A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Químicos da Vida. Composição Química das células 96% de toda a matéria viva é composta por: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Químicos da Vida. Composição Química das células 96% de toda a matéria viva é composta por: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Químicos da Vida

2 Composição Química das células 96% de toda a matéria viva é composta por: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio.

3 Água Molécula presente em maior quantidade em todos os seres vivos. A taxa de água vária de acordo com: ₋a espécie ₋a idade ₋o tipo de tecido Propriedades da água constituída por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio. A distribuição de cargas elétricas não é regular, em uma extremidade há cargas positivas e em outra cargas negativas. Moléculas assim são chamadas polares. Quando os átomos de hidrogênio da molécula de água (com carga positiva) se colocam próximos ao átomo de oxigênio de outra molécula de água (com carga negativa), se estabelece uma ligação entre eles, denominada ligação de hidrogênio (ponte de hidrogênio). 1) Tensão superficial: coesão entre as moléculas da superfície, formando uma "rede".

4 Água 4)Proteção térmica: a abundante presença de água nos seres vivos impede grandes variações de temperatura. 6) Age como lubrificante nas articulações, nos olhos e, misturada aos alimentos, como saliva, facilita a deglutição. Por que a água é tão importante? Alguns dos principais funções da água nos seres vivos são: 1) Solvente universal: solvente da maioria dos solutos, o que permite a ocorrência das reações químicas. 2) Ativação de enzimas: as reações catalisadas por enzimas só ocorrem na água. Em algumas reações, a água participa também como substrato. 3) Meio de transporte: as substâncias se distribuem pelo interior da célula graças ao contínuo fluxo de água no seu interior.

5 Sais Minerais Sais minerais: formados por íons. Algumas de suas funções são: formar o esqueleto, participar da coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos. Sua falta pode afetar o metabolismo e levar à morte. Os sais minerais são encontrados: Células vivas quanto na natureza não-viva. Dissolvidos em água sob forma de íons: na sua porcentagem modificam profundamente a permeabilidade, a viscosidade a capacidade de responder estímulos das células. Além disso:a concentração total dos íons minerais nos líquidos celulares tem relação com a entrada e saída de água na célula. Imobilizados como componentes de estruturas esqueléticas: neste caso são pouco solúveis.É o caso dos esqueletos das cascas de ovos, das carapaças de insetos e caranguejos. Algumas funções: Regulação da quantidade de água na célula Equilíbrio elétrico da célula Equilíbrio ácido-base Funcionamento de enzimas

6 Compostos Orgânicos Lipídios: tem como principal características serem insolúveis em água. Funções – Composição da membrana – Reserva energética – Isolante térmico – Função Hormonal – Impermeabilizante São classificados em: – Simples: Formados por ácidos graxos e álcoois, contendo apenas C, H e O – Complexos: Além de ác. Graxos e alcoois, apresentam também um outro radical, como fosfato ou açúcar.

7

8 Carboidratos Glicídios ou Açúcares: são fundamentais, pois dão energia às células e ao organismo. São de três tipos Monossacarídeos: São os glicídios mais simples. De acordo com o nº de átomos em sua estrutura, são chamados de trioses, tetroses, etc.

9 Dissacarídeos: São formados pela união de dois monossacarídeos. Polissacarídeos: Açúcares formados pela união de várias moléculas de glicose. Classificados em: Polissacarídeos de reservaPolissacarídeos estruturais

10 Exercícios

11


Carregar ppt "Fundamentos Químicos da Vida. Composição Química das células 96% de toda a matéria viva é composta por: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google