A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
Organogramas e Estrutura Funcional Cristiano Fim Paulo de Lima Pereira

2 Importâcia Dada a dificuldade de se visualizar uma entidade como um todo, surge a necessidade de apresentá-la num gráfico, que mostra, de forma imediata, as relações funcionais, os fluxos de autoridade e responsabilidade e as funções organizacionais da empresa.

3 Definição Organograma é o desenho de uma estrutura administrativa ou operacional, no qual são definidos cargos e atribuições e suas inter-relações, entre outras coisas.

4 Organograma Estrutural

5 Técnicas de Elaboração
Estrutural; Circular ou radial; Matricial.

6 Organograma Estrutural
Vertical: Organograma vertical é aquela estrutura empresarial baseada em uma hierarquia muito grande, com vários diretores, gerentes e subgerentes... É a história de se ter muito cacique para pouco índio. Cada setor é especializado em um menor número de atividades. (ESPECIALISTAS)

7 Organograma Estrutural
Vertical

8 Organograma Estrutural
Coordenadori a Geral de Ensino Coordenadori a de Pesquisa Coordenadori a de Extensão Coordenadori a de Biblioteca Coord. do Curso Téc de Agro. Coordenadori a de Apoio ao Ensino Coord. do Curso Téc. de Adm. Coordenadori a de Assistência ao Educando Núcleo de Gestão Pedag Coordenadori a de Registros Acad Serviço de Psicologia Serviço de Assistência Social Serviço de Enfermagem Diretoria de Ensino Asses. Técnica de Diretoria de Ensino FG1 Vertical:

9 Organograma Estrutural
Horizontal: É um modelo adotado por empresas que querem simplificar as relações internas, diminuindo as barreiras entre a alta direção e o restante da equipe; Como a hierarquia é menor e as decisões precisam ser tomadas com mais agilidade. Alto número de tarefas em um mesmo setor (GENEREALISTA).

10 Organograma Estrutural
Horizontal: Licitação e Compras Gestão de Pessoas Financeira e Orçamentária Patrimônio Almoxarifado Tecnologia da Informação Diretoria de Administração

11 Organograma Circular O organograma circular oferece um visual leve Reduz a possibilidade de conflitos entre superior e subordinados, pois as linhas de autoridade ficam difíceis de ser identificadas. Características: a autoridade hierárquica é representada do centro para a periferia. A representação de estruturas complexas torna-se difícil. A existência de muitos níveis hierárquicos dificulta a elaboração.

12 Organograma Circular

13 Organograma Circular

14 Organograma Matricial
As organizações com estrutura matricial une os benefícios das estruturas funcionais e por projetos. Deve haver equilíbrio de autoridade entre o gerente funcional e o gerente de projetos. A comunicação torna-se mais complexa, pois a equipe do projeto passa a responder tanto ao gerente funcional quanto ao gerente de projetos.

15 Organograma Matricial

16 ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL
Organização da empresa: é conjunto de duas ou mais pessoas, que realizam tarefas em grupos ou individualmente, de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, visando atingir objetivo pré-determinado e usando com eficácia os meios e recursos disponíveis, liderados ou não.

17 ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL
É dessas organizações que surgem as estruturas formais e informais, onde estão inseridos os lideres. Onde encontramos a organização informal?

18 ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL
Organização formal – são aqueles criados conforme estrutura e porte da organização e aparecem no organograma de forma detalhada constando os departamentos, divisão de tarefas dos instrumentos de organização - manuais, funcionogramas, etc. Organização informal - decorre da interação das pessoas e dos relacionamentos que se estabelecem.

19 LIDERES NA ORGANIZAÇÃO INFORMAL
A organização deve sempre procurar identificar quem o líder informal, a fim de estabelecer vinculo mais próximo para verificar se este está alinhado com os objetivos da empresa, em vez de antagonizá-los. O líder formal nem sempre é o líder informal No entanto, Gestores informais nem sempre bons líderes formais por não lidarem bem com a responsabilidade formal.

20 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Grupos - conjunto de pessoas que são reunidas para - estudar, trabalhar, jogar ... A organização formal cria grupos formais pessoas em uma sala de aula pessoas de um departamento pessoas de um clube, da academia...

21 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
A organização informal cria grupos informais não aparecem no organograma depende de amizades, antagonismos, identificação estabelece relações pessoais fora do trabalho.

22 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Os grupos informais são decorrência da organização social, onde o que prevalece são as relações sociais, crenças e valores individuais, apesar da distância social que às vezes ocorre. Os grupos formais são decorrência das relações funcionais, das linhas lógicas, independem das crenças e valores individuais.

23 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Quando o líder no trabalho tem percepção para identificar seus liderados além do cargo e das funções que exercem propicia que relações informais existam no mesmo meio das relações formais. O conjunto de relacionamentos entre as pessoas de um mesmo departamento pode trazer a organização informal dentro da organização formal. Esta organização informal é espontânea.

24 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Os processos espontâneos de relações estão relacionados ao senso de valores, estilo de vida, crenças, religião e causas finais. Quando o líder não consegue perceber as pessoas além do cargo, não como estabelecer as relações informais, o relacionamento é seco, superficial e focado no trabalho. Propicia a existência de competição, falta de cooperação, harmonia. Tudo é mecânico e programado. O ser perde a essência.

25 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Principais vantagens: Proporciona maior rapidez no processo de decisões Complementa a estrutura formal Reduz a carga de comunicação dos Gestores Motiva e integra as pessoas da empresa

26 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Principais desvantagens: Provoca desconhecimento da realidade empresarial pelos Gestores Dificuldade de controle Possibilidade de atrito entre as pessoas

27 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
A estrutura informal pode ser desenvolvida e será ser bem utilizada quando: Os objetivos da organização for idênticos aos objetivos dos indivíduos Existir habilidade das pessoas em lidar com a estrutura informal.

28 ARAUJO, L. C. G. de. Organização, Sistemas e Métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001. CRUZ, T. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002


Carregar ppt "Planejamento Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google