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Planejamento Estratégico Organogramas e Estrutura Funcional Cristiano Fim Paulo de Lima Pereira.

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1 Planejamento Estratégico Organogramas e Estrutura Funcional Cristiano Fim Paulo de Lima Pereira

2 Importâcia zDada a dificuldade de se visualizar uma entidade como um todo, surge a necessidade de apresentá-la num gráfico, que mostra, de forma imediata, as relações funcionais, os fluxos de autoridade e responsabilidade e as funções organizacionais da empresa.

3 Definição zOrganograma é o desenho de uma estrutura administrativa ou operacional, no qual são definidos cargos e atribuições e suas inter-relações, entre outras coisas.

4 Organograma Estrutural

5 Técnicas de Elaboração zEstrutural; zCircular ou radial; zMatricial.

6 Organograma Estrutural zVertical: zOrganograma vertical é aquela estrutura empresarial baseada em uma hierarquia muito grande, com vários diretores, gerentes e subgerentes... zÉ a história de se ter muito cacique para pouco índio. zCada setor é especializado em um menor número de atividades. (ESPECIALISTAS)

7 Organograma Estrutural zVertical

8 Organograma Estrutural zVertical: Coordenadori a Geral de Ensino Coordenadori a de Pesquisa Coordenadori a de Extensão Coordenadori a de Biblioteca Coord. do Curso Téc de Agro. Coordenadori a de Apoio ao Ensino Coord. do Curso Téc. de Adm. Coordenadori a de Assistência ao Educando Núcleo de Gestão Pedag Coordenadori a de Registros Acad Serviço de Psicologia Serviço de Assistência Social Serviço de Enfermagem Diretoria de Ensino Asses. Técnica de Diretoria de Ensino FG1

9 Organograma Estrutural zHorizontal: zÉ um modelo adotado por empresas que querem simplificar as relações internas, diminuindo as barreiras entre a alta direção e o restante da equipe; zComo a hierarquia é menor e as decisões precisam ser tomadas com mais agilidade. Alto número de tarefas em um mesmo setor (GENEREALISTA).

10 Organograma Estrutural zHorizontal: Licitação e Compras Gestão de Pessoas Financeira e Orçamentária PatrimônioAlmoxarifado Tecnologia da Informação Diretoria de Administração

11 Organograma Circular zO organograma circular oferece um visual leve zReduz a possibilidade de conflitos entre superior e subordinados, pois as linhas de autoridade ficam difíceis de ser identificadas. zCaracterísticas: ya autoridade hierárquica é representada do centro para a periferia. yA representação de estruturas complexas torna- se difícil. yA existência de muitos níveis hierárquicos dificulta a elaboração.

12 Organograma Circular

13

14 Organograma Matricial zAs organizações com estrutura matricial une os benefícios das estruturas funcionais e por projetos. zDeve haver equilíbrio de autoridade entre o gerente funcional e o gerente de projetos. zA comunicação torna-se mais complexa, pois a equipe do projeto passa a responder tanto ao gerente funcional quanto ao gerente de projetos.

15 Organograma Matricial

16 ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL  Organização da empresa: é conjunto de duas ou mais pessoas, que realizam tarefas em grupos ou individualmente, de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, visando atingir objetivo pré-determinado e usando com eficácia os meios e recursos disponíveis, liderados ou não.

17 ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL  É dessas organizações que surgem as estruturas formais e informais, onde estão inseridos os lideres.  Onde encontramos a organização informal?

18 ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL  Organização formal – são aqueles criados conforme estrutura e porte da organização e aparecem no organograma de forma detalhada constando os departamentos, divisão de tarefas dos instrumentos de organização - manuais, funcionogramas, etc.  Organização informal - decorre da interação das pessoas e dos relacionamentos que se estabelecem.

19 LIDERES NA ORGANIZAÇÃO INFORMAL  A organização deve sempre procurar identificar quem o líder informal, a fim de estabelecer vinculo mais próximo para verificar se este está alinhado com os objetivos da empresa, em vez de antagonizá- los.  O líder formal nem sempre é o líder informal No entanto, Gestores informais nem sempre bons líderes formais por não lidarem bem com a responsabilidade formal.

20 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS  Grupos - conjunto de pessoas que são reunidas para - estudar, trabalhar, jogar...  A organização formal cria grupos formais pessoas em uma sala de aula pessoas de um departamento pessoas de um clube, da academia...

21 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS  A organização informal cria grupos informais  não aparecem no organograma  depende de amizades, antagonismos, identificação  estabelece relações pessoais fora do trabalho.

22 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS  Os grupos informais são decorrência da organização social, onde o que prevalece são as relações sociais, crenças e valores individuais, apesar da distância social que às vezes ocorre.  Os grupos formais são decorrência das relações funcionais, das linhas lógicas, independem das crenças e valores individuais.

23 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS  Quando o líder no trabalho tem percepção para identificar seus liderados além do cargo e das funções que exercem propicia que relações informais existam no mesmo meio das relações formais.  O conjunto de relacionamentos entre as pessoas de um mesmo departamento pode trazer a organização informal dentro da organização formal.  Esta organização informal é espontânea.

24 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS  Os processos espontâneos de relações estão relacionados ao senso de valores, estilo de vida, crenças, religião e causas finais.  Quando o líder não consegue perceber as pessoas além do cargo, não como estabelecer as relações informais, o relacionamento é seco, superficial e focado no trabalho. Propicia a existência de competição, falta de cooperação, harmonia. Tudo é mecânico e programado.  O ser perde a essência.

25 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS Principais vantagens:  Proporciona maior rapidez no processo de decisões  Complementa a estrutura formal  Reduz a carga de comunicação dos Gestores  Motiva e integra as pessoas da empresa

26 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS Principais desvantagens:  Provoca desconhecimento da realidade empresarial pelos Gestores  Dificuldade de controle  Possibilidade de atrito entre as pessoas

27 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS A estrutura informal pode ser desenvolvida e será ser bem utilizada quando:  Os objetivos da organização for idênticos aos objetivos dos indivíduos  Existir habilidade das pessoas em lidar com a estrutura informal. z

28 zARAUJO, L. C. G. de. Organização, Sistemas e Métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, zCRUZ, T. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002


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