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M A S P. 22 M étodo deM étodo de MASP A nálise eA nálise e S olução deS olução de P roblemasP roblemas.

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1 M A S P

2 22 M étodo deM étodo de MASP A nálise eA nálise e S olução deS olução de P roblemasP roblemas

3 33 MASP

4 44 MASP

5 55 O Método de Solução de Problemas oito passos: MASP

6 66 MASP

7 77 MASP 1 - Identificação do problema definição clara do problema;

8 88 MASP Vejamos um problema que aflige a Pastoral Familiar:

9 Identificação do problema definição clara do problema; MASP É causa ou é efeito? O Hexâmetro de Kipling Os Cinco - Por que? O Brainstormig vão ajudar...

10 1010 MASP Os Cinco - Por que? Sintoma: Os manuais para um curso de treinamento foram entregues errados no mesmo dia do treinamento. Isso significava que os participantes do curso não tinham materiais do curso até quase à hora do almoço, porque foi necessário fazer um trabalho urgente de cópia e, em seguida, entregar os manuais do curso. Os participantes foram muito infelizes com isso.

11 1111 MASP 1. Por que os materiais foram entregues errados? Andrea geralmente faz isso (copiar e enviar materiais para os locais de curso), mas ela estava de férias. A pessoa responsável naquele momento se confundiu e mandou livros didáticos "avançados" para o curso "básico". (Sintoma)

12 1212 MASP 2. Por que ele confundiu os cursos? Ele só está fazendo isso por uma semana. Ele não teve tempo para chegar a se aprimorar neste trabalho ainda, e não há muito o que aprender. (Sintoma)

13 1313 MASP 3. Se ele não conhece o trabalho ainda, por que ele está fazendo o trabalho? Porque não há ninguém para fazê-lo. Mas é claro que ele passou algum tempo com Andrea antes dela sair de férias. Pensou-se que ele estaria treinado, mas ele costuma demorar um pouco para se familiarizar com os vários cursos e materiais, e esses dois cursos particulares têm nomes muito parecidos. (ainda um sintoma).

14 1414 MASP 4. Mas já aconteceu antes. - Nós já sabemos que leva um tempo para aprender sobre os vários cursos e materiais, então por que não temos as coisas no lugar para ajudar a aprendizagem? - Por exemplo, temos uma lista de embalagem e instrução para uso na preparação e expedição os materiais do curso? Será que alguém pode fazer uma verificação cruzada antes que os materiais sejam enviados? Não temos qualquer maneira formal de treinamento de nossos funcionários sobre os cursos e materiais diversos? - Sentimos que devemos fazer alguma coisa assim, mas ainda não fizemos.

15 1515 MASP 5. Por quê? Porque nós estamos demasiado ocupados. E não temos uma prioridade.

16 1616 MASP Neste ponto, nós descobrimos, pelo menos, 3 causas: Falta de treinamento. Não há qualquer sistema eficaz de formação interna, para se certificar de que uma função crítica (entregar os materiais do curso) pode ser coberta durante a ausência de pessoal.

17 1717 MASP A falta de documentação. Não foi dada prioridade para anotar informações importantes (por exemplo, quais os materiais que devem ir para o curso). Controles de processo são insuficientes. Não há exigência de uma verificação cruzada, para tornar as coisas sejam feitas de forma consistente, mesmo que a pessoa que faz as mudanças de tarefas

18 1818 MASP Estas são práticas de gestão - deficiências no atual sistema de gestão. Elas podem ser alteradas, e deveriam ser. Se não, o problema vai acontecer novamente

19 Identificação do problema definição clara do problema; MASP É causa ou é efeito? O Hexâmetro de Kipling Os Cinco - Por que?

20 2020 MASP Ferramentas Hexametro de KiplingHexametro de Kipling O que?O que? Quem?Quem? Como?Como? Quando?Quando? Onde?Onde? Porque?Porque?

21 Identificação do problema definição clara do problema; MASP É causa ou é efeito? O Hexâmetro de Kipling Os Cinco - Por que? O Brainstormig vão ajudar...

22 2222 MASP Brainstormig Tempestade de ideiasTempestade de ideias

23 2323 MASP Brainstormig Como funciona?

24 2424 MASP Brainstormig O Grupo (6 a 10 pessoas – ou mais)O Grupo (6 a 10 pessoas – ou mais) 1 facilitador1 facilitador O assunto é propostoO assunto é proposto O que podemos fazer para implantar a Pastoral Familiar em todas as paróquias da diocese?

25 2525 MASP Brainstormig O Grupo (6 a 10 pessoas – ou mais)O Grupo (6 a 10 pessoas – ou mais) 1 facilitador1 facilitador O assunto é propostoO assunto é proposto Todos dão suas ideiasTodos dão suas ideias As ideias são apenas anotadasAs ideias são apenas anotadas Sem críticaSem crítica

26 2626 MASP Brainstormig

27 2727 MASP Brainstormig O Grupo (6 a 10 pessoas – ou mais)O Grupo (6 a 10 pessoas – ou mais) 1 facilitador1 facilitador O assunto é propostoO assunto é proposto Todos dão suas ideiasTodos dão suas ideias As ideias são apenas anotadasAs ideias são apenas anotadas Sem críticaSem crítica Juntar as ideias parecidasJuntar as ideias parecidas

28 2828 MASP Brainstormig

29 2929 MASP Brainstormig O Grupo (6 a 10 pessoas – ou mais)O Grupo (6 a 10 pessoas – ou mais) 1 facilitador1 facilitador O assunto é propostoO assunto é proposto Todos dão suas ideiasTodos dão suas ideias As ideias são apenas anotadasAs ideias são apenas anotadas Sem críticaSem crítica Juntar as ideias parecidasJuntar as ideias parecidas Escolher as ideias principais - 2 ou 3Escolher as ideias principais - 2 ou 3

30 3030 MASP Brainstormig Vamos experimentar ?

31 3131 MASP

32 3232 MASP 2 - Observação investigação das características do problema;

33 3333 MASP 2 - Observação investigação das características do problema;

34 3434 MASP 2 - Observação investigação das características do problema;

35 3535 MASP

36 3636 MASP 3 - Análise descoberta das causas fundamentais;

37 3737 MASP

38 3838 MASP 3 - Análise descoberta das causas fundamentais; O diagrama de Pareto O diagrama de Ishikawa vão nos ajudar...

39 3939 MASP Pareto 20% das causas20% das causas 80% dos resultados80% dos resultados EstratificaçãoEstratificação PriorizaçãoPriorização

40 4040 MASP

41 4141 MASP 3 - Análise descoberta das causas fundamentais; O diagrama de Pareto O diagrama de Ishikawa vão nos ajudar...

42 4242 MASP Ishikawa Causa e efeitoCausa e efeito Tipos de causaTipos de causa “Espinha de peixe”“Espinha de peixe”

43 43 MASP Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa

44 44 MASP OBJETIVO EFEITO CAUSAS PRINCIPAIS Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa Método Mão de obra Meio ambiente Material Medidas Máquina

45 45 MASP Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa

46 4646 MASP

47 4747 MASP 4 - Planejamento da Ação planejar a ação de bloqueio das causas do problema;

48 4848 MASP

49 4949 MASP É hora de elaborarmos uma Folha de Acompanhamento

50 5050 MASP

51 5151 MASP

52 5252 MASP 5 - Ação executar o plano de ação para bloquear as causas fundamentais;

53 5353 MASP

54 5454 MASP

55 5555 MASP 6 - Verificação verificar se o bloqueio foi efetivo;

56 5656 MASP ?

57 5757 MASP

58 5858 MASP ?

59 5959 MASP

60 6060 MASP 7 - Padronização prevenir contra o reaparecimento do problema;

61 6161 MASP O Fluxograma vai ajudar...

62 6262 MASP

63 6363 MASP

64 6464 MASP

65 6565 MASP

66 6666 MASP

67 6767 MASP 8 - Conclusão recapitulação de todo o processo e planejamento das ações futuras. Lembrando: tratamos as causas fundamentais. Eram as únicas? Era o único problema?

68 6868 MASP

69 6969 MASP Estamos falando de melhoria contínua

70 70 MASP Ferramentas BrainstormigBrainstormig ParetoPareto IshikawaIshikawa FluxogramaFluxograma Hexametro de KiplingHexametro de Kipling Recordando Folha de acompanhamentoFolha de acompanhamento

71 7171 MASP Dúvidas?

72 7272 Sérgio e Adelice (12) (12)


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