A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta Curricular do Estado de São Paulo Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta Curricular do Estado de São Paulo Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 Proposta Curricular do Estado de São Paulo Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio

2 Por que construí-la? Processo de construção da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e o Ensino Médio

3 Características do Processo de Construção da Proposta Respeito ao saber já construído Foco em: – orientações da gestão do currículo na escola – orientações da gestão da aprendizagem na sala de aula

4 Estrutura da Proposta Documentos e Ações Documento 1: anuncia os princípios da organização curricular: Currículo é cultura Currículo referido a competências

5 Estrutura da Proposta Documentos e Ações Currículo que tem como prioridade a competência de ler e escrever Currículo que articula as competências para aprender Currículo contextualizado no mundo do trabalho

6 Documento 2: apresenta sugestões de organização do trabalho dos especialistas responsáveis pela gestão do currículo na escola Estrutura da Proposta Documentos e Ações

7 Propostas de agenda, cronograma, atividades e organização de recursos para apoiar o trabalho do diretor, do professor coordenador, dos ATPs e do supervisor Estrutura da Proposta Documentos e Ações

8 Organiza, reorganiza e propõe capacitação para gestores, especialistas e professores integrando as ações da Teia do Saber à implementação do currículo. Estrutura da Proposta Documentos e Ações

9 Documento 3: propõe atividades docentes para todas as aulas, em todas as séries e disciplinas – são os Cadernos do Professor Estrutura da Proposta Documentos e Ações

10 Estrutura da Proposta Documento 3 Cadernos do Professor: Organização por bimestre Indicação clara das competências e habilidades a ser desenvolvidas pelos alunos, em cada tema ou tópico dos conteúdos

11 Sugestões de material complementar Propostas de avaliação Projetos de recuperação paralela Estrutura da Proposta Documento 3

12 Elementos Estruturais dos Cadernos do Professor Competências para aprender Objetos de Conhecimento (conteúdos, temas, assuntos, tópicos) Habilidades Atividades Docentes Atividades de Aprendizage m Materiais de Apoio Pedagógico Avaliação Projetos de Recuperação

13 Conceito mais abrangente de aprendizagem que considera: Informação não é conhecimento Memória não é inteligência Eixo Estrutural da Proposta

14 Inteligência é uma estrutura Competências e habilidades formam esta estrutura Ações e operações mentais de diversas qualidades de acordo com as etapas de desenvolvimento cognitivo Eixo Estrutural da Proposta

15 As ações e operações de vários níveis de complexidade e qualidades distintas nos permitem interagir com “conteúdos”. Nessas interações, construímos “nosso” conhecimento Eixo Estrutural da Proposta

16 Consulta sobre as boas práticas de ensino e gestão: Estrutura da Proposta Documentos e Ações

17 Diversificação do Currículo do Ensino Médio Estudos em andamento para oferecer formação profissional e apoio ao prosseguimento de estudos já iniciando em 2008

18 Continuidade das ações Na primeira quinzena de dezembro haverá novas videoconferências com os Diretores com o objetivo de dar orientações relacionadas às atividades da semana de planejamento.


Carregar ppt "Proposta Curricular do Estado de São Paulo Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google