A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que as escolas (ainda) não ensinam?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que as escolas (ainda) não ensinam?"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O que as escolas (ainda) não ensinam?

4 “A porta de entrada para o mundo digital das crianças nas escolas e cursos extra-curriculares consiste basicamente em ensinar o pacote Office da Microsoft, entretanto devemos nos questionar, o que desejamos para nossas crianças? Que elas façam parte de uma nação de secretárias? Eu acho que não. É quase um insulto pensar que as crianças não são capazes de desenvolver algo mais criativo, inspirador e poderoso que uma planilha Excel.” - Clara Stutfcliffe (co-autora do CodeClub)

5 CodeClub De acordo com a Wikipédia, até fevereiro de 2013, 535 escolas primárias já haviam aderido e/ou haviam implantado a iniciativa CodeClub em sua grade extra-curricular. É uma iniciativa que nasceu na Inglaterra focada em e ensinar crianças de 10 e 11 anos estruturas lógicas de resolução de problemas e tomada de decisões utilizando como instrumento: linguagens de programação.

6 CodeClub. Por que? Vivemos em uma realidade onde a tecnologia está cada dia mais inserida no nosso dia a dia, o CodeClub tem como objetivos principais: Exercitar a imaginação e a criatividade Demonstrar como o computador funciona; Desenvolver o raciocínio lógico para tomada de decisões; Trabalhar em equipe; Aprender a programar;

7 CodeClub. Material? Todo material dos Clubes estão disponíveis online, e já há um conteúdo programático desenvolvido em forma de cursos, que consiste: - Cursos 1 e 2 do programa de desenvolvimento ensina do zero noções básicas de programação; - Já o Curso 3, ensinará conceitos básicos de desenvolvimento web utilizando HTML e CSS; - No Curso 4 será ensinado linguagem de programação Python e assim por diante...

8 CodeClub. Material? Nos Cursos propostos os exercícios são jogos e atividades que utilizam programas que permitem as crianças criarem estruturas lógicas a fim de resolver problemas. Todos os materiais didáticos estão disponíveis (em diversos idiomas) na plataforma de codificação colaborativa GitHub.

9 CodeClub. Tecnologia Todos os programas utilizados no CodeClub são OpenSource. O programa Scratch (também há uma plataforma online) é utilizado nos cursos iniciais e posteriormente, utilizando hardwares de controle, temos o Lego MindStorms, Rapsberry Pi e enfim Arduino (robótica aplicada).

10 CodeClub. Tecnologia Sobre o Scratch: Com o Scratch, você pode programar suas próprias histórias interativas, jogos e animações - e compartilhar suas criações com outros membros da comunidade online. O Scratch ajuda os jovens a aprender a pensar de maneira criativa, refletir de maneira sistemática, e trabalhar de forma colaborativa - habilidades essenciais para a vida no século 21. Plataforma desenvolvida pelo Media Lab do MIT. Fornecido gratuitamente.

11 CodeClub. Tecnologia Scratch na prática! ;)

12 CodeClub. Na mídia Na Wired, No Techcrunch,

13 A proposta Desenvolver um CodeClub Brazil, com suporte do organizador nacional (Everton Hermann) e da iniciativa global. Reunir voluntários e interessados em contribuir com o projeto. Realizar alianças com escolas locais para, fora do horário escolar, desenvolver o Clube. Reservar um horário na grade dos laboratórios para realização do Clube.

14 println(“Obrigado”);


Carregar ppt "O que as escolas (ainda) não ensinam?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google