A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores"— Transcrição da apresentação:

1 Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
ENTRE O PRÉ-ESCOLAR E O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO - a leitura e a escrita na perspectiva de educadores e professores Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores

2 Ponto de Partida Importância do processo de transição como factor que contribui para uma progressão de sucesso nas aprendizagens das crianças (Leppanen et al., 2006); A escassa investigação neste âmbito, que aponta para a existência de descontinuidades entre os dois níveis de ensino (Einarsdottir, 2006; Einarsdottir et al., 2008; Chun, 2003; O’Kane & Hayes, 2006); As orientações legais em vigor (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e Programa de Língua Portuguesa).

3 Objectivo Geral Analisar a forma como educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico perspectivam a transição entre os dois níveis no domínio da linguagem escrita.

4 Objectivos Específicos
Caracterizar a forma de pensar dos educadores de infância e dos professores do ensino básico acerca da abordagem à linguagem escrita na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico; Caracterizar a forma de pensar de educadores e professores relativamente à transição entre os dois níveis de ensino, especificamente no âmbito da linguagem escrita; Caracterizar a forma como educadores e professores perspectivam a sua intervenção pedagógica no âmbito da transição entre os dois níveis no domínio da linguagem escrita.

5 Abordagem metodológica
ENTREVISTA Caracterização Questões Pedagógicas Idade Sexo Anos de serviço docente Formação inicial Formação contínua Modelo pedagógico Ano de escolaridade que lecciona Leccionação de 1º ano A escrita no jardim de infância e no 1º ciclo do E.B.: objectivos, diferenças, formas de operacionalização, competências; A transição no âmbito da escrita: razões, tipo de trabalho a ser feito e concretizado, competências, responsáveis e o seu papel.

6 Abordagem metodológica
PARTICIPANTES 5 Educadores de Infância e 5 Professores do 1º Ciclo do E. B.; Educadores de Infância: idades compreendidas entre os 31 e os 45 anos, do sexo feminino, a trabalhar em média há 9 anos, 4 licenciadas e uma educadora do magistério primário, com licenciatura posterior, 4 não seguem um modelo pedagógico, uma trabalha por projecto; Professores do 1º Ciclo do E.B.: idades compreendidas entre os 26 e os 36 anos, 4 do sexo feminino e 1 do sexo masculino, a trabalhar em média há 4 anos, 4 licenciados e 1 licenciado com pós-graduação, 1 não segue um modelo pedagógico, um segue uma perspectiva tradicional e 3 uma perspectiva construtivista; 3 leccionam 1º ano.

7 A linguagem escrita na Educação de Infância e no 1º Ciclo do E.B.
EDUCADORES PROFESSORES Considerada importante por todos; Objectivos: descobrir a escrita; incentivar o carácter lúdico; trabalhar a funcionalidade da escrita; trabalhar ortografia e fonemas; Momento para se iniciar trabalho nesta área: desde bebé (1), no pré-escolar (3), quando as crianças estão preparadas (1); Considerada importante por 4; para 1 não tem lugar na Educação de Infância; Objectivos: criar gosto pela leitura e pela escrita; explorar a oralidade; dar resposta a interesses e necessidades da criança; Momento para se iniciar trabalho nesta área: entre o pré-escolar e os 8 anos (1), não há um momento certo (2), primeiros anos de escolaridade (1), 1º ano do 1º ciclo;

8 A linguagem escrita na Educação de Infância e no 1º Ciclo do E.B.
EDUCADORES PROFESSORES Operacionalização do trabalho: leitura e escrita do educador, trabalho sobre ortografia e fonemas, estratégias diversificadas de contacto com leitura e escrita, utilização funcional; Diferença entre pré-escolar e 1º ciclo E.B.: descoberta vs. currículo formal, escrita de palavras vs. escrita de textos mais completos, competências pré-requisito vs. currículo formal; Operacionalização do trabalho: estratégias diversificadas, aprendizagem de números e letras, abordagem integral e funcional, exploração da oralidade, colaboração dos pais; Diferença entre pré-escolar e 1º ciclo E.B.: despertar para vs. trabalho formal, deve seguir-se uma lógica de proximidade, trabalhar a oralidade na pré vs. o desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclo;

9 A transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo no âmbito da linguagem escrita
EDUCADORES PROFESSORES Importante? Sim (5); Razões: desenvolvimento de noções básicas de preparação para a transição (4), segurança para a criança (1); Momento para se iniciar a transição: ao longo do pré-escolar com ênfase no último ano (1), aos 5 anos (1), não há momento certo (1), quando a criança estiver preparada (2); Importante? Sim (3); Não (2); Razões: Sim: desenvolvimento de competências, facilitar o trabalho no 1º ciclo; Não: leitura e escrita só no 1º ciclo, há crianças que não frequentam o pré-escolar; Momento para se iniciar a transição: final da educação pré-escolar (1), não há momento certo (3), no 1º ciclo do E.B. (1);

10 A transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo no âmbito da linguagem escrita
EDUCADORES PROFESSORES Tipo de trabalho que deve ser feito: No Pré-Escolar: Contacto entre educador e professor; Actividades com o 1º ciclo; Identificação da escrita do nome; Leitura de histórias pelo educador; Utilização funcional da escrita; Relatório de avaliação para o professor; Exploração dos aspectos conceptuais e funcionais da escrita; No 1º Ciclo do E.B.: Visitas; Apresentação de trabalhos no pré-escolar; Não sabe; Avaliação diagnóstica do aluno; Utilização de um método de ensino específico Tipo de trabalho que deve ser feito: No Pré-Escolar: Actividades diversificadas; Contacto com o livro; Experiências contextualizadas e funcionais; Nenhum; No 1º Ciclo do E.B.: Rigoroso; Método descendente; Jogos diversificados; Organização de espaços e tempos próximos do pré-escolar; Nenhum.

11 A transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo no âmbito da linguagem escrita
EDUCADORES PROFESSORES Tipo de trabalho concretiza: Leitura e escrita do adulto; Método sintético; Através das áreas de trabalho da sala; Através da utilização de quadros para tarefas especiais; Actividades na biblioteca Visitas ao 1º Ciclo do E.B.; Diálogo com o professor do 1º Ciclo do E.B. Tipo de trabalho concretiza: Modelo ascendente; Leitura funcional; Dramatizações; Leitura pelo adulto; Organização de espaços e tempos próximos do pré-escolar.

12 Abordagem emergente (ED1)
A transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo no âmbito da linguagem escrita EDUCADORES PROFESSORES Competências que as crianças devem desenvolver para transitar: Diferenciar letras de números; Orientação espacial convencional; Reconhecer letras; Reconhecer o nome; Distinguir letras de palavras e de frases; Dividir sílabas oralmente; Desenhar letras; Motricidade fina; Autonomia; Gosto por aprender; Não consegue especificar. Competências que as crianças devem desenvolver para transitar: Gosto pela leitura e pela escrita; Orientação espacial da leitura; Interpretação de imagens; Motricidade fina; Competências básicas (identificar cores e escrever o nome); Só os educadores sabem. Abordagem emergente Abordagem emergente (ED1)

13 Conclusões e Implicações
Sobre a abordagem à linguagem escrita na Educação de Infância… Os educadores revelaram uma maior aproximação a uma perspectiva emergente da literacia; Essa perspectiva colide com a definição de momentos para começar a intervir e com tipo de trabalho a desenvolver (adulto-centrado); Os professores revelam uma perspectiva próxima da preparação para a leitura/escrita, com a definição de um momento específico para se começar a trabalhar (início da escolaridade); O tipo de trabalho que preconizam para o pré-escolar é um trabalho de abordagem à leitura e à escrita; Ambos coincidem na forma como diferenciam pré-escolar e 1º ciclo E.B. (utilização funcional da escrita vs. currículo formal).

14 Conclusões e Implicações
Sobre a transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo do E.B. no domínio da linguagem escrita… Considerada importante para a maioria, a pesar de alguns professores entenderem não ser necessária; É perspectivada enquanto preparação para o 1º ciclo do E.B.; Para a maioria deve ter início na educação pré-escolar; O tipo de trabalho a concretizar e o tipo de trabalho realmente implementado revelam algum distanciamento; As actividades implementadas pelos educadores revelam maior aproximação ao nível seguinte; As competências a privilegiar são maioritariamente de preparação para a leitura em ambos os contextos.

15 Conclusões e Implicações
A necessidade formativa de educadores e professores no âmbito da abordagem à linguagem escrita; A necessidade de alertar educadores e professores para a importância da transição e para a conveniência de adoptar estratégias diversificadas de acção que permitam uma maior aproximação entre os dois níveis de ensino.


Carregar ppt "Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google