. Lidel MATA, L. (2008). A Descoberta da Escrita – textos de apoio para Educadores de Infância. ME – DGIDC SOUSA, O. e CARDOSO, A. (2010). Desenvolver Competências em Língua Portuguesa. Edições Colibri


Carregar ppt "Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google