Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio
2
Processo de construção da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e o Ensino Médio Por que construí-la?
3
Características do Processo de Construção da Proposta
Respeito ao saber já construído Foco em: orientações da gestão do currículo na escola orientações da gestão da aprendizagem na sala de aula
4
Estrutura da Proposta Documentos e Ações
Documento 1: anuncia os princípios da organização curricular: Currículo é cultura Currículo referido a competências
5
Estrutura da Proposta Documentos e Ações
Currículo que tem como prioridade a competência de ler e escrever Currículo que articula as competências para aprender Currículo contextualizado no mundo do trabalho
6
Estrutura da Proposta Documentos e Ações
Documento 2: apresenta sugestões de organização do trabalho dos especialistas responsáveis pela gestão do currículo na escola
7
Estrutura da Proposta Documentos e Ações
Propostas de agenda, cronograma, atividades e organização de recursos para apoiar o trabalho do diretor, do professor coordenador, dos ATPs e do supervisor
8
Estrutura da Proposta Documentos e Ações
Organiza, reorganiza e propõe capacitação para gestores, especialistas e professores integrando as ações da Teia do Saber à implementação do currículo.
9
Estrutura da Proposta Documentos e Ações
Documento 3: propõe atividades docentes para todas as aulas, em todas as séries e disciplinas – são os Cadernos do Professor
10
Estrutura da Proposta Documento 3
Cadernos do Professor: Organização por bimestre Indicação clara das competências e habilidades a ser desenvolvidas pelos alunos, em cada tema ou tópico dos conteúdos
11
Estrutura da Proposta Documento 3
Sugestões de material complementar Propostas de avaliação Projetos de recuperação paralela
12
Elementos Estruturais dos Cadernos do Professor
Competências para aprender Objetos de Conhecimento (conteúdos, temas, assuntos, tópicos) 1 2 3 4 5 Habilidades Atividades Docentes Atividades de Aprendizagem Materiais de Apoio Pedagógico Avaliação Projetos de Recuperação
13
Eixo Estrutural da Proposta
Conceito mais abrangente de aprendizagem que considera: Informação não é conhecimento Memória não é inteligência
14
Eixo Estrutural da Proposta
Inteligência é uma estrutura Competências e habilidades formam esta estrutura Ações e operações mentais de diversas qualidades de acordo com as etapas de desenvolvimento cognitivo
15
Eixo Estrutural da Proposta
As ações e operações de vários níveis de complexidade e qualidades distintas nos permitem interagir com “conteúdos”. Nessas interações, construímos “nosso” conhecimento
16
Estrutura da Proposta Documentos e Ações
Consulta sobre as boas práticas de ensino e gestão:
17
Diversificação do Currículo do Ensino Médio
Estudos em andamento para oferecer formação profissional e apoio ao prosseguimento de estudos já iniciando em 2008
18
Continuidade das ações
Na primeira quinzena de dezembro haverá novas videoconferências com os Diretores com o objetivo de dar orientações relacionadas às atividades da semana de planejamento.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.