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PublicouDébora Vidal Alterado mais de 9 anos atrás
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Seleção e Gestão de pessoas Trabalho de campo Adriano Montico Célia Ciani Luis V. Gasparini Rafael Valamede Tatiani Velardi
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“O conjunto de políticas e praticas definidas de uma organização para orientar o Comportamento humano e as Relações interpessoais no ambiente de trabalho.” Fisher e Fleury. Gestão de Pessoas
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Empresa familiar nacional de pequeno porte com 24 funcionários; Funcionários terceirizados como prestadores de serviços; Atuação regional na fabricação de ferramentais, utensílios, peças e componentes de metal e equipamentos mecânicos de uso industrial.
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Questionário composto de 10 questões de maneira aberta e anônima. Aplicada a um grupo de 10 pessoas envolvendo todas as áreas. Satisfação e motivação no trabalho Remuneração e Benefícios Treinamento e desenvolvimento Comunicação A pesquisa Temas abordados
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Organograma da Empresa Hierarquia” Achatada” Rapidez na tomada de decisões Relacionamento informal Centralização de poder
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Práticas de Gestão encontradas na empresa 1 Credibilidade Comunicações internas: são feitas através de murais de avisos. Planejamento e divulgação: Planejamento organizacional elaborado e divulgado pelo diretor. 2 Respeito Entre líderes e funcionários: De maneira informal com respeito mutuo e confiança Programas de Gestão para reforçar o respeito: Não existe um programa de gestão formal mas acontece por modelo ( comportamento gera comportamento) 3 Imparcialidade Política salarial e benefícios: De acordo com o tempo de serviço, desenvolvimento profissional e pesquisa de mercado. Discriminação: Não foi percebido nenhum tipo.
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Práticas de Gestão encontradas na empresa 4 Orgulho Orgulho da organização: Possuem, sentem-se como parte importante da empresa e são valorizados por ela. Estimulo ao orgulho: A empresa incentiva o trabalho em equipe, o respeito entre as pessoas e a possibilidade de crescimento profissional. 5 Camaradagem Como é a camaradagem: Existe uma convivência harmoniosa e amigável entre todos. Estimulo a camaradagem: Há incentivos aos trabalhos em equipe.
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1 Satisfação e Motivação no trabalho Direção: Bom ambiente de trabalho, com visão do crescimento do negócio gerando crescimento profissional dos colaboradores Colaboradores: Os mais próximos possuem o mesmo entendimento que o da direção, enquanto os da área operacional entendem que as oportunidades de desenvolvimento profissional precisam ser melhoradas bem como as instalações físicas. 2 Remuneração e Benefícios Direção: remuneração justa, baseada em pesquisa de mercado e conforme a capacidade e evolução profissional dos colaboradores. Colaboradores: desconhece a maneira de como é feito a política de remuneração. Visão da direção e dos colaboradores
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3 Treinamento e desenvolvimento Direção: Reconhecem não existir uma política formal que trate desses assuntos. Colaboradores: Entendem que não existe essa política. 4 Comunicação Direção: Clara e informal,através de murais e conversar entre as áreas. Colaboradores: Através de murais e conversas informais. Visão da direção e dos colaboradores
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1 Satisfação e motivação no trabalho Existência de níveis variados de satisfação na empresa. Possuem motivação para o trabalho, porém entendem que há melhorias a serem implantadas como processos definidos, sistemas,máquinas e equipamentos. 2 Remuneração e Benefícios Não existe uma política clara e formal sobre esses assuntos Inexistência de um RH que faça essa gestão. Percepção do grupo
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3 Treinamento e desenvolvimento Não existe uma política formal, porém, existem colaboradores experientes em todos os níveis, o que permite a fabricação de produtos com alta qualidade. Possuem uma equipe de aprendizes que evidencia uma visão de futuro. 4 Comunicação Existência de uma comunicação informal entre todas as áreas. O nível da qualidade da comunicação melhora ou piora dependendo dos níveis hierárquicos, dificultando o entendimento o que fomenta a “radio- peão”. Percepção do grupo
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Clima organizacional Através da pesquisa aplicada na empresa, foi possível verificar que mesmo de maneira informal existem : 1.Bom ambiente de trabalho e respeito mutuo 2.Incentivo ao trabalho em equipe e camaradagem 3.Não possuem discriminação 4.Existe uma sinergia entre os colaboradores experientes e aprendizes que permitem entregar produtos de qualidade desejada 5. Há um interesse por parte de todos com o futuro da empresa
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Modelo de maturidade Nível de maturidade: Através da pesquisa aplicada na empresa Aroeira, foi classificada no Nível 1 de maturidade do PCMM devido: Inexistência de uma estrutura formal para melhoria da organização Não existem processos padronizados, medidos e controlados Não existem políticas formais – Remuneração / Benefícios, Treinamento e desenvolvimento. A comunicação e a resolução de problemas são solucionadas de forma informal.
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Curto prazo Implantação de melhorias na comunicação Investimento em infra-estrutura, máquinas e equipamentos Implantação de programas de melhorias continua (5S, BPF-Boas práticas de fabricação) Médio/Longo prazo Criação de um departamento de RH formal para tratar das políticas de: Remuneração/benefícios Capacitação / desenvolvimento Recrutamento e seleção Sugestões
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Foi possível verificar através da pesquisa que a empresa não possui um sistema de gestão estratégica que a oriente na maneira de como ela vai atingir seus objetivos e metas, porém existe um esforço de todos na organização e uma abertura para que sejam melhorados e aprimorados essa gestão. Conclusão
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MUITO OBRIGADO!
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