A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Pedro II Campus Engenho Novo II Aula sobre a folha de exercícios para a PI 1937 – 2012 Tecle [ENTER] para trocar a página.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Pedro II Campus Engenho Novo II Aula sobre a folha de exercícios para a PI 1937 – 2012 Tecle [ENTER] para trocar a página."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Pedro II Campus Engenho Novo II Aula sobre a folha de exercícios para a PI 1937 – 2012 Tecle [ENTER] para trocar a página.

2 1- Observe a ilustração abaixo, que representa os quadrados (ABCD) e (EFGH) situados no 1º diedro do sistema Mondriano. Sabendo que os referidos polígonos estão contidos, respectivamente, nos planos (b) e (a); e que ambos são projetantes no plano horizontal de projeção (p), complete a épura dos quadrados. A seguir, determine os traços dos planos (b) e (a): * Os lados (CD) e (FG) pertencem ao plano (p). Tecle [ENTER] para trocar a página.

3 A. Vamos traçar um quadrado (e portanto um plano) de cada vez. B. Como o plano (  ) é projetante em (  ), o quadrado (ABCD) se projeta como uma reta sobre o traço (  ). Tecle [ENTER] para trocar a página.

4 A. Traçamos a linha de chamada dos pontos (A) e (B). Tecle [ENTER] para trocar a página.

5 A. O segmento AB é o lado do quadrado em VG, visto que o enunciado diz que o lado (CD) pertence ao plano horizontal de projeção. Tecle [ENTER] para trocar a página.

6 A. Com o auxílio do compasso, transportamos esta medida para as linhas de chamada, a partir da linha de terra. Tecle [ENTER] para trocar a página.

7 A. Nomeamos as projeções verticais dos quatro vértices. Tecle [ENTER] para trocar a página.

8 A. Não podemos esquecer das projeções horizontais dos pontos (C) e (D), coincidentes às dos pontos (A) e (B). Tecle [ENTER] para trocar a página.

9 A. Agora basta fechar a projeção vertical do quadrado. Tecle [ENTER] para trocar a página.

10 A. Vamos repetir os passos para o quadrado (EFGH). B. Como o plano (  ) é projetante em (  ), o quadrado (EFGH) se projeta como uma reta sobre o traço (  ). Tecle [ENTER] para trocar a página.

11 A. Neste caso, como o traço (  ) intercepta a linha de terra, teremos de determinar, também, o traço (  ‘). Tecle [ENTER] para trocar a página.

12 A. Traçamos a linha de chamada dos pontos (E), (G) e (H). Tecle [ENTER] para trocar a página.

13 A. O segmento EH é o lado do quadrado em VG, visto que o enunciado diz que o lado (FG) pertence ao plano horizontal de projeção. Tecle [ENTER] para trocar a página.

14 A. Com o auxílio do compasso, transportamos esta medida para as linhas de chamada, a partir da linha de terra. Tecle [ENTER] para trocar a página.

15 A. Nomeamos as projeções dos quatro vértices. Tecle [ENTER] para trocar a página.

16 A. Agora basta fechar a projeção vertical do quadrado. SEJA FELIZ! Tecle [ENTER] para trocar a página.

17 2- Escreva os nomes dos planos apresentados na questão 1: Plano (a): ­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________. Plano (b): ­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________. Tecle [ENTER] para trocar a página.

18 2- Escreva os nomes dos planos apresentados na questão 1: Plano (a): ­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________. Plano (b): ­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________. Tecle [ENTER] para trocar a página. Plano Frontal Plano Vertical

19 3- Escreva os tipos de reta admitidos por um plano de topo: Tecle [ENTER] para trocar a página.

20 (b) (a) (c) 3- Escreva os tipos de reta admitidos por um plano de topo: Tecle [ENTER] para trocar a página. Reta Genérica, Reta Frontal e Reta de Topo

21 4- Observe as posições do plano (a) em cada uma das épuras abaixo e, a seguir, escreva o nome de cada tipo de plano: Tecle [ENTER] para trocar a página.

22 4- Observe as posições do plano (a) em cada uma das épuras abaixo e, a seguir, escreva o nome de cada tipo de plano: Tecle [ENTER] para trocar a página.

23 5- Determine as projeções do triângulo isósceles ABC, contido no plano (a) representado na épura abaixo: (AB) é vertical de 25 mm (lado não congruente). (A) [??; 20; 30] B z mínimo Altura relativa ao lado AB = 40 mm Tecle [ENTER] para trocar a página.

24 A. Traçamos uma linha de chamada qualquer. Tecle [ENTER] para trocar a página.

25 A. Nela, marcamos as medidas de cota e afastamento do ponto (A), segundo o enunciado. Tecle [ENTER] para trocar a página.

26 A. Transportamos estes valores em direção aos traços do plano. Tecle [ENTER] para trocar a página.

27 A. Lembre-se: este é um plano vertical, projetante em (  ). Ou seja, qualquer elemento que pertença a ele tem sua projeção horizontal sobre (  ). Deste modo, podemos determinar a projeção horizontal de (A). Tecle [ENTER] para trocar a página.

28 A. Por linha de chamada, determinamos a projeção vertical de (A). Tecle [ENTER] para trocar a página.

29 A. Como (AB) é vertical, se projeta em VG (25 mm) em (  ’) e como um ponto em (  )... Neste caso, um ponto sobre (  ). Tecle [ENTER] para trocar a página.

30 A. Como o lado desigual (AB) é vertical, a altura relativa a ele será uma reta horizontal, uma vez que trata-se de um triângulo isósceles. B. Traçamos uma mediatriz para tanto. Tecle [ENTER] para trocar a página.

31 A. Como qualquer reta horizontal, esta altura se projeta em VG (40 mm) em (  )... Neste caso, um ponto sobre (  ). Tecle [ENTER] para trocar a página.

32 A. Por linha de chamada, determinamos a projeção vertical de (C). Tecle [ENTER] para trocar a página.

33 A. Agora basta traçar o contorno da projeção vertical do triângulo. B. Por ser projetante em (p), o triângulo se projeta como uma reta em (  )... Neste caso, um ponto sobre (  ). SEJA FELIZ! Só em DESENHO você é feliz!


Carregar ppt "Colégio Pedro II Campus Engenho Novo II Aula sobre a folha de exercícios para a PI 1937 – 2012 Tecle [ENTER] para trocar a página."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google