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Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
ENTRE O PRÉ-ESCOLAR E O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO - a leitura e a escrita na perspectiva de educadores e professores Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
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Ponto de Partida Importância do processo de transição como factor que contribui para uma progressão de sucesso nas aprendizagens das crianças (Leppanen et al., 2006); A escassa investigação neste âmbito, que aponta para a existência de descontinuidades entre os dois níveis de ensino (Einarsdottir, 2006; Einarsdottir et al., 2008; Chun, 2003; O’Kane & Hayes, 2006); As orientações legais em vigor (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e Programa de Língua Portuguesa).
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Objectivo Geral Analisar a forma como educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico perspectivam a transição entre os dois níveis no domínio da linguagem escrita.
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Objectivos Específicos
Caracterizar a forma de pensar dos educadores de infância e dos professores do ensino básico acerca da abordagem à linguagem escrita na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico; Caracterizar a forma de pensar de educadores e professores relativamente à transição entre os dois níveis de ensino, especificamente no âmbito da linguagem escrita; Caracterizar a forma como educadores e professores perspectivam a sua intervenção pedagógica no âmbito da transição entre os dois níveis no domínio da linguagem escrita.
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Abordagem metodológica
ENTREVISTA Caracterização Questões Pedagógicas Idade Sexo Anos de serviço docente Formação inicial Formação contínua Modelo pedagógico Ano de escolaridade que lecciona Leccionação de 1º ano A escrita no jardim de infância e no 1º ciclo do E.B.: objectivos, diferenças, formas de operacionalização, competências; A transição no âmbito da escrita: razões, tipo de trabalho a ser feito e concretizado, competências, responsáveis e o seu papel.
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Abordagem metodológica
PARTICIPANTES 5 Educadores de Infância e 5 Professores do 1º Ciclo do E. B.; Educadores de Infância: idades compreendidas entre os 31 e os 45 anos, do sexo feminino, a trabalhar em média há 9 anos, 4 licenciadas e uma educadora do magistério primário, com licenciatura posterior, 4 não seguem um modelo pedagógico, uma trabalha por projecto; Professores do 1º Ciclo do E.B.: idades compreendidas entre os 26 e os 36 anos, 4 do sexo feminino e 1 do sexo masculino, a trabalhar em média há 4 anos, 4 licenciados e 1 licenciado com pós-graduação, 1 não segue um modelo pedagógico, um segue uma perspectiva tradicional e 3 uma perspectiva construtivista; 3 leccionam 1º ano.
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A linguagem escrita na Educação de Infância e no 1º Ciclo do E.B.
EDUCADORES PROFESSORES Considerada importante por todos; Objectivos: descobrir a escrita; incentivar o carácter lúdico; trabalhar a funcionalidade da escrita; trabalhar ortografia e fonemas; Momento para se iniciar trabalho nesta área: desde bebé (1), no pré-escolar (3), quando as crianças estão preparadas (1); Considerada importante por 4; para 1 não tem lugar na Educação de Infância; Objectivos: criar gosto pela leitura e pela escrita; explorar a oralidade; dar resposta a interesses e necessidades da criança; Momento para se iniciar trabalho nesta área: entre o pré-escolar e os 8 anos (1), não há um momento certo (2), primeiros anos de escolaridade (1), 1º ano do 1º ciclo;
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A linguagem escrita na Educação de Infância e no 1º Ciclo do E.B.
EDUCADORES PROFESSORES Operacionalização do trabalho: leitura e escrita do educador, trabalho sobre ortografia e fonemas, estratégias diversificadas de contacto com leitura e escrita, utilização funcional; Diferença entre pré-escolar e 1º ciclo E.B.: descoberta vs. currículo formal, escrita de palavras vs. escrita de textos mais completos, competências pré-requisito vs. currículo formal; Operacionalização do trabalho: estratégias diversificadas, aprendizagem de números e letras, abordagem integral e funcional, exploração da oralidade, colaboração dos pais; Diferença entre pré-escolar e 1º ciclo E.B.: despertar para vs. trabalho formal, deve seguir-se uma lógica de proximidade, trabalhar a oralidade na pré vs. o desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclo;
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A transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo no âmbito da linguagem escrita
EDUCADORES PROFESSORES Importante? Sim (5); Razões: desenvolvimento de noções básicas de preparação para a transição (4), segurança para a criança (1); Momento para se iniciar a transição: ao longo do pré-escolar com ênfase no último ano (1), aos 5 anos (1), não há momento certo (1), quando a criança estiver preparada (2); Importante? Sim (3); Não (2); Razões: Sim: desenvolvimento de competências, facilitar o trabalho no 1º ciclo; Não: leitura e escrita só no 1º ciclo, há crianças que não frequentam o pré-escolar; Momento para se iniciar a transição: final da educação pré-escolar (1), não há momento certo (3), no 1º ciclo do E.B. (1);
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A transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo no âmbito da linguagem escrita
EDUCADORES PROFESSORES Tipo de trabalho que deve ser feito: No Pré-Escolar: Contacto entre educador e professor; Actividades com o 1º ciclo; Identificação da escrita do nome; Leitura de histórias pelo educador; Utilização funcional da escrita; Relatório de avaliação para o professor; Exploração dos aspectos conceptuais e funcionais da escrita; No 1º Ciclo do E.B.: Visitas; Apresentação de trabalhos no pré-escolar; Não sabe; Avaliação diagnóstica do aluno; Utilização de um método de ensino específico Tipo de trabalho que deve ser feito: No Pré-Escolar: Actividades diversificadas; Contacto com o livro; Experiências contextualizadas e funcionais; Nenhum; No 1º Ciclo do E.B.: Rigoroso; Método descendente; Jogos diversificados; Organização de espaços e tempos próximos do pré-escolar; Nenhum.
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A transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo no âmbito da linguagem escrita
EDUCADORES PROFESSORES Tipo de trabalho concretiza: Leitura e escrita do adulto; Método sintético; Através das áreas de trabalho da sala; Através da utilização de quadros para tarefas especiais; Actividades na biblioteca Visitas ao 1º Ciclo do E.B.; Diálogo com o professor do 1º Ciclo do E.B. Tipo de trabalho concretiza: Modelo ascendente; Leitura funcional; Dramatizações; Leitura pelo adulto; Organização de espaços e tempos próximos do pré-escolar.
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Abordagem emergente (ED1)
A transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo no âmbito da linguagem escrita EDUCADORES PROFESSORES Competências que as crianças devem desenvolver para transitar: Diferenciar letras de números; Orientação espacial convencional; Reconhecer letras; Reconhecer o nome; Distinguir letras de palavras e de frases; Dividir sílabas oralmente; Desenhar letras; Motricidade fina; Autonomia; Gosto por aprender; Não consegue especificar. Competências que as crianças devem desenvolver para transitar: Gosto pela leitura e pela escrita; Orientação espacial da leitura; Interpretação de imagens; Motricidade fina; Competências básicas (identificar cores e escrever o nome); Só os educadores sabem. Abordagem emergente Abordagem emergente (ED1)
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Conclusões e Implicações
Sobre a abordagem à linguagem escrita na Educação de Infância… Os educadores revelaram uma maior aproximação a uma perspectiva emergente da literacia; Essa perspectiva colide com a definição de momentos para começar a intervir e com tipo de trabalho a desenvolver (adulto-centrado); Os professores revelam uma perspectiva próxima da preparação para a leitura/escrita, com a definição de um momento específico para se começar a trabalhar (início da escolaridade); O tipo de trabalho que preconizam para o pré-escolar é um trabalho de abordagem à leitura e à escrita; Ambos coincidem na forma como diferenciam pré-escolar e 1º ciclo E.B. (utilização funcional da escrita vs. currículo formal).
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Conclusões e Implicações
Sobre a transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo do E.B. no domínio da linguagem escrita… Considerada importante para a maioria, a pesar de alguns professores entenderem não ser necessária; É perspectivada enquanto preparação para o 1º ciclo do E.B.; Para a maioria deve ter início na educação pré-escolar; O tipo de trabalho a concretizar e o tipo de trabalho realmente implementado revelam algum distanciamento; As actividades implementadas pelos educadores revelam maior aproximação ao nível seguinte; As competências a privilegiar são maioritariamente de preparação para a leitura em ambos os contextos.
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Conclusões e Implicações
A necessidade formativa de educadores e professores no âmbito da abordagem à linguagem escrita; A necessidade de alertar educadores e professores para a importância da transição e para a conveniência de adoptar estratégias diversificadas de acção que permitam uma maior aproximação entre os dois níveis de ensino.
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