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Prof. M.Sc. Luiz Antônio Cabañas MARKETING Conceitos e funções Adaptação a nova economia.

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1 Prof. M.Sc. Luiz Antônio Cabañas MARKETING Conceitos e funções Adaptação a nova economia

2 Objetivos da Aula Conhecer as tarefas de marketing. Familiarizar-se com os principais conceitos e ferramentas de marketing. Entender as orientações que as empresas assumem no mercado. Aprender como as empresas e os profissionais de marketing estão reagindo aos novos desafios.

3 Prof. Luiz A. Cabañas Definições de Marketing Definições de marketing: – “... é o processo pelo qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas.” » (Peter Drucker)

4 Prof. Luiz A. Cabañas Definições de Marketing “ Criar e manter clientes” – ( Theodore Levitt)

5 Prof. Luiz A. Cabañas Definições de Marketing “... a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.” – ( Philip Kotler)

6 Prof. Luiz A. Cabañas Definições de Marketing “ Marketing é área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar os objetivos da empresa e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.” – ( Las Casas)

7 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos de Produtos PRODUTO é tudo aquilo capaz de satisfazer a uma necessidade ou desejo. Um PRODUTO é simplesmente um modo físico de se embalar um serviço.

8 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos de Produtos Devemos dar ênfase na satisfação das necessidades do consumidor e não no PRODUTO.

9 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos de Mercado MERCADO é uma arena para trocas potenciais. MERCADO consiste nos consumidores potenciais que partilham uma mesma necessidade ou desejo e que estejam dispostos a participar de uma troca para satisfazer suas necessidades ou desejos.

10 Prof. Luiz A. Cabañas Administração de Marketing É a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a realizar as trocas desejadas com mercados- alvo, com o propósito de atingir as metas da organização.

11 Prof. Luiz A. Cabañas A que o marketing pode ser aplicado? BensBens ServiçosServiços ExperiênciasExperiências EventosEventos PessoasPessoas Lugares Lugares Propriedades Propriedades Organizações Organizações Informações Informações Idéias Idéias

12 Prof. Luiz A. Cabañas Tarefas de Marketing DEMANDA Negativa Inexistente Latente Declinante Irregular Plena Excessiva IndesejadaTAREFAS Conversão Estímulo Desenvolvimento Revitalização Sincronização Manutenção Redução Eliminação

13 Prof. Luiz A. Cabañas Orientação de Marketing Conceito de produto – Os consumidores aceitarão facilmente produtos bons e de baixos preços sem grandes esforços de marketing.

14 Prof. Luiz A. Cabañas Conceito de Vendas Os consumidores somente comprarão se houver um grande esforço de promoção e venda.

15 Prof. Luiz A. Cabañas Conceito de Marketing Atendimento das necessidades e desejos do consumidor, de forma efetiva e eficiente.

16 Prof. Luiz A. Cabañas Conceito de Marketing Social Satisfação do cliente e o bem-estar do consumidor e do público a longo prazo.

17 Prof. Luiz A. Cabañas Conceito de Marketing de Serviços Os produtos tendem a se tornar muito parecidos e, em contrapartida, o consumidor tende a querer ser tratado de maneira individual. Esta contradição deve ser tratada através da agregação de serviços ao produto existente.

18 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos centrais de marketing Mercados-alvo e segmentação – Diferenças em necessidades, comportamento e fatores demográficos ou psicográficos são usados para identificar segmentos. – O segmento atendido pela empresa é denominado mercado-alvo. – A oferta ao mercado é customizada de acordo com as necessidades do mercado-alvo.

19 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos centrais de marketing Sistema básico de marketing.

20 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos centrais de marketing As compras podem acontecer em um: – Local de mercado (espaço físico) – Espaço de mercado (espaço virtual, como um site na Internet) Metamercados são produtos ou serviços complementares estreitamente relacionados na mente dos consumidores. Profissionais de marketing buscam respostas de clientes potenciais.

21 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos centrais de marketing Concorrência de marcas Concorrência setorial Concorrência de forma Concorrência genérica Quatro níveis de concorrência

22 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos centrais de marketing Marketing de relacionamento objetiva estabelecer relacionamentos mutuamente satisfatórios de longo prazo com os principais parceiros, o que acaba por resultar em uma rede de marketing entre a empresa e aqueles que a apóiam.

23 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos centrais de marketing Canais de marketing – Canais de comunicação – Canais de distribuição – Canais de prestação de serviços

24 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos centrais de marketing Canais de marketing – Canais de distribuição Expõem ou entregam produtos ou serviços tangíveis ao comprador/ usuário.

25 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos centrais de marketing Canais de marketing – Canais de prestação de serviços/negociação São utilizados para facilitar as transações com compradores potenciais.

26 Prof. Luiz A. Cabañas Conceitos centrais de marketing Canais de marketing – Canais de comunicação Entregam e recebem mensagens de compradores-alvo. Incluem meios tradicionais, comunicação não- verbal e ambiente das lojas.

27 Prof. Luiz A. Cabañas Ferramentas centrais de marketing Ambiente sociocultural Ambiente tecnológico Ambiente político-legal Ambiente natural Demografia Economia Forças que exercem impacto sobre o ambiente de tarefa

28 Prof. Luiz A. Cabañas COMPOSTO DE MARKETING 3 ondas que o marketing sofreu – Onda neolítica – Onda industrial – Onda digital Revolução industrial Revolução digital Produto - Cliente Preço - Custo Praça - Canal de distribuição Propaganda - Comunicação

29 Composto de Marketing ProdutoPreçoPraçaPromoção Teste de desenvolvimento do produto Política de preços Canais de distribuição Propaganda Qualidade Métodos para determinação TransportesPublicidade Diferenciação Descontos por quantidades especiais Armazenagem Promoção de vendas Embalagem Condições de pagamento Centro de distribuição Venda pessoal Marca nominal Relações públicas Marca registrada Marca nominal Serviços Marca registrada Assistência Técnica Embalagem GarantiaMerchandising

30 1 Produto potencial Produto ampliado Produto esperado Produto básico Benefício central

31 Atratividade da oferta ao mercado Preço baseado em valor Mix e qualidade dos serviços Características e qualidade do produto

32 Durabilidade Uso Tangibilidade

33 Bens duráveis Bens não- duráveis Serviços Durabilidade e Tangibilidade

34 Classificação dos bens de consumo Bens de conveniência Bens não procurados Bens de compra comparados Bens de especialidade

35 Classificação dos bens industriais Materiais e peças Bens de capital Suprimentos/Serviços empresariais

36 Penetração no mercado Desenvolvimento de produto Desenvolvimento de mercado Diversificação Tradicionais Novos PRODUTOS Tradicionais Novos MERCADO

37 Prof. Luiz A. Cabañas Processo de decisão de compra Fatores de Influência Importância da compra Traços da personalidade Status financeiro Pressão do tempo Condições sociais e organizacionais Classe social Cultura

38 Prof. Luiz A. Cabañas Os papeis na Decisão de Compra Iniciador - quem primeiro pensou na compra do produto. Influenciador - quem exerce influência sobre a compra. Decisor - quem decide a compra. Comprador - quem faz a compra. Usuário - quem consome o produto ou serviço.

39 Prof. Luiz A. Cabañas Mercados Mercado Consumidor - venda de bens e serviços para o consumidor final.

40 Prof. Luiz A. Cabañas Mercados Mercado Produtor - compra e venda de bens e serviços para serem utilizados na produção de outros produtos ou serviços.

41 Prof. Luiz A. Cabañas Mercados Mercado Revendedor - compra de bens com o propósito de revendê-los ou alugá-los a outros com lucro.

42 Prof. Luiz A. Cabañas Mercados Mercado Governamental - unidades governamentais que compram ou alugam bens para realizarem funções de governo.

43 Prof. Luiz A. Cabañas Segmentação Geográfica Região Tamanho do Município Tamanho da Cidade Densidade Clima

44 Prof. Luiz A. Cabañas Segmentação Demográfica Idade Sexo Renda Profissão Instrução Religião Raça Nacionalidade Classe Social

45 Prof. Luiz A. Cabañas Segmentação Psicográfica Estilo de vida Personalidade Status Lealdade Propensão a Consumo

46 Prof. Luiz A. Cabañas Ciclo de Vida do Produto Introdução - período de crescimento lento, à medida que o produto é introduzido no mercado. Crescimento - período de rápida aceitação e melhoria no lucro. Maturidade - menor rítmo de crescimento de vendas, com atingimento do pico de lucros e posterior queda. Declínio - forte queda nas vendas e no lucro.

47 Prof. Luiz A. Cabañas Ciclo de Vida do Produto

48 Prof. Luiz A. Cabañas Os 4 Estágios do Ciclo

49 Prof. Luiz A. Cabañas Ciclo de Vida do Produto Matriz BCG

50 Prof. Luiz A. Cabañas Referencias Bibliográficas Kotler, Philip. Marketing Essencial. São Paulo: Prentice Hall, Kotler, Philip. Armstrong, Gary. Princípios de Marketing. Pearson Prentice Hall, 2007.


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