A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIOLOGIA APLICADA AO COTIDIANO. EXEMPLO: VESTIBULAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA APLICADA AO COTIDIANO. EXEMPLO: VESTIBULAR."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA APLICADA AO COTIDIANO

2 EXEMPLO: VESTIBULAR

3 REALIZAÇÃO PESSOAL Sucesso pessoal? Intelectual? Sucesso social ∟ adentra uma elite de educação superior (qualidade?) ∟ status Realização social ∟ depósito de confiança no vestibulando ∟ professores, família, amigos, etc

4 RITO DE PASSAGEM Semelhança com rituais tribais de passagem ∟ provas para se tornar um adulto → status ∟ exige sofrimento e reclusão (amigos, festas, viagens, etc) ∟ outro exemplo: Festa de 15 anos para as meninas!

5 ASPECTOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS Cotas → minorias étnicas → grupos carentes Mudanças na comunidade dos locais de provas ∟ trabalho extra antes, durante e após as provas ∟ transporte coletivo ∟ vizinhos Confiança nas empresas responsáveis pelo exame ∟ governo ∟ gráficas ∟ professores ∟ distribuidores ∟ fiscais

6 IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA É a capacidade de passar de uma perspectiva a outra do conhecimento, conectando-as como parte de um mesmo evento ou ocorrência social. É uma noção mais coletivizante do evento. “A imaginação sociológica capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo, em termos de seu significado para a vida íntima e para a carreira exterior de numerosos indivíduos. Permite-lhe levar em conta como os indivíduos, na agitação de sua experiência diária, adquirem frequentemente uma consciência falsa de suas posições sociais. Dentro dessa agitação, busca-se a estrutura da sociedade moderna, e dentro dessa estrutura são formuladas as psicologias de diferentes homens e mulheres. Através disso, a ansiedade pessoal dos indivíduos é focalizada sobre fatos explícitos e a indiferença do público se transforma em participação nas questões públicas”. Wright Mills

7 QUEM SOMOS NÓS? Por que você é assim? ∟ nascimento e vivência através de relações sociais ∟ individuais e coletivas ∟ cada indivíduo depende da existência dos outros ∟ isso une a sociedade ∟ ex: Náufrago?? Não, por que ele mantém ele conserva parte do que foi (rotina diária) ∟ indivíduo completamente isolado ∟ jamais teve contato humano ∟ não vive muito, morre muito rápido ∟ Ex: meninas-lobo

8 “Duas meninas foram encontradas na Índia em 1920 quando viviam no meio de uma alcateia. Elas receberam o nome de Amala e kamala. A primeira tinha cerca de 1 ano e meio e morreu um ano mais tarde. Kamala, de aproximadamente 8 anos de idade, viveu até As duas garotas nada tinham de humano e apresentavam um comportamento semelhante ao dos lobos. Caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos mais longos. Comiam apenas carne crua ou podre. Bebiam como os bichos, lambendo o líquido. Passavam o dia quietas, numa sobra. À noite, eram ativas e ruidosas, uivando como lobos. Jamais choravam ou riam. Em seus outo anos de vida com os humanos, Kamala gradativamente adquiriu hábitos sociais. Precisou de mais de seis anos para aprender a andar e, quando morreu, tinha um vocabulário de cerca de cinquenta palavras. Aos poucos aprendeu a expressar afeto. Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala, sua irmã-lobo”.

9 AGENTES DE SOCIALIZAÇÃO Transmitem o conhecimento e cultura da sociedade ∟ nos molda ∟ família, escola, amigos, m7eios de comunicação, trabalho, etc. ∟ imaginação sociológica No caso da infância e adolescência ∟ recompensa e punição ∟ brincadeiras ∟ escola ∟ instituições → práticas comuns do grupo (trânsito, lugar de idoso) Confronto às regras ∟ relacionamento não harmonioso ∟ também é um processo de socialização

10 FORMAÇÃO DA IDENTIDADE Identidade pessoal (auto identidade) ∟ auto julgamento de seus atos que seguem de acordo com um padrão moral e ético → “imagem de si” Identidade social (coletiva) ∟ imagem que os outros fazem do indivíduo ∟ interação entre indivíduos Papel social ∟ função que cumpre na sociedade (perspectivas pessoais) ∟ pode ser linear (filho, estudante, pai, avô, etc) ∟ muito variável hoje (sociedade industrial) ∟ pressão social (pode ser um fator negativo) ∟ sentimento de fracasso (indivíduo perde o controle de si) ∟ antes poderia ser estamental (Idade Média)

11 SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA Família ∟ nascimento → nome → ritual religioso → valores ∟ a criança imita o adulto → primeira inspiração ∟ noções de hierarquia ∟ introduz o indivíduo na sociedade ∟ como ele deve portar-se, agir, etc. ∟ escola → mais contatos sociais → o indivíduo reforça seus valores familiares → novas regras e valores

12 SOCIALIZAÇÃO SECUNDÁRIA Valores da família são reforçados por outros ∟ escola → Ex: patriotismo, moral, cumprimento das leis, etc. → Ex: escolas totalitárias (doutrinação) ∟ roda de amigos → reforça a identidade coletiva ∟ roupas, falar → foge dos laços familiares ∟ individualidade pode ser reprimida ∟ questiona os valores primários (familiares)

13 Mundo do trabalho ∟ obediência, produtividade, eficiência, espírito de grupo, competitividade ∟ influencia o resto ∟ dinâmica familiar ∟ tempo livre (sucesso da empresa → sucesso pessoal) ∟ desemprego ∟ influência negativa ∟ isolamento ∟ impotente SOCIALIZAÇÃO SECUNDÁRIA

14 MÍDIAS Rádio, cinema, propagandas, jornais e internet ∟ influencia o indivíduo ∟ ex: cigarro, jeito de falar, bebidas, moral, beleza, etc

15 CONDICIONAMENTO SOCIAL Reciprocidade ∟ ex: “Bom dia!” → aspecto positivo ∟ aspecto negativo → “pagar na mesma moeda” Sanções ∟ punições → ex: multas de trânsito e a possível perda de carteira → age contra a liberdade ∟ aspecto negativo → se houver excesso de punições

16 NATURALIZAÇÃO Naturalizar as relações sociais ∟ é um risco ∟ desencantamento com o mundo ∟ as instituições assumem e determinam o papel do indivíduo ∟ ex: nazismo, pensamento religioso, ambiente violento


Carregar ppt "SOCIOLOGIA APLICADA AO COTIDIANO. EXEMPLO: VESTIBULAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google