Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThalita Abrantes Alterado mais de 9 anos atrás
1
AULA INAUGURAL EMPREENDEDORISMO PROF. ADMILSON SANTOS
2
TEMAS ABORDADOS CONCEITOS COMPORTAMENTAIS E EMPRESARIAIS
CONCEITOS ADMINISTRATIVOS ESTUDO E COMPORTAMENTO DE MERCADO METODOLOGIA DE ABERTURA DO NEGÓCIO MEI – MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
3
3
4
QUEM SÃO OS HEROIS ? LAR ESCOLA PAI – MÃE PROFESSORES
AVÔ – AVÓ DIRETORES TIO – TIA COORDENADORES TRABALHO PATRÃO PROPRIETÁRIO
5
Compreendendo a Empresa Cliente
6
CONTEXTUALIZAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO PEQUENA EMPRESA Pequeno Empresário
7
Pré-Requisitos Conceituais
“Atender às Necessidades do Mercado” COM FINALIDADE Obtenção de LUCRO
8
Pré-Requisitos Conceituais
Recursos Humanos + Recursos Materiais Recursos Financeiros + Tecnologia + Mercado + Gestão
9
CICLO DA HISTÓRIA EMPRESARIAL
SUPERAÇÃO ASCENSÃO QUEDA INICIO
10
Papéis do Executivo
11
PAPÉIS GERENCIAIS Planejar Controlar Organizar Dirigir
12
PRINCÍPIOS GERAIS SOBRE A MUDANÇA
1. Os seres humanos têm propensão para mudar. 2. A mudança significativa verifica-se, quando a pessoa reage de acordo os seus próprios objetivos. 3. A mudança que envolve reorganização de cada um, – na concepção de si mesmo – é ameaçadora e tende a suscitar a reação de terceiros .
13
PRINCÍPIOS GERAIS SOBRE A MUDANÇA
As mudanças que ameaçam o próprio ser , são mais facilmente percebidas e assimiladas. 5. É por meio de atos que se consegue uma mudança mais significativa. 6. A mudança é facilitada quando o sujeito participa responsavelmente, do seu processo e da sua elaboração.
14
PRINCÍPIOS GERAIS SOBRE A MUDANÇA
7. A mudança auto-iniciada é a que envolve toda a pessoa ou comunidade - seus sentimentos, tanto quanto a sua inteligência. É a mais durável . 8. A independência, a criatividade e auto-confiança são facilitadas, quando a auto-crítica e auto-apreciação são básicas e a avaliação feita por outros tem importância secundária.
15
MUDAR PARA QUE ?
16
MUDAR PARA QUEM ?
17
CULTURA COMPORTAMENTOS TECNOLOGIA HABILIDADES CLIMA ATITUDES IDEOLOGIA VALORES CONHECIMENTO CONCEITO
18
HABILIDADES EXECUTIVAS
APRENDER A ATUAR EM GRUPO ADEQUADAMENTE COMPREENDER OS PROCESSOS GRUPAIS REVELAR OPORTUNAMENTE EXPERIÊNCIAS PESSOAIS CONHECER A SI E AOS OUTROS
19
CICLO DE MUDANÇAS TEMPO DIFICULDADE COMPORTAMENTO DE GRUPO
COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DIFICULDADE ATITUDES CONHECIMENTOS TEMPO
20
COMUNICAÇÃO O QUE É : É O ATO DE TORNAR COMUM UMA MENSAGEM, POR MEIO VERBAL OU NÃO VERBAL.
21
COMUNICAÇÃO EMISSOR RECEPTOR MENSAGEM FEED BACK
22
COMUNICAÇÃO VERBAL NÃO VERBAL
23
PALAVRAS FALADAS OU ESCRITAS
VERBAL PALAVRAS FALADAS OU ESCRITAS
24
NÃO VERBAL EXPRESSÃO FACIAL MOVIMENTO DOS OLHOS MOVIMENTOS DA CABEÇA
COMPONENTES DA VOZ (TOM E VOLUME) GESTOS
25
BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
BLOQUEIOS FILTRAGEM RUIDOS DISTORÇÃO SUPER VALORIZAÇÃO DA MENSAGEM
26
BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
NÃO SABER OUVIR FALTA DE OBJETIVIDADE FALTA DE CLAREZA FALTA DE ATENÇÃO
27
COMUNICAÇÃO POSTURA OBJETIVA OUVIR ATIVAMENTE
ENVIAR MENSAGENS CLARAS E OBJETIVAS VERIFICAR O ENTENDIMENTO CLARAFICAR E REPETIR
28
COMUNICAÇÃO O CONTEÚDO É SÓ PARTE DA MENSAGEM
ATENÇÃO O CONTEÚDO É SÓ PARTE DA MENSAGEM O NÃO VERBAL DEFINE A MENSAGEM
29
SISTEMAS SENSORIAIS VISUAL AUDITIVO CINESTÉSICO
30
COMUNICAÇÃO NOSSA COMUNICAÇÃO É COMPLETA QUANDO MEU EQUILÍBRIO EMOCIONAL E MEU ESTADO DE ESPÍRITO ESTÃO SAUDÁVEIS.
31
PLANEJAMENTO DE MARKETING
32
O QUE SIGNIFICA MARKETING
PROPAGANDA MIDIA ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO MERCADO
33
TENDÊNCIAS DO MERCADO É PRECISO ESTAR ATENTO AS TENDÊNCIAS DO MERCADO PARA IDENTIFICAR E PRODUZIR PORQUE MERCADO É O CLIENTE SENDO ASSIM EU PRECISO SABER O QUE ELE PENSA,COMO,ONDE E QUANDO. Ex.: caminhões, leite, refrigerante etc.
34
IDENTIFICAR E PRODUZIR RAPIDAMENTE
PORQUE NÃO É O MAIOR QUE COME O MENOR MAS O MAIS LENTO É COMIDO PELO MAIS RÁPIDO A B C D Desempenho Preço
35
PRECISAMOS ..... SABER OUVIR ,TER MÉTODOS , SISTEMAS E TÉCNICAS PARA AQUILO QUE NOSSO CONSUMIDOR QUER .
36
NOSSO CLIENTE QUER : SER VISTO COMO CLIENTE NOVO
SER RECEBIDO COM SORRISO SER ENCANTADO SER CONQUISTADO ACREDITAR EM NÓS MAIS
37
O QUE FAZEMOS ? COM A MÃO ESQUERDA PERDEMOS O NOSSO CLIENTE E COM A DIREITA BUSCAMOS O CLIENTE DA CONCORRÊNCIA
38
NOSSA GRANDE MÁGICA ESTA EM SABER ADMINISTRAR A EFICAZMENTE AS CONTINGÊNCIAS DE COMPRA . SABENDO CONSERVAR O CLIENTE FIEL CONQUISTANDO OS NOVOS
39
VIVÊNCIAS CARREFOUR PIZZA HUT PORTO ALEGRE CEZAR PARCK HOTEL
40
FALIDO SISTEMA G.A.B. GUÉLA A BAIXO VENDER ERA EMPURRAR
EX.: VENDEDOR DE LIVROS
41
O PODER SAIU DA MÃO DA EMPRESA
FOI PARA A MÃO DO CLIENTE ELE É QUEM MANDA ELE É QUEM PAGA O NOSSO SALÁRIO ELE É QUEM PAGA O SALÁRIO DE NOSSO CHEFE
42
O GRANDE PRODUTO É A INFORMAÇÃO
CAPACIDADE DE CRESCIMENTO ESTA NAS MÃOS DA EMPRESA QUE SOUBER ANALISAR , DETER E FAZER USO DA INFORMAÇÃO. PARA ESTAR MAIS PROXIMO DO CLIENTE. EX.: VENDEDOR DE AUTOMÓVEL
43
O QUE ESPERO DO FORNECEDOR ?
QUE ME RECONHEÇA COMO CLIENTE QUERO ALGUEM QUE ME CONHEÇA E SE PREOCUPE COMIGO. QUERO QUE ME DE PRAZO E PREÇO.
44
PRÉ VENDA TUDO QUE FAZEMOS ANTES DE VENDER PESQUISA QUEM É COMO QUER
ASPECTOS DEMOGRÁFICOS ( REGIÃO) PSICOGRÁFICOS ( COMO PENSAM )
45
PROJETO CLIENTE FIEL PRINCIPIO DE PARETO 80 x 20
80% DOS RESULTADOS VEM DE 20% DOS CLIENTES A MARGEM DE VENDAS ESTA NOS CLIENTES MENORES 80% DOS CLIENTES ME DA 20% DE RESULTADO
46
PASSOS DO PROJETO 1 DIAGNÓSTICO
Quem ,o que, como gosta,time que torce, tudo possível 2 OBJETIVO O que você quer , quanto você quer 3 ESTRATÉGIAS O que, como faz, quem vai ajudar, quando será feito, passos comportamentais ( PAI DO PRESO) É IMPORTANTE SER UM PROFISSIONAL
47
PÓS VENDA A MAIORIA ABANDONA O CLIENTE APÓS A ASSINATURA DO CONTRATO
TEM MAIS ALGUMA COISA QUE EU POSSA FAZER ? COMO POSSO SERVÍ-LO ? A MAIORIA ABANDONA O CLIENTE APÓS A ASSINATURA DO CONTRATO UMA ASSISTÊNCIA AO CLIENTE QUE JÁ POSSUI NOSSO PRODUTO FICA MAIS SATISFEITO COM A MARCA.
48
ATENDIMENTO E FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE
Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação.
49
QUANTO VALE UM CLIENTE ENCANTADO?
Abra a sua apresentação com um incidente chamativo. Escolha um incidente ao qual seu público esteja relacionado. A incidência será a evidência que dará suporte à ação e prova o benefício. Iniciar com um incidente motivadora irá preparar seu público para a etapa de ação seguinte.
50
PROGRAMA A IMPORTÂNCIA DO FOCO NO CLIENTE. QUALIDADE NO ATENDIMENTO.
COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL. A IMPORTÂNCIA DO FOCO NO CLIENTE. QUALIDADE NO ATENDIMENTO. Em seguida, descreva a etapa de ação. Especifique-a, sendo claro e breve. Certifique-se de que você possa ver o público realizando a ação. Se você não puder, ele não poderá também. Seja confiante ao descrever as etapas e será mais fácil motivar o público a tomar iniciativa.
51
PROGRAMA POR QUE QUALIDADE REQUISITOS DA QUALIDADE COMO ALCANÇA-LA
O PAPEL GERENCIAL NA QUALIDADE. Para completar a fórmula Evidência - Ação – Benefício da Dale Carnegie Training®, siga as etapas com os benefícios ao público. Considere seus interesses, necessidades e preferências. Dê suporte aos benefícios com evidência; ou seja, estatísticas, demonstrações, atestados, incidentes, analogias e exibições e você mostrará credibilidade.
52
DINÂMICA DO ATENDIMENTO
SER ÁGIL E PRECISO SABER OUVIR PLANEJAR E ORGANIZAR EXERCER LIDERANÇA TER ESPIRITO DE EQUIPE TER ENTUSIASMO TER MOTIVAÇÃO Para fechar, descreva novamente a etapa seguida pelos benefícios. Fale com convicção e confiança e você venderá suas idéias.
53
NO DIA A DIA OS DESAFIOS SÃO BEM MAIORES E AS CONSEQUÊNCIAS SÃO REAIS .
54
NÃO BASTA ESTAR 99% CERTO SE ESTIVER 1% ERRADO TUDO VAI POR ÁGUA ABAIXO.
55
ERA DA TRANSITORIEDADE
70 GERAÇÕES 730 GERAÇÕES ESCRITA IMPRESSO MOTOR ELETRICO 6 2 800 GERAÇÕES
56
DINÂMICA DA COMPETITIVIDADE
CONCORRÊNCIA ACIRRADA CLIENTE MAIS EXIGENTE FLEXIBILIZAÇÃO DO MERCADO COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL
57
DESREGULAMENTAÇÃO DO MERCADO NOVAS TECNOLOGIAS DE PROCESSO
DESAFIOS RISCOS MAIS ELEVADOS DESREGULAMENTAÇÃO DO MERCADO CLIENTE INSTITUCIONAL NOVAS FORÇAS COMPETITIVAS NOVAS FORMAS DE RELACIONAMENTO COMPETIÇÃO NO TEMPO NOVAS TECNOLOGIAS DE PROCESSO PRODUTOS E SERVIÇOS NOVOS NOVO PREFIL DOS COLABORADORES
58
FOCO NO CLIENTE ENTENDER ATENDER SUPERAR AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE
59
ENTENDER OUVIR O CLIENTE, COMPREENDER SUAS REAIS NECESSIDADES PESQUISAR O QUE O CLIENTE QUER
60
ATENDER PROMOVER EXPERIÊNCIAS POSITIVAS AOS CLIENTES ATRAVÉS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
61
ULTRAPASSAR A LINHA DO DESEJADO
SUPERAR ULTRAPASSAR A LINHA DO DESEJADO CINCO MINUTOS VINTE MINUTOS TEMPO DESEJADO TEMPO TOLERADO ENCANTAR
62
VERDADES DO CLIENTE CONQUISTAR UM CLIENTE NOVO CUSTA 5 VEZES MAIS QUE MANTER UM CLIENTE ANTIGO.
63
OS CLIENTES ANTIGOS SÃO MAIS LUCRATIVOS QUE OS NOVOS.
VERDADES DO CLIENTE OS CLIENTES ANTIGOS SÃO MAIS LUCRATIVOS QUE OS NOVOS.
64
VERDADES DO CLIENTE CLIENTE ATRAI CLIENTE
O CLIENTE INSATISFEITO NÃO RECLAMA, FAZ PROPAGANDA NEGATIVA E VAI PARA O CONCORRENTE.
65
VERDADES DO CLIENTE PARA CADA RECLAMAÇÃO DE 1 CLIENTE, EXISTEM OUTROS ( 26 ) COM A MESMA RECLAMAÇÃO NÃO SOLUCIONADA SÓ QUE NÃO FALARAM NADA PARA VOCÊ.
66
PESQUISA DA EMPRESA “X”
1985 Á 2000 RECLAMAÇÕES X 26 CLIENTES INSATISFEITOS PESSOAS C/ PROBLEMAS NÃO SOLUCIONADOS .
67
PESQUISA DA EMPRESA “X”
SE CADA PESSOA CONTAR PARA (22) OUTRAS PESSOAS SERIAM: PESSOAS COM IMAGEM NEGATIVA DA EMPRESA “X”. 397 VEZEZ A POPULAÇÃO DE TAQUARITUBA
68
FOCOS VITAIS UMA BOA RELAÇÃO DE TROCA RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
69
PRODUTO COM VANTAGEM COMPETITIVA
INTEGRADO DIFERENCIADO BÁSICO
70
HORA DA VERDADE É MOMENTO PELO QUAL O CLIENTE ENTRA EM CONTATO COM ALGUM ASPECTO DA ORGANIZAÇÃO E OBTEM UM IMPRESSÃO DA QUALIDADE DE SEU SERVIÇO.
71
CICLO DE EXCELÊNCIA HORA DA VERDADE
72
VOCÊ CONHECE O SEU MERCADO CONSUMIDOR ?
A EXPERIÊNCIA E O CONHECIMENTO DAS PESSOAS FAZEM DEFINIR PADRÕES DE DESEMPENHO QUE VAI DO ACEITAVEL , DESEJADO, TOLERADO E ENCANTADO.
73
CLIENTE QUEM SÃO NOSSOS CLIENTES O QUE ELES QUEREM QUANDO QUEREM
COMO QUEREM ONDE QUEREM
74
“QUEM MAIS OFERECE O QUE ELES QUEREM”.
75
POR QUE O CLIENTE VAI PARA O CONCORRENTE ?
76
FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE
VENDEDOR MAIS RENTÁVEL NÃO TEM SALÁRIO NÃO TEM COMISSÃO FAZ PROPAGANDA GRÁTIZ TRAZ NOVOS CLIENTES DEFENDE A SUA MARCA PERANTE O CONCORRENTE
77
REQUISITOS DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO
PESSOAS PROCESSOS TANGÍVEIS
78
ATRIBUTOS DA QUALIDADE
PESSOAS: COMPETÊNCIA ATITUDE POSITIVA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATENÇÃO CORTESIA APARÊNCIA/ IMAGEM ACESSO
79
ATRIBUTOS DA QUALIDADE
PROCESSOS: ADEQUAÇÃO AO CLIENTE CONFORMIDADE E CONSISTÊNCIA VELOCIDADE DE ATENDIMENTO DISPONIBILIDADE CAPACIDADE DE ATENDIMENTO FLEXIBILIDADE SIMPLICIDADE
80
ATRIBUTOS DA QUALIDADE
TANGÍVEIS: ORGANIZAÇÃO LIMPEZA SEGURANÇA CONFORTO
81
RESULTADO DE PESQUISA DE MERCADO
PESSOAS CORTESIA ATENÇÃO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
82
RESULTADO DE PESQUISA DE MERCADO
PROCESSOS NÃO ESTAR ADEQUADO AS NECESSIDADES DOS CLIENTES TEMPO DE RESPOSTA AO CLIENTE
83
“A MAIORIA DAS RECLAMAÇÕES DAS EMPRESAS ESTÃO LIGADAS A PESSOAS E PROCESSOS”
84
QUANTO VALE UM CLIENTE FIEL ?
85
PESQUISA EM UM SUPER MERCADO
R$ 300,00 P/ MÊS X 12 MESES R$ 3.600,00 X 30 ANOS R$ ,00
86
CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO
RELAÇÃO COM CLIENTE CLIENTE ENCANTAMENTO CRIAR PADRÃO DE QUALIDADE COMPREENDER O CLIENTE
87
PAPEL GERENCIAL NA QUALIDADE NO ATENDIMENTO
DEFENSOR DO CLIENTE INTEGRADOR DE ESFORÇOS EDUCADOR DA LINHA DE FRENTE E RETAGUARDA ARQUITETO DE PROCESSOS
88
EDUCADOR DESENVOLVE A AUTO-ESTIMA DOS FUNCIONÁRIOS
REPASSA CONHECIMENTOS APOIA A INFRA- ESTRUTURA SERVE DE EXEMPLO DELEGA AUTORIDADE ORIENTA NA TOMADA DE DECISÃO
89
EDUCADOR AJUDA NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS AFASTA O MEDO
ESTIMULA NÍVEIS ELEVADOS DE PERFORMANCE RECONHECE E RECOMPENSA ATITUDES POSITIVAS
90
INTEGRADOR DE ESFORÇOS
DESENVOLVE ESPÍRITO DE TIME MELHORA OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO FORTALECE AS RELAÇÕES HUMANAS CONCENTRA-SE NAS NECESSIDADES DOS CLIENTES, DA EMPRESA E NÃO NA SUA PRÓPRIA NECESSIDADE
91
ARQUITETO DE PROCESSOS
GARANTE A QUALIDADE ATRAVÉZ DA PADRONIZAÇÃO DIRECIONA OS ESFORÇOS NAS ATIVIDADES QUE SOMEM VALORES DISPONIBILIZA RECURSOS CONFORME A DEMANDA MUNITORA O DESEMPENHO DOS PROCESSOS E DAS PESSOAS PROMOVE A MELHORIA CONTÍNUA
92
DEFENSOR DOS CLIENTES ATUA COM OS OLHOS, OUVIDOS E VOZ DO CLIENTE
PENSA COMO CLIENTE ESTÁ EM CONTATO PERMANENTE COM O CLIENTE ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO, CONSIDERA O PONTO DE VISTA DO CLIENTE MANTÉM-SE EM ESTADO DE PRONTIDÃO PREVÊ NECESSIDADES FUTURAS DO CLIENTE
93
Cobertura Previdenciária
Condições O que é MEI Cobertura Previdenciária MICRO CRÉDITO Benefícios Custos 93
94
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
O QUE É MEI? É uma oportunidade para quem trabalha por conta própria conquistar cidadania e formalizar um pequeno negócio com menos burocracia e de graça. CANDIDATOS A MEI: autônomos e ambulantes que não pagam tributos, mas também não têm direitos previdenciários ou benefícios de que é formal. São 170 ocupações típicas do MEI Ex.: costureira, eletricista, jardineiro, manicure, pedreiro, pipoqueiro etc..
95
O CANDIDATO A MEI NO ESTADO DE SP
Existem 3,4 milhões de “conta-própria” no Estado 84% tem menos de 12 anos de “estudo” 56% tem menos de 8 anos de “estudo” 71% atuam no comércio/reparação/serviços/construção; O candidato a MEI é predominantemente “urbano”: 57% estão nas (Campinas e Baixada Santista) 30% estão na Capital No interior/litoral, há forte concentração em 2 a 4 municípios Apenas 4% atuam em atividades agrícolas 97% possui televisão; 37% possui microcomputador; 26% já contribui para a Previdência Social
96
Distribuição dos Conta-própria por área de abrangência dos Escritórios Regionais Estado de São Paulo
97
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
CRIAÇÃO DO MEI: a figura jurídica do MEI foi criada pela LC 128/08 que entrou em vigor em julho de 2009, aprimorando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (LC 123/06). Desburocratização Desoneração Desenvolvimento Inovação Oportunidades Princípios da Lei Geral (Tripé)
98
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
CONDIÇÕES PARA SE TORNAR MEI: o faturamento total anual da atividade deve estar limitado a R$ ,00 (Trinta e seis mil reais) no ano-calendário, de janeiro a dezembro. IMPORTANTE Além da relação de ocupações que podem aderir ao MEI, levar em conta as leis da cidade (ex.: autorização da Prefeitura para ambulantes com relação ao tipo e local da atividade). O candidato a MEI não pode ser sócio, titular ou administrador de outra empresa.
99
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
TER EMPREGADOS? O MEI pode contar com 1 (um) empregado, e apenas 1, que receba um salário mínimo ou piso salarial da categoria profissional (de acordo com sindicato) o que for mais alto. Ex.: empregado pode ser marido e mulher, mãe e filha ou outro parente qualquer ou conhecido, sendo um na condição de empreendedor individual e o outro como empregado. Necessário: ter registro em Carteira de Trabalho e recolhimento mensal da guia do FGTS e informação à Previdência – GFIP.
100
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI Custo do Empreendedor Individual
com o empregado(R$) Salário mínimo 545,00 Previdência Patronal (3%) 16,35 FGTS (8%) 43,60 TOTAL MENSAL 604,95 + Direitos trabalhistas: férias, 13º , vale-transporte, aviso prévio etc.
101
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
CUSTOS? A novidade do MEI: isenção de praticamente todos os tributos. Paga-se apenas uma taxa fixa de 11% do salário mínimo vigente (R$ 56,10) a título de contribuição previdenciária ao INSS, R$ 1 de ICMS e/ou R$ 5 de ISS. Valores para 2010 INSS – R$ 56,10 ICMS – R$ 1,00 ISS – R$ 5,00 Taxa de Abertura – ZERO Comércio e Indústria – R$ 57,10 (INSS + ICMS) Prestação de Serviços – R$ 61,10 (INSS + ISS) Atividades Mistas – R$ 62,10 (INSS + ICMS + ISS)
102
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
O MEI NÃO PAGA: Taxas e honorários para formalização ou abertura; IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica); CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro); PIS (Programa de Integração Social); COFINS (Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social); IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados); CPP (Contribuição Patronal Previdenciária); A 1ª Declaração Anual de Ajuste a ser feita pelos escritórios de serviços contábeis inscritos pelo Simples Nacional ou suas entidades representativas não será cobrada (as demais serão por conta do MEI).
103
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
Benefícios do MEI: Cobertura da Previdência Social para o empreendedor e sua família; Segurança para desenvolver seu pequeno negócio de forma legal; Dispensa da formalidade de escrituração fiscal e contábil; Com o CNPJ, pode emitir notas e vender para outras empresas e para o governo; Pode comprovar renda legal e financiar compras com acesso facilitado aos serviços bancários.
104
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
COBERTURA PREVIDENCIÁRIA E CARÊNCIAS
105
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
APOSENTADORIA POR IDADE: Caso mantenha o recolhimento de 11% do salário mínimo de contribuição, o empresário terá direito à aposentadoria por idade: a) atividade rural: 55 (mulher) ou 60 (homem) anos; b) atividade urbana: 60 (mulher) ou 65 (homem) anos. POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO: Pode o MEI complementar o recolhimento com mais 9% do salário mínimo (R$ 41,85) via GPS. Assim, terá direito à aposentadoria por tempo de contribuição. 35 anos (homem) ou 30 anos (mulher) de contribuição. Se, por acaso, o MEI recolher o carnê mensal por exercer outra atividade, poderá continuar a fazê-lo. Ao recolher como MEI + o complemento acima, o salário-de-contribuição será maior e sua aposentadoria também. 105
106
CONTABILIDADE? A contabilidade formal está dispensada;
O MEI tem assessoria contábil gratuita para o registro da empresa e primeira declaração anual simplificada; Depois da inscrição como MEI e dos recolhimentos mensais, a declaração anual simplificada é a única obrigação; Manter o controle em relação ao que compra e ao que vende e quanto está ganhando e gastando; Registrar, mensalmente, o total de receitas em formulário simplificado, separando as que foram efetivadas com emissão de NF (para PJ) o sem emissão de NF (para PF); Manter em seu poder as NFs de compras de produtos e serviços, para garantir a procedência legal do que se adquire bem como das NFs eventualmente emitidas. 106
107
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
SAÍDA DO REGIME (§ 19 do Art. 18-A) + de 1 empregado Microempresa da primeira faixa do Simples Nacional Tributação de 4% para comércio, 4,5% para indústria e 6% para serviços. + de R$ ,00/ano Entrada de sócio(s) 107
108
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
SAÍDA DO REGIME por excesso de Receita Bruta (RB) 2º situação: Excesso de RB no 1º ano: mais de 20% (acima de R$ ,00): Sai do regime. Efeito retroativo com multa e juros 1º situação: Excesso de RB no 1º ano: até 20% (até R$ ,00): Sai do regime no ano seguinte 108
109
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
109
110
FONTES DE RECURSOS – Exemplos
MICROCRÉDITO FONTES DE RECURSOS – Exemplos Banco do Povo Paulista
111
MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA
Público-alvo: empreendimentos formais e informais, cooperativas e associações de produção formalmente constituídas; Finalidade: investimento e capital de giro; Garantias: alienação fiduciária e/ou aval; Taxa de juros: 1% ao mês, pré-fixado
112
MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA
113
MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA
114
MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA
115
MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA Desempenho Operacional – Ano 2008
• operações realizadas • R$ 77 milhões emprestados • Valor médio : R$ 3.840, • Prazo médio: 18 meses • 55% primeiro crédito Desempenho - 10 Anos operações realizadas R$ 532 milhões Emprestados 1,30% inadimplência acima 60 dias
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.