A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos e funções Adaptação a nova economia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos e funções Adaptação a nova economia"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e funções Adaptação a nova economia
MARKETING Conceitos e funções Adaptação a nova economia Prof. M.Sc. Luiz Antônio Cabañas

2 Objetivos da Aula Conhecer as tarefas de marketing.
Familiarizar-se com os principais conceitos e ferramentas de marketing. Entender as orientações que as empresas assumem no mercado. Aprender como as empresas e os profissionais de marketing estão reagindo aos novos desafios.

3 Definições de Marketing
“... é o processo pelo qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas.” (Peter Drucker) Prof. Luiz A. Cabañas

4 Definições de Marketing
“ Criar e manter clientes” ( Theodore Levitt) Prof. Luiz A. Cabañas

5 Definições de Marketing
“... a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.” ( Philip Kotler) Prof. Luiz A. Cabañas

6 Definições de Marketing
“Marketing é área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar os objetivos da empresa e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.” ( Las Casas) Prof. Luiz A. Cabañas

7 Conceitos de Produtos PRODUTO é tudo aquilo capaz de satisfazer a uma necessidade ou desejo. Um PRODUTO é simplesmente um modo físico de se embalar um serviço. Prof. Luiz A. Cabañas

8 Conceitos de Produtos Devemos dar ênfase na satisfação das necessidades do consumidor e não no PRODUTO. Prof. Luiz A. Cabañas

9 Conceitos de Mercado MERCADO é uma arena para trocas potenciais.
MERCADO consiste nos consumidores potenciais que partilham uma mesma necessidade ou desejo e que estejam dispostos a participar de uma troca para satisfazer suas necessidades ou desejos. Prof. Luiz A. Cabañas

10 Administração de Marketing
É a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a realizar as trocas desejadas com mercados-alvo, com o propósito de atingir as metas da organização. Prof. Luiz A. Cabañas

11 A que o marketing pode ser aplicado?
Bens Serviços Experiências Eventos Pessoas Lugares Propriedades Organizações Informações Idéias Prof. Luiz A. Cabañas

12 Tarefas de Marketing DEMANDA TAREFAS Negativa Inexistente Latente
Declinante Irregular Plena Excessiva Indesejada TAREFAS Conversão Estímulo Desenvolvimento Revitalização Sincronização Manutenção Redução Eliminação Prof. Luiz A. Cabañas

13 Orientação de Marketing
Conceito de produto Os consumidores aceitarão facilmente produtos bons e de baixos preços sem grandes esforços de marketing. Prof. Luiz A. Cabañas

14 Conceito de Vendas Os consumidores somente comprarão se houver um grande esforço de promoção e venda. Prof. Luiz A. Cabañas

15 Conceito de Marketing Atendimento das necessidades e desejos do consumidor, de forma efetiva e eficiente. Prof. Luiz A. Cabañas

16 Conceito de Marketing Social
Satisfação do cliente e o bem-estar do consumidor e do público a longo prazo. Prof. Luiz A. Cabañas

17 Conceito de Marketing de Serviços
Os produtos tendem a se tornar muito parecidos e, em contrapartida, o consumidor tende a querer ser tratado de maneira individual. Esta contradição deve ser tratada através da agregação de serviços ao produto existente. Prof. Luiz A. Cabañas

18 Conceitos centrais de marketing
Mercados-alvo e segmentação Diferenças em necessidades, comportamento e fatores demográficos ou psicográficos são usados para identificar segmentos. O segmento atendido pela empresa é denominado mercado-alvo. A oferta ao mercado é customizada de acordo com as necessidades do mercado-alvo. Prof. Luiz A. Cabañas

19 Conceitos centrais de marketing
Sistema básico de marketing. Prof. Luiz A. Cabañas

20 Conceitos centrais de marketing
As compras podem acontecer em um: Local de mercado (espaço físico) Espaço de mercado (espaço virtual, como um site na Internet) Metamercados são produtos ou serviços complementares estreitamente relacionados na mente dos consumidores. Profissionais de marketing buscam respostas de clientes potenciais. Prof. Luiz A. Cabañas

21 Conceitos centrais de marketing
Quatro níveis de concorrência Concorrência genérica Concorrência de forma Concorrência setorial Concorrência de marcas Prof. Luiz A. Cabañas

22 Conceitos centrais de marketing
Marketing de relacionamento objetiva estabelecer relacionamentos mutuamente satisfatórios de longo prazo com os principais parceiros, o que acaba por resultar em uma rede de marketing entre a empresa e aqueles que a apóiam. Prof. Luiz A. Cabañas

23 Conceitos centrais de marketing
Canais de marketing Canais de comunicação Canais de distribuição Canais de prestação de serviços Prof. Luiz A. Cabañas

24 Conceitos centrais de marketing
Canais de marketing Canais de distribuição Expõem ou entregam produtos ou serviços tangíveis ao comprador/ usuário. Prof. Luiz A. Cabañas

25 Conceitos centrais de marketing
Canais de marketing Canais de prestação de serviços/negociação São utilizados para facilitar as transações com compradores potenciais. Prof. Luiz A. Cabañas

26 Conceitos centrais de marketing
Canais de marketing Canais de comunicação Entregam e recebem mensagens de compradores-alvo. Incluem meios tradicionais, comunicação não-verbal e ambiente das lojas. Prof. Luiz A. Cabañas

27 Ferramentas centrais de marketing
Forças que exercem impacto sobre o ambiente de tarefa Economia Demografia Ambiente natural Ambiente político-legal Ambiente tecnológico Ambiente sociocultural Prof. Luiz A. Cabañas

28 COMPOSTO DE MARKETING Revolução industrial Revolução digital
3 ondas que o marketing sofreu Onda neolítica Onda industrial Onda digital Revolução industrial Revolução digital Produto Cliente Preço Custo Praça Canal de distribuição Propaganda Comunicação Prof. Luiz A. Cabañas

29 Composto de Marketing Produto Preço Praça Promoção
Teste de desenvolvimento do produto Política de preços Canais de distribuição Propaganda Qualidade Métodos para determinação Transportes Publicidade Diferenciação Descontos por quantidades especiais Armazenagem Promoção de vendas Embalagem Condições de pagamento Centro de distribuição Venda pessoal Marca nominal Relações públicas Marca registrada Serviços Assistência Técnica Garantia Merchandising

30 Os cinco níveis de produto
Produto potencial 1 Produto ampliado 2 Produto esperado 3 Produto básico 4 Benefício central 5 Prof. M.Sc. Luiz Antônio Cabañas

31 Elementos da oferta ao mercado
Preço baseado em valor Atratividade da oferta ao mercado Características e qualidade do produto Mix e qualidade dos serviços Prof. M.Sc. Luiz Antônio Cabañas

32 Durabilidade Tangibilidade Uso Classificação de produtos
Prof. M.Sc. Luiz Antônio Cabañas

33 Durabilidade e Tangibilidade
Bens não-duráveis Bens duráveis 1 2 3 4 Serviços Prof. M.Sc. Luiz Antônio Cabañas

34 Classificação dos bens de consumo
conveniência Bens de compra comparados Bens de especialidade Bens não procurados Prof. M.Sc. Luiz Antônio Cabañas

35 Suprimentos/Serviços empresariais
Classificação dos bens industriais 1 Materiais e peças 2 Bens de capital 3 Suprimentos/Serviços empresariais Prof. M.Sc. Luiz Antônio Cabañas

36 Desenvolvimento de produto Desenvolvimento de mercado
Matriz de Ansof Penetração no mercado Desenvolvimento de produto Desenvolvimento de mercado Diversificação PRODUTOS Tradicionais Novos Tradicionais MERCADO Novos

37 Processo de decisão de compra Fatores de Influência
Importância da compra Traços da personalidade Status financeiro Pressão do tempo Condições sociais e organizacionais Classe social Cultura Prof. Luiz A. Cabañas

38 Os papeis na Decisão de Compra
Iniciador - quem primeiro pensou na compra do produto. Influenciador - quem exerce influência sobre a compra. Decisor - quem decide a compra. Comprador - quem faz a compra. Usuário - quem consome o produto ou serviço. Prof. Luiz A. Cabañas

39 Mercados Mercado Consumidor - venda de bens e serviços para o consumidor final. Prof. Luiz A. Cabañas

40 Mercados Mercado Produtor - compra e venda de bens e serviços para serem utilizados na produção de outros produtos ou serviços. Prof. Luiz A. Cabañas

41 Mercados Mercado Revendedor - compra de bens com o propósito de revendê-los ou alugá-los a outros com lucro. Prof. Luiz A. Cabañas

42 Mercados Mercado Governamental - unidades governamentais que compram ou alugam bens para realizarem funções de governo. Prof. Luiz A. Cabañas

43 Segmentação Geográfica
Região Tamanho do Município Tamanho da Cidade Densidade Clima Prof. Luiz A. Cabañas

44 Segmentação Demográfica
Idade Sexo Renda Profissão Instrução Religião Raça Nacionalidade Classe Social Prof. Luiz A. Cabañas

45 Segmentação Psicográfica
Estilo de vida Personalidade Status Lealdade Propensão a Consumo Prof. Luiz A. Cabañas

46 Ciclo de Vida do Produto
Introdução - período de crescimento lento, à medida que o produto é introduzido no mercado. Crescimento - período de rápida aceitação e melhoria no lucro. Maturidade - menor rítmo de crescimento de vendas, com atingimento do pico de lucros e posterior queda. Declínio - forte queda nas vendas e no lucro. Prof. Luiz A. Cabañas

47 Ciclo de Vida do Produto
Prof. Luiz A. Cabañas

48 Os 4 Estágios do Ciclo Prof. Luiz A. Cabañas

49 Ciclo de Vida do Produto Matriz BCG
Prof. Luiz A. Cabañas

50 Referencias Bibliográficas
Kotler, Philip. Marketing Essencial. São Paulo: Prentice Hall, 2005. Kotler, Philip. Armstrong, Gary. Princípios de Marketing. Pearson Prentice Hall, 2007. Prof. Luiz A. Cabañas


Carregar ppt "Conceitos e funções Adaptação a nova economia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google