A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Intro O “Estratégia do Oceano Azul”Estratégia do Oceano Azul”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Intro O “Estratégia do Oceano Azul”Estratégia do Oceano Azul”"— Transcrição da apresentação:

1 Intro O “Estratégia do Oceano Azul”Estratégia do Oceano Azul”

2 Estratégias Genéricas - M. Porter O Tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: 1. baixo custo 2. diferenciação

3 Estratégias Genéricas - M. Porter Escopo Competitivo 1. Liderança em Custo 2. Diferenciação 3A. Foco em Custo 3B. Foco na Diferenciação Vantagem competitiva Alvo Amplo Baixo CustoDiferenciação Alvo Estreito

4 Objetivo O Apresentar a “Estratégia do Oceano Azul” e como ela pode ajudar a empresa a “escapar” do modelo de concorrência atual.

5 O que é? O Tornar a concorrência irrelevante através da exploração de novos espaços de mercado até então inexplorados; O Proporciona ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo; O Basicamente, a estratégia é uma opção entre liderança de custos e diferenciação.

6 Inovação de Valor

7 O É a “pedra angular” da estratégia do Oceano Azul; O Inovação sem valor: Pioneirismo e futurismo além do que deseja pagar; O Valor sem inovação: Aumenta o valor, mas não é suficiente para se sobressair no mercado.

8 Inovação de Valor O A estratégia do oceano azul busca promover ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo.

9 Ferramentas

10 O Matriz da Avaliação de Valor: O Serve como instrumento de diagnóstico e também como modelo para desenvolvimento da estratégia. O Modelo das 4 Ações: O Chega-se a uma nova curva de valor considerando que pode ser “criado”, “elevado”, “eliminado” e “reduzido”; O Matriz “eliminar-reduzir-elevar-criar” O Detalhamento do Modelo das 4 Ações.

11 Ferramentas O Três características da boa estratégia: 1. Foco; O Não tentar “abraçar o mundo” 2. Singularidade; O Deve ser pró-ativa, ao invés de procurar acompanhar o mercado 3. Mensagem Consistente. O Evitar a “Maldição do Conhecimento”

12 Os 6 Príncipios

13 O Princípios de Formulação: 1. Reconstrua as fronteiras do mercado 2. Concentre-se no panorama geral, não nos números 3. Vá além da demanda existente 4. Acerte a seqüência estratégica

14 1.Reconstrua as fronteiras do mercado O Reconstrua as fronteiras do mercado para se libertar da concorrência e criar oceanos azuis! O A maioria das empresas criam suas estratégias baseando-se em 6 pressupostos que as mantém na armadilha da concorrência em Oceanos Vermelhos; O Basicamente, esses pressupostos estão concentrados em se destacar dentro de algum mercado. O Os autores propoem ferramentas para questionar esses pressupostos.

15 2.Concentre-se no panorama geral, não nos números O Utilizar os quatro passos para a visualização da estratégia: 1. Despertar Visual: O Matriz de Avaliação de Valor; O Identifique onde a estratégia deve ser alterada. 2. Exploração Visual: O Explore as 6 fronteiras; O Verifique o que deve ser eliminado, criado ou mudado. 3. Feira da Estratégia Visual: O Desenhe o que deve ser a futura matriz de avalição de valor; O Colete feedback e evolua. 4. Comunicação Visual: O Procure divulgar a estratégia em uma única página.

16 3.Vá além da demanda existente O Agregar a maior demanda possível para a nova oferta; O A idéia é atenuar o risco de escala associado à criação de novos mercados; O Ultrapassar os limites da demanda existente (não-clientes).

17 4.Acerte a sequência estratégica

18 Os 6 Príncipios O Princípios de Execução 5. Supere as principais barreiras organizacionais 6. Introduza a execução na estratégia

19 5.Supere as principais barreiras organizacionais O 4 barreiras: 1. Cognitiva; O A estratégia serviu bem até agora, pra que mudar? 2. Limitação de recursos; O Quanto maior a mudança, talvez mais recursos sejam necessários. 3. Motivação; O Essa mudança leva anos, não temos tanto tempo. 4. Política organizacional. O “Em nossa organização, as pessoas são abatidas antes de ficarem em pé.”

20 6.Introduza a execução na estratégia O Criar um processo justo; O Os três “Es” do processo justo: O Envolvimento; O Explicação; O Clareza das Expectativas. O Vide texto sobre o livro Execução no “Bate Papo de Buteco” e apresentação realizada em agosto de 2006.

21 Cases

22 O Embraer O Desenvolveu aviões para uma parcela do mercado não atendida pelos modelos da época O Playcenter O Em um período onde só existiam parques ambulantes e precários, criou um parque baseado em modelos internacionais O Dona “Zica” O Com seu produto para cabelos crespos, involuntariamente criou um mercado para uma demanda não atendida (70% do público feminino do Brasil)

23 Cases O Ação Involuntária: O Os “Oceanos Azuis” apresentados nos cases não foram criados propositalmente (possivelmente, nenhuma das ferramentas propostas pelos autores foram utilizadas), eles são resultados do “espírito empreendedor” de seus criadores; O Pouquíssimas empresas possuem um processo de Gestão Estratégica focado na criação de Oceanos Azuis (quando possuem algum processo de Gestão Estratégica)

24 Conclusões

25 O Por que a estratégia do Oceano Azul é pouco utilizada? O Existem poucas ferramentas e modelos analíticos para viabilização, diferentemente do que ocorre quando falamos no Oceano Vermelho. O A empresa não pode focar somente a criação de oceanos azuis, mas deve trabalhar com as duas estratégias.

26 Conclusões O Convergência! O Balanced Scorecard (Kaplan e Norton) + Execução (Bossidy e Charam) + Learning Organization (Senge) + Oceano Azul (Kim e Mauborgne) +...; O É necessário aproveitar com sabedoria as idéias dos diversos autores, pois elas são convergentes (em sua maioria).

27 Conclusões Por que fazer igual se é possível fazer diferente?


Carregar ppt "Intro O “Estratégia do Oceano Azul”Estratégia do Oceano Azul”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google