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Recrutamento Pode ser um processo caro devido aos termos de desempenho organizacional e alta rotaçao de mão-de-obra se não identificar as pessoas certas.

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1 Recrutamento Pode ser um processo caro devido aos termos de desempenho organizacional e alta rotaçao de mão-de-obra se não identificar as pessoas certas.

2 Como conduzir um processo de recrutamento  Verificação da existência de vaga  Perfil da pessoa que procura  Posição a ser ocupada  Procurar canditados  Elaborar uma lista dos que se qualificam

3 VANTAGENS do recrutamento planejado:  Permite-lhe ter certeza de que existe uma vaga a ser preenchida.  Oferece a oportunidade de realivaliar o cargo existente (será que ele precisa ser reconfigurado?).

4 VANTAGENS do recrutamento planejado:  Permite-lhe decidir de forma detalhada quem VOCÊ deseja empregar.  Assegura que VOCÊ considere todos os locais possíveis para encontrar o profissional.

5 DESVANTAGENS do processo de recrutamento:  É demorado.  Pode provocar atraso no preenchimento do cargo.

6 AÇÕES 1. Decida se VOCÊ tem uma vaga Existe a necessidade de que a atividade seja executada? Outro funcionário não poderia incorporar a função? Um funcionário em tempo integral, meio período ou temporário seria suficiente?

7 Fornecimento de pessoal através de uma agência ou consultoria; Tercerizar completamente o trabalho. AÇÕES

8 2. Consulte o pessoal envolvido Autorização da administração para nomear ou renomear. Cogite outros departamentos da empresa que possam estar interessados na posição.

9 AÇÕES Converse com o respectivo supervisor e com quem o novo colaborador irá trabalhar. Decida quem deve entrevistar ou fazer parte das várias etapas do processo.

10 AÇÕES 3. Defina o tipo de pessoa de que VOCÊ precisa Quais: Atribuições Responsabilidades Autoridade Relacionamentos que o cargo envolve

11 AÇÕES Avalie a necessidade de atualizar as especificações do cargo. Decida que qualificações VOCÊ busca nos canditados. Que espécie e tempo de experiência são exigidos.

12 AÇÕES Que atributos pessoais são importantes. Com base nas informações (até o momento) VOCÊ poderá atualizar o cargo e os requisitos pesssoais.

13 AÇÕES Estabeleça uma data de início e verifique que treinamento VOCÊ está preparado para fornecer e em quanto tempo o funcionário deverá estar apto.

14 AÇÕES 4. Verifique se suas expectativas são razoáveis Há chance de encontrar TODAS as qualidades, qualificações e experiência nos candidatos? Caso SIM, qual salário e benefícios?

15 AÇÕES Comece a pensar se as pessoas querem entrar para a sua empresa e como atraí-las.

16 AÇÕES 5. Planeje a procura de canditados Há candidatos adequados disponíveis para essa oportunidade?  Caso NÃO, assim mesmo anuncie a vaga internamente, pois o “boca a boca” é um método valioso de recrutamento. Escolas de formação, universidades, feiras de empregos e internet

17 AÇÕES 6. Decida onde anunciar Jornais de veiculação local ou nacional? Revistas de negócios ou meios especializados? Agências de emprego / Internet R$

18 AÇÕES 7. Prepare o anúncio O anúncio deve apresentar uma empresa interessante e dinâmica; lembrando que TODOS vêem. Deve informar:  Deveres e responsabilidades  Experiência e qualificações exigidas  Local de trabalho

19 AÇÕES Deve informar:  Indicação de salário ou tipo de salário oferecido  Forma de resposta exigida (carta / CV / formulário de solicitação)  Informações adicionais

20 AÇÕES 8. Prepare uma lista de candidatos Quantos candidatos? No máximo 6 pessoas. Ficar atento:  Intervalo inexplicado entre empregos  Qualidade da apresentação  Resposta de acordo a empresa

21 AÇÕES 9. Responda aos candidatos Os candidatos que VOCÊ não tem intenção de entrevistar devem ser dispensados o quanto antes. Iniciar o quanto antes as entrevistas. Manter um pequeno número de candidatos.


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