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Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios Prof. Marcelo Bárcia

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Apresentação em tema: "Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios Prof. Marcelo Bárcia"— Transcrição da apresentação:

1 Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios Prof. Marcelo Bárcia

2 O Processo de Estratégia de Marketing: Declaração da Missão Declaração da Missão Estratégia Corporativa Estratégia Corporativa Estratégia de Marketing Estratégia de Marketing Mix de Marketing : produto, preço, praça e promoção. Mix de Marketing : produto, preço, praça e promoção.

3 Principais Passos Para a Elaboração e Implantação de um Plano de MKT: Consideração a respeito da razão de ser da empresa Consideração a respeito da razão de ser da empresa Análise dos cenários externos e interno Análise dos cenários externos e interno Avaliação dos recursos disponíveis Avaliação dos recursos disponíveis Consideração das estratégias competitivas gerais Consideração das estratégias competitivas gerais Definição dos Objetivos de Marketing (mensuração + tempo) Definição dos Objetivos de Marketing (mensuração + tempo) Implantação, atualização e controle do plano de marketing. Implantação, atualização e controle do plano de marketing. (Fonte: COBRA, p.147

4 Macroambiente de Marketing Forças demográficas Forças demográficas Forças econômicas Forças econômicas Forças naturais Forças naturais Forças tecnológicas Forças tecnológicas Forças políticas Forças políticas Forças Culturais Forças Culturais

5 Dimensão de Tempo Evento Evento Ciclo Ciclo Tendência Tendência

6 Visão de Produto (modelo de negócio ou processo) Qual problema que o produto/serviço pretende resolver? Qual problema que o produto/serviço pretende resolver? Quem tem este problema? Quem tem este problema? Quando aparece este problema? Quando aparece este problema? Como este produto é resolvido atualmente? Como este produto é resolvido atualmente? Quanto custa a solução deste problema para empresas ou clientes? Quanto custa a solução deste problema para empresas ou clientes?

7 Uma questão para reflexão: Posicionamento Idealizado “ O Posicionamento começa com um produto, uma mercadoria, um serviço, uma empresa, uma instituição, ou mesmo uma pessoa... Mas o Posicionamento não é o que você faz com o produto. O Posicionamento é o que você faz na mente do cliente potencial, ou seja, você posiciona o produto na mente do cliente potencial “. ( AL RIES & TROUT, 1982)

8 Segmentação de Mercado: “ A Segmentação de Mercado diz respeito a subdividir o mercado em subgrupos que apresentam características semelhantes e, por consequência, possam ser abordados de forma homogênea com relação a uma determinada oferta”. Fonte: CROCCO, 2006)

9 Critérios mais utilizados: Geográficos (País, Cidade, Distância, Clima) Geográficos (País, Cidade, Distância, Clima) Demográficos ( Idade, Sexo, Estado Civil) Demográficos ( Idade, Sexo, Estado Civil) Socioeconômicos (Renda, Ocupação, Formação, Classe Social) Socioeconômicos (Renda, Ocupação, Formação, Classe Social) Psicográficos (Personalidade, Estilo de Vida, Crenças Pessoais, Valores) Psicográficos (Personalidade, Estilo de Vida, Crenças Pessoais, Valores)

10 Evolução dos processos de segmentação: Marketing de Massas Marketing de Massas Marketing de Segmentos Marketing de Segmentos Marketing de Nichos Marketing de Nichos Customização Customização

11 Um Segmento Precisa Ser......Identificável...Mensurável...Atingível

12 Público-Alvo “ Pode ser compreendido como o grupo de compradores que têm necessidades e desejos, percepções de valor e/ou comportamento de compra relativamente semelhantes, selecionados como foco para oferta de dado produto” Fonte:Ajzental&Cecconelo, 2008.

13 Perguntas-Chave- Público-Alvo: Quantas pessoas/empresas formam o público-alvo? Quantas pessoas/empresas formam o público-alvo? Quais são as tendências nesse mercado? Quais são as tendências nesse mercado? Que fatores influenciam o crescimento do público-alvo? Que fatores influenciam o crescimento do público-alvo? Quais as barreiras à entradas de novos concorrentes? Quais as barreiras à entradas de novos concorrentes? Quais são as oportunidades e ameaças? Quais são as oportunidades e ameaças? Qual é a participação de mercado estimada para o negócio? Qual é a participação de mercado estimada para o negócio? Como a base de consumidores deverá crescer nos próximos 3 anos? Como a base de consumidores deverá crescer nos próximos 3 anos? Qual o resultado esperado para o negócio? Qual o resultado esperado para o negócio? Quais são as premissas-chave nas projeções realizadas e em que elas estão embasadas? Quais são as premissas-chave nas projeções realizadas e em que elas estão embasadas?

14 “Protagonistas” de uma compra: Comprador Comprador Influenciador Influenciador Decisor Decisor Usuário Usuário

15 A Informação para o Plano de MKT: Dados Primários Dados Primários Dados Secundários Dados Secundários

16 Fontes de Informação: IBGE IBGE SEBRAE SEBRAE Associações Comerciais Associações Comerciais Prefeituras Prefeituras Entidades de Classe Entidades de Classe Publicações Especializadas Publicações Especializadas Sites de Busca Sites de Busca

17 Principais Metodologias de Pesquisas: Quantitativas Quantitativas Qualitativas Qualitativas

18 Marketing Tático ( Mix de MKT) PRODUTO/SERVIÇOCaracterísticas Benefícios para o consumidor (Razões de Compra) MarcaDesignEmbalagem Serviços e Garantias Forma de Uso Aspectos Legais :impostos,registro da marca, restrições à comunicação, CDC.

19 Marketing Tático DISTRIBUIÇÃOCanaisLogísticaEstoqueTransporte

20 COMUNICAÇÃOPúblico-AlvoObjetivos Estilo e Tom Reason Why EstratégiaAvaliação

21 Soluções de Comunicação Propaganda Propaganda Promoção Promoção Merchandising Merchandising Relações Públicas (eventos, assessoria de imprensa, seminários etc) Relações Públicas (eventos, assessoria de imprensa, seminários etc) Marketing Direto Marketing Direto Marketing Digital (S.E.O, Links Patrocinados, Advergames, Mídia Online) Marketing Digital (S.E.O, Links Patrocinados, Advergames, Mídia Online)

22 Mídias TV TV Rádio Rádio Revistas Revistas Jornais Jornais Folheteria Folheteria Internet (ambiente) Internet (ambiente)

23 MARKETING TÁTICO PREÇO Estrutura de Preços Preço de “fábrica” Preço estimado ao consumidor final Preço psicológico

24 Programação Cronograma detalhado das atividades propostas. Fonte: AMBROSIO, Vicente- Plano de Marketing Passo a Passo, R&A, RJ, 2000.


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